Pesquisadores da UEM são reconhecidos por universidade norte-americana

13889e3cee63f34e9abe74b6e54e74de
    18-11-2022
    São nove pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que estão entre os cientistas mais influentes do mundo, segundo a Universidade Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

A editora Elsevier com base no Scopus, principal banco global de resumos e citações científicas, colocou nove pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá entre os cientistas mais influentes do mundo. Os dados são divulgados anualmente pela Universidade Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo tem como objetivo avaliar o impacto das produções acadêmicas de diferentes países e continentes, em 22 grandes áreas e 176 campos específicos do conhecimento. A classificação considera o número de citações e artigos publicados pelos pesquisadores desde o início das carreiras acadêmicas até o ano de 2021.

Na área da Odontologia, o professor Maurício Guimarães Araújo, que trabalha no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da UEM, está na liderança entre as instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Com mais de cem publicações, ele fala que o mais importante não é o número, mas o quanto o trabalho é citado e usado por outros pesquisadores. [ouça o áudio acima]

Entre as pesquisas com mais citações, o professor Maurício fala do trabalho a partir da perda de um dente e que pode ocasionar outras reações ao paciente. [ouça o áudio acima]

A universidade tem mais oito cientistas listados nas áreas de Biologia Marinha, Bioquímica, Ciências Ambientais, Ciência dos Alimentos, Engenharia Química, Farmacologia e Matemática.

No Paraná são 22 professores que se destacaram e mencionados pela Universidade norte-americana. As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro). Eles estão entre os 200 mil cientistas mais influentes do mundo.

O professor e cientista, Maurício Guimarães Araújo, explica que a UEM estar entre as mais lembradas, não é importante apenas para ele. A cidade de Maringá e o Paraná saem ganhando com esse reconhecimento. [ouça o áudio acima]

Além do professor Maurício Guimarães Araújo, os outros oito cientistas da UEM listados entre os mais influentes do mundo são: André Luis Gazetta (com estudos na área de Engenharia Química); Angelo Antonio Agostinho (Biologia e Ecologia de Peixes de Água Doce); Jesuí Vergílio Visentainer (Ciências de Alimentos); Marcelo Moreira Cavalcanti (Matemática); Marcos Luciano Bruschi (Farmacologia); Rosângela Bergamasco (Ciências Ambientais); Sidinei Magela Thomaz ( Biologia de Macrófitas Aquáticas); Tania Ueda Nakamura (Bioquímica).

Login Form