uembiofertilizantejpeg
    18-12-2022
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus de Umuarama – fechou parceria na última sexta-feira (16) com a Agropecuária Estrela da Manhã (AEM). O acordo marca o início do projeto de pesquisa visando à validação de um biofertilizando orgânico e vegano. O projeto tem prazo para ser concluído em 24 meses.

    Segundo a professora Cristiane Mengue Feniman Moritz, do departamento de Tecnologia e coordenadora do grupo de pesquisa de Aplicações Tecnológicas de Produto Naturais da UEM, o projeto de pesquisa, em parceria com a AEM, vai estudar se o biofertilizante sólido tem como característica a indicação de utilização como substrato natural e orgânico para a produção de mudas vegetais.
    O PRODUTO

    O administrador da AEM, Mauricio Garcia, explicou que o produto em estudo surgiu do material vegetal residual da extração dos óleos essenciais. Por ser um material de alta qualidade, e não havia uma finalidade nobre, mostrou-se a necessidade de dar uma finalidade que agregasse a outras culturas. “Desenvolvemos a ideia de criar um biofertilizante, orgânico e vegano, pois não teremos nada de origem animal nele”, explicou.

    Do ponto de vista da Agronomia, o professor Júlio César Guerreiro, do departamento de Ciências Agrárias e coordenador adjunto do curso de Agronomia da UEM, enfatizou que a utilização da massa residual é interessante, pois já vem de um processo da cultura orgânica, e por seguir tais ideais é um produto que tem procura no mercado. “Dentro da Agronomia vamos testar esse produto, medir crescimento e desenvolvimento das plantas, como também a parte fitossanitária. Desta forma, identificar sua eficácia”, ressaltou.
    Jornal Ilustrado - UEM pesquisa no Campus de Umuarama biofertilizante orgânico e vegano
    PESQUISA PIONEIRA

    Ainda segundo a professora Cristiane, o acordo de parceria entre a UEM e a AEM está sendo considerado pioneiro pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). “Será um incentivo para outras oportunidades de parcerias da UEM com empresas privadas, buscando a realização de projetos de pesquisa para atender as demandas de inovação da iniciativa privada”, noticiou.
    DESENVOLVIMENTO DE RENDA

    Na composição do biofertilizante são agregados produtos vegetais de demais produtores rurais da região de Querência do Norte, explicou Mauricio Garcia. Assim o subproduto que não é utilizado ou é descartado pelo pequeno produtor pode ser incorporado no fertilizando. A ideia da empresa é fazer uma parceria e agregar qualidade ao biofertilizante. “Querência do Norte é produtora do arroz e a palha de arroz se torna um problema para o produtor. No trabalho de pesquisa será identificado se a palha de arroz agrega na formulação. A partir daí fecharia aliança com esses pequenos produtores”, explicou Garcia.
    REITORIA

    Estiveram presentes na assinatura de acordo o reitor da UEM, o professor Leandro Vanalli e o diretor do Campus Regional da UEM Umuarama, Olindo Savi. Ambos os professores enfatizaram a importância da pesquisa para o desenvolvimento dos acadêmicos, professores e principalmente do retorno dos estudos para a comunidade.

    “Pesquisa e Desenvolvimento são essenciais para sociedade, seja no setor humano ou social e consequentemente econômico. A UEM como instituição pública e de transferência de conhecimento para a população, faz pesquisa e essas pesquisas estão ligadas a o que a sociedade precisa. Desenvolvimento de produtos com fundamentação cientifica só trazem desenvolvimento para nossa sociedade. Sempre privamos pela pesquisa de impacto social, pois a UEM serve a sociedade”, enfatizou o reitor Leandro Vanalli.
    A EMPRESA

    A AEM é uma indústria de óleos essenciais e hidrolatos em Querência do Norte, que produz e processa plantas aromáticas em campo agrícola próprio com certificação orgânica. Atualmente a produção da AEM tem capacidade de processar 30 toneladas de massa vegetal úmida por dia. Os óleos essenciais são o principal produto gerado para vários segmentos industriais brasileiros e de exportação, como fabricantes de produtos de limpeza, de cosméticos, de aromaterapia, de produtos veterinários, agrícolas, sanitizantes e outros.

    img0026-780x520jpg
    05-01-2023
    Estarão abertas até 31 de janeiro de 2023 as inscrições para o processo seletivo para ingresso de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade – Área de concentração em Sistemas Sustentáveis, Modalidade Mestrado Acadêmico Associado do Instituto Federal do Paraná – Campus Umuarama e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Poderão participar do processo seletivo os candidatos que sejam portadores de diploma de curso de graduação de Instituições de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente.

