Hospital Metropolitano vai fechar maternidade SUS; HU vai abrir mais leitos

9d78eecc94ea4a83ce991df821bb5c6b
    20-12-2023
    O Hospital Metropolitano de Sarandi vai deixar de realizar partos pelo SUS a partir do ano que vem. É o que diz um documento da Secretaria de Estado da Saúde.

A unidade hospitalar pediu o descredenciamento da Sesa para atendimentos de obstetrícia por desequilíbrio entre custos dos partos e repasse dos recursos.

A maternidade do Metropolitano era a referência de várias cidades da região noroeste do Paraná para o nascimento de bebês.

O secretário de Saúde de Sarandi, Márcio Manoel de Souza, explicou que mesmo o município não tendo parte entre a prestação de serviço do hospital e a Sesa, a região tentou evitar o descredenciamento, mas ele diz que a decisão do hospital é compreensível. [ouça o áudio acima]

Segundo o secretário, as gestantes de Sarandi estão sendo avisadas para se programar. [ouça o áudio acima]

Segundo o documento, os partos a partir das 7h do dia 2 de janeiro, deverão ser encaminhados para outros hospitais de referência. A maioria para o Hospital Universitário de Maringá.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ainda que o HUM vai abrir mais 10 leitos obstétricos para realização de partos, para absorver a demanda que seria do Metropolitano. Ainda segundo a Sesa, O HU realiza por mês cerca de 90 partos, número que pode dobrar com a abertura dos novos leitos.

Ainda de acordo com o secretário, somente em Sarandi eram cerca de 70 partos por mês, que agora serão redirecionados. [ouça o áudio acima]

A partir do ano que vem, a certidão de nascimento dos novos sarandienses terá o nome de duas cidades, explica o secretário.[ouça o áudio acima]

A reportagem não conseguiu contato com a diretoria do hospital para comentar a decisão.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO