Notas

Projetos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram contemplados com recursos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), da Fundação Araucária, a agência que visa fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná.

Os recursos que serão liberados foram disponibilizados na Chamada 08/2007, do Pronex. Um projeto da Universidade Federal do Paraná foi beneficiado com os recursos e, na UEM, o Pronex contemplou três projetos: Propriedades Funcionais dos Cogumelos Comestíveis e Medicinais, do professor Adelar Bracht, do Departamento de Bioquímica; Núcelo de Excelência em Óptica Avançada para a Caracterização e Padornização de Novos Fitofármacos e biomateriais, do professor Mauro Luciano Baesso, do Departamento de Física; Aspectos Fitotécnicos e Melhoramento Genético de Milhos Especiais: pipoca, doce, minimilho e forrageiro, do professor Carlos Alberto Scapim, do Departamento de Agronomia.

  

Até o dia 3 de agosto poderão ser inscritos os trabalhos para o Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco. As atividades acontecem entre 11 e 13 de setembro.

O evento pretende discutir a ginástica na formação profissional em Educação Física e as possibilidades de intervenção e de produção de conhecimentos na área.  Com este intuito, especialistas debaterão diversos temas relacionados à Ginástica. O encontro é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos que se concretizará na forma de palestras, mesas redondas, apresentações de pôsteres e mini-cursos.
Trata-se de um espaço em que o público presente poderá trocar informações e se aproximar de estudos recentes acerca das ginásticas em diferentes contextos.
Outras informações  no site  www.def.uem.br/simposio_ginástica ou no e-mail  simposioginastica_uem@yahoo.com.br.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - CNPq/UEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica – CNPq/UEM do Departamento de Educação Física, e apoio da Federação Paranaense de Ginástica e Prefeitura Municipal de Maringá.

Foi prorrogado, até 29 de agosto, o prazo de inscrição para o curso de Especialização em Saúde Coletiva, oferecido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Ao final do curso, previsto para fevereiro de 2010, os especialistas poderão atuar em gestão e assistência à saúde da família. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras e aos sábados, totalizando 420 horas/aula. O custo é de 18 parcelas de R$ 245,00.

As inscrições estão sendo aceitas na secretaria do DEN, no Bloco 1 do câmpus universitário, com pagamento de uma taxa de R$ 40,00. Outras informações pelos telefones (44) 3261-4318 e 3261-4512.

Nesta quinta-feira (31), o Cinuem exibe o documentário  Do Luto à Luta: um novo olhar sobre a Síndrome de Down, dirigido por Evaldo marcazel, em 2005.  Os comentários serão coordenados pela professora Nerli Nonato Mori, do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

As exibições do Cinuem são sempre às 18h30, no Auditório do Ney Marques. Outras informações: www.uem.br/cinuem.

 

O Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), utilizando a plataforma tecnológica do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), está sendo divulgado no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo principal do Portal é facilitar a divulgação dos artigos publicados em seus periódicos junto à comunidade acadêmico-científica.

O processo de implantação do portal levou quatorze meses para ficar pronto. O projeto teve a coordenação dos servidores da Editora da UEM (Eduem), que foram responsáveis pela adaptação do SEER e a capacitação dos editores das revistas inclusas no Portal.

Atualmente, o Portal de Periódico da UEM conta com mais 2.600 artigos, disponíveis para download, distribuídos em 16 periódicos com conceitos A e B Nacional e C e A Internacional.

O SEER

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.

O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems), da Universidade British Columbia.

Para saber mais acesse http://periodicos.uem.br.