Copa Amistad Tres Fronteras foi disputada em Ciudad del Este, no Paraguai, ao longo da última semana
A equipe de futebol feminino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou um resultado expressivo em sua primeira competição internacional. Vinculado a um projeto de extensão do Departamento de Educação Física (DEF), o Acade/Galo/UEM foi vice-campeão da Copa Amistad Tres Fronteras, disputada em Ciudad del Este, no Paraguai, ao longo da última semana.
O torneio internacional envolveu, ao todo, 12 equipes - duas brasileiras, oito paraguaias e duas argentinas - com jogadoras de até 18 anos de idade. Cada equipe pôde incluir três atletas além do limite de idade, desde que não disputassem competições nacionais. O outro representante brasileiro na competição foi o Londrina Esporte Clube.
Apesar do vice-campeonato, o Acade/Galo/UEM terminou a competição invicto, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos contra oponentes paraguaios. A equipe estreou nas oitavas de final, com vitória por 2 a 1 sobre o CA Fortaleza, e depois fez 3 a 0 no Murdock SC. Na semifinal, bateu o Alto Verá nos pênaltis, após empate em 0 a 0. Na final, também decidida nas penalidades, a equipe da UEM foi superada pelo Santarriteña, após novo empate sem gols no tempo normal.
O Acade/Galo/UEM levou à fronteira uma delegação composta por 22 atletas e oito membros da comissão técnica, com custeio de recursos próprios do projeto.
A Copa Amistad Tres Fronteras tem o intuito de promover ações de integração e amizade entre os países vizinhos, bem como criar oportunidades para jovens atletas de Brasil, Paraguai e Argentina. O torneio teve sua primeira edição ainda neste ano, em Londrina-PR, e está previsto para ocorrer novamente nos próximos meses, em Maringá.
Próximos compromissos
No sábado (20), as meninas do Acade/Galo/UEM voltam a campo pela final da Taça Maringá de Futebol Feminino, contra o SC Garra Maringá. A partida está marcada para as 15h30, no Estádio Regional Willie Davids.
Além disso, a equipe está classificada para a fase macrorregional do torneio Paraná Bom de Bola, a ser disputada no último final de semana de julho. A vaga veio após o título da fase microrregional, conquistado em abril, em Mandaguari-PR.
Ainda neste ano, as atletas do Acade/Galo/UEM também devem disputar o Grand Prix de Futsal e o Campeonato Paranaense de Futebol nas categorias sub-15 e sub-17, além da próxima edição da Copa Amistad Tres Fronteras, que não tem data definida.
Parcerias
Vinculado ao Centro de Excelência em Estudos e Pesquisas do Futebol (Ceepf/UEM), o projeto de extensão Acade UEM funciona em parceria com o Galo Maringá, o Instituto Alex Santos (IAS) e a Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá (Sesp). A iniciativa teve início em dezembro de 2020, e os treinos das categorias femininas começaram em fevereiro de 2022.
As atletas da equipe são mulheres jovens e adultas de Maringá e região, lideradas pelo treinador Matheus Jaime, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (PEF/UEM-UEL). A comissão técnica ainda conta com os professores do DEF e coordenadores do projeto, Leandro Rechenchosky e Vanessa Menezes Menegassi, além de graduandos do curso de Educação Física da Universidade.