    Para o programa, que é constituído por duas linhas de pesquisa (Manejo Sustentável de Recursos Naturais; e Tecnologia de Produtos Naturais), serão ofertadas no máximo 27 vagas, sendo facultativo ao programa e aos orientadores o preenchimento total.

    O programa é constituído por atividades de ensino e pesquisa, para uma formação profissional com visão sistêmica e interdisciplinar na sustentabilidade, permitindo utilizar a ciência e a tecnologia em prol da sociedade e apoiando desenvolvimento econômico e sustentável na região do Arenito Caiuá, PR.

    2019-12-09vestibulardeverao-2297jpg1
    10-02-2023
    A Comissão Central do Vestibular Unificado da Universidade Estadual de Maringá (CVU/UEM) recebeu 13.455 inscrições para o vestibular 2022. Dessas, 81% (10.868 inscrições) são de moradores de cidades do Paraná. Candidatos de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e outros estados brasileiros também são esperados para a prova que ocorrerá neste domingo (12), às 14h.

    A prova será realizada em 11 municípios paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cidade Gaúcha, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. O local de prova de cada candidato poderá ser consultado tanto na página da CVU quanto no app Vestibular UEM.

    A recomendação é que o inscrito confirme o endereço da prova com antecedência e compareça no local, no mínimo, 1 hora antes do início. Os portões serão abertos às 13h20 e fechados às 13h50, seguindo horário oficial de Brasília. Não será permitida a entrada de quem chegar fora do horário determinado. Somente será autorizada a entrada em sala mediante apresentação de um documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação.

    Os candidatos terão 5 horas para escrever uma redação e responder 50 questões objetivas de múltiplas escolhas. Após o início do exame, às 14h, o candidato deverá aguardar, pelo menos, 3 horas para entregar todo o material de prova e retirar-se da sala. Somente serão aceitas folhas de respostas preenchidas com caneta esferográfica de tinta azul-escuro e corpo transparente.

    Durante a prova, não é permitido usar telefone celular. O aparelho deverá ficar desligado e no chão próximo à mesa do candidato. Já as garrafas de água e lanches serão liberados. A hidratação, inclusive, é aconselhável, mas cada um deve levar a própria garrafa.

    VAGAS – Os candidatos estão concorrendo às vagas oferecidas para um dos 70 cursos de graduação distribuídos no câmpus Sede e em mais seis regionais no Paraná, localizadas em Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

    No total, são 2.366 vagas disponíveis, divididas em 906 universais, 754 cotas sociais, 594 cotas para negros, e 112 cotas para pessoa com deficiência (PcD).

    O curso mais concorrido continua sendo Medicina, com 386 candidatos por vaga. Em seguida estão Ciências da Computação, com 39 candidatos por vaga, e Psicologia, com 35 inscritos por vaga.

    RESULTADO – A divulgação do resultado final está prevista para 23 de março. Os mais ansiosos poderão ter uma prévia na segunda-feira (13), a partir das 10h, quando o gabarito provisório será disponibilizado. Após a publicação, o candidato terá 24 horas para contestar as questões.

    A imagem da redação será divulgada no dia 15 de março, e o candidato terá 48 horas para recorrer, se não concordar com o resultado.

    estudante-vestibular-780x520jpg
    13-02-2023
    O resultado provisório (gabarito) do vestibular de verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi divulgado nesta segunda-feira (13) na página da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) e no aplicativo Vestibular UEM. O caderno de prova também está disponível para consultas nesses mesmos endereços eletrônicos. O prazo para recorrer é de 24 horas.

    O vestibular aplicado no domingo (12) não registrou nenhuma intercorrência. Segundo o coordenador-geral da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Santulo, o processo ocorreu dentro do esperado. Até mesmo o índice de abstenção, que neste ano foi de 34,5%, ficou dentro das expectativas. O número é semelhante aos de edições anteriores. No ano passado, a média de não comparecimento à prova foi de 33,22% e em 2020, de 46%.

