Alunos se mobilizam e passam a noite na reitoria da UEM

86940612037ccae222d0642df956a665
    09-12-2022
    Duas reivindicações dos alunos foram atendidas. A UEM diz que acompanha a mobilização dos alunos.

Acadêmicos da UEM se juntaram à mobilização nacional e pernoitaram na reitoria da instituição de quinta para esta sexta-feira (9). É uma ocupação pacífica.

O objetivo era obter respostas às reivindicações que incluíam o pagamento das bolsas do Capes, contratação de professores e a não terceirização dos hospitais universitários.

Duas das pautas apresentadas pelos alunos foram atendidas ainda nessa quinta-feira (8).

Sobre o pagamento das bolsas, o MEC anunciou o desbloqueio para o pagamento dos bolsistas na próxima semana. Na UEM, são cerca de 1 mil. Sobre a contratação de professores, os alunos afirmaram que conseguiram uma resposta.

Mais de vinte alunos continuam mobilizados na reitoria da instituição nesta sexta-feira (9) e à tarde deverão definir sobre a continuidade da ocupação, explica um dos coordenadores do DCE, Gabriel Ramos. [ouça o áudio acima]

A UEM se manifestou em nota sobre o assunto. Disse que está acompanhando a mobilização. Sobre a pauta apresentada pelos alunos contra a terceirização dos hospitais universitários, a UEM diz estar tentando com o Sinteemar um ônibus para que os alunos acompanhem a votação do projeto de lei.

Leia na íntegra:

A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá acompanha de perto a mobilização dos estudantes e vem atuando para atender a pauta de reivindicações apresentada pelo movimento de ocupação iniciado ontem.

Das pautas apresentadas, duas já foram atendidas: o Conselho de Administração votou a proposta, bem recebida pelos estudantes, que torna mais igualitária a divisão das vagas para a contratação de professores, especialmente para os cursos mais precarizados. Uma outra reivindicação, que pedia o pagamento das bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), também foi atendida, pois ontem o órgão do Ministério da Educação anunciou o desbloqueio para o pagamento de 200 mil bolsistas, entre eles cerca de 1 mil da UEM.

Por outro lado, no que diz respeito à pauta contra a terceirização dos hospitais universitários do Paraná, a Reitoria está em tratativa com o Sinteemar para que o sindicato disponibilize um ônibus, na segunda-feira (12), que levaria os estudantes a Curitiba a fim de eles possam acompanhar a votação do Projeto de Lei 522/2022.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO