Envio de projetos deve ser feito on-line pelo orientador até o dia 16 de setembro; atividades começam em novembro
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), prorrogou as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIC) para o ciclo 2024/2025. As inscrições podem ser feitas on-line até 16 de setembro. As atividades do projeto começam em novembro deste ano e ele deve ser planejado para ser concluído em um período de 12 meses, podendo ser finalizado a partir do décimo mês de execução, mas nunca antes disso, segundo o edital permanente.
O programa objetiva estimular a pesquisa nos cursos de graduação, intensificar o contato entre pesquisadores experientes e iniciantes, fomentar a continuidade da formação acadêmica, contribuir para a criação de grupos de pesquisa interdisciplinares e promover a produção e divulgação de resultados científicos.
O orientador deve submeter o projeto no site do Sistema de Gestão de Projetos (SGP), seguindo rigorosamente o roteiro para elaboração de projetos disponível na aba “Projetos PIC”. Além disso, o projeto deve estar vinculado a uma pesquisa institucional ou à área de atuação do orientador.
Projetos de iniciação científica que envolvam seres humanos ou animais devem estar integralmente vinculados aos projetos maiores do orientador, seja em nível de pesquisa institucional, mestrado ou doutorado. Além disso, o projeto pode incluir a participação de até dois acadêmicos da UEM, além de um coorientador e um técnico.
O mérito do projeto é avaliado pela Câmara Departamental ou Departamento, que considerará aspectos como a clareza da proposição, a viabilidade de execução em um ano e o desempenho acadêmico do aluno proponente. Também é imprescindível a apresentação do parecer de aprovação ou o comprovante de recepção de pesquisas que envolvam o Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Copep) ou o Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua).
Os graduandos da UEM interessados em desenvolver um PIC devem possuir um Currículo Lattes atualizado junto ao CNPq. Além disso, o aluno não pode estar inadimplente com os Programas de Iniciação Científica, Pesquisa, Extensão, Ensino e Pós-Graduação da instituição, nem ter mais de três reprovações no ano letivo anterior.
Cada acadêmico pode participar de apenas um projeto de Iniciação Científica em andamento, com uma dedicação mínima de 12 horas semanais e máxima de 20 horas semanais, incluindo o período de férias letivas.
Para se inscrever, o docente/pesquisador, candidato a orientador, deve submeter sua adesão à PPG/Divisão de Pesquisa, via SGP.
Serviço
Inscrições PIC-UEM
Prazo: até 16 de setembro de 2024
Mais informações: acesse o edital