    O coordenador da CVU explica que muitos motivos contribuíram para esse percentual. “Os fatores mais preponderantes parecem ser mesmo a época de realização da prova e o calendário acadêmico defasado. Tentamos alterar a data para dezembro ou janeiro, mas não foi possível devido à Copa do Mundo, sem contar que coincidiria com provas de outras universidades. Por isso, deixamos para fevereiro”, afirmou.

    De acordo com ele, o próximo vestibular de verão está previsto para dezembro, como acontecia tradicionalmente. Outra possibilidade é a volta da edição de inverno do concurso. Já a prova deve ocorrer novamente em apenas um dia.

    Os candidatos aprovados neste vestibular devem iniciar o ano letivo no segundo semestre. O objetivo é ajustar o quanto antes o calendário acadêmico, que precisou ser readaptado por conta da pandemia de Covid-19.
    VETIBULAR

    A CVU recebeu 13.455 inscrições para 2.366 vagas nos 70 cursos de graduação oferecidos pela instituição. O curso mais concorrido foi o de Medicina, com 386 candidatos por vaga.

    A prova foi realizada nesse domingo (12) em 11 municípios paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cidade Gaúcha, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
    RESULTADO

    A lista de aprovados será divulgada em 23 de março. A imagem da redação será divulgada no dia 15 de março, e o candidato terá 48 horas para recorrer, caso não concorde com o resultado. Para conferir o gabarito provisório e o caderno de prova basta acessar a página da CVU ou o APP Vestibular UEM, disponível em versões android e IOS.

    Caso o candidato ainda tenha dúvidas sobre o processo, pode entrar em contato pelo telefone (44) 3011-4450. O atendimento presencial da CVU é de segunda a sexta, das 07h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30.

    prefeitojpg
    14-03-2023
    A Universidade Estadual de Maringá vai assumir o prédio onde funcionava o Sesi Senai em Umuarama, na avenida Ivo Sooma n° 1.400 (rodovia PR-489, saída para Xambrê). O Termo de Permissão de Uso foi celebrado entre a Prefeitura e a UEM e foi assinado na tarde deste sábado (11) durante evento na Expo-Umuarama 2023. O prefeito Hermes Pimentel destacou que este é mais um investimento da administração municipal em educação e, desta forma, na qualidade de vida da população.

    De acordo com o documento assinado por Pimentel e pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, a UEM poderá instalar uma extensão do campus no local, que tem 12.765 m². “Esse termo tem o prazo de duração de 60 meses (cinco anos), podendo ser renovado por igual período. Mas vale destacar que essa cessão tem caráter precário, ou seja, não é efetiva ou permanente e sim transitória. Isso quer dizer que a UEM tem que cumprir uma série de responsabilidades e itens que estão no documento”, relata o prefeito.

    O reitor comentou que essa parceria significa muito para a UEM, que tem muitos projetos para a extensão do campus, inclusive já sob análise do Governo do Estado. “Além novos cursos, em áreas diversas, temos projetos e planejamentos já estruturados para serem implantados ali. Seguramente representará um ganho muito grande para a comunidade pois vamos investir em pesquisa e aumentar a integração com a comunidade. É muito bom termos a certeza de que o prefeito Pimentel é realmente parceiro da UEM e, desta forma, não só Umuarama cresce, mas toda a região também”, afirmou.

    Ainda de acordo com o documento, uma parte do prédio vai continuar disponível para uso exclusivo da Prefeitura. “O local onde fica a quadra esportiva, mais três salas e demais estruturas devem ser utilizadas para a instalação de uma secretaria municipal. O prefeito ainda está estudando qual destinação dará. Destacamos que, pelo termo de cessão, a UEM ficará responsável pela reforma e manutenção inclusive dessa área que ficará com a Prefeitura”, acrescenta Sara Borges Urbano, secretária municipal de Administração.

    Ao assinar o termo, Pimentel frisou que quanto mais espaços para o aprendizado forem criados na cidade, mais a cidade sai ganhando. “Jovens de Umuarama, da região e de todo o Brasil devem vir para estudar aqui e, desta forma, fazer a cidade crescer em capital humano, intelectual e financeiro. Agradeço a todos que fazem parte da UEM por contribuírem com o desenvolvimento de Umuarama”, finalizou.

    Página 1 de 2

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.