Notas

  O IV Conclave de Odontologia de Maringá e o I Encontro de Pós-Graduação em Odontologia da UEM abordarão temas vinculados desde a estética até a radiografia 3D, de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos Araucária. A primeira palestra será no dia 25, às 8 horas, sobre Inter-relação entre Procedimentos Odontológicos Estéticos e a Cirurgia Plástica. Também serão debatidos os temas: As Restaurações Estéticas em Segmento Anterior; DTM Baseada em Evidências; Estética no Tratamento Ortodôntico; Estética Periodontal; Integração Ortodontia, Periodontia e Prótese no Paciente Adulto; Estratégias Básicas de Marketing em Odontologia; Cirurgia Oral Menor; Radiografia 3D – nova realidade com a tomografia volumétrica; Implantes e Enxertos; Prótese sobre Implantes; Miniimplantes Ortodônticos. Além disso, está programado um jantar em comemoração aos 20 anos do curso de Odontologia na UEM, no dia 26, no Moinho Vermelho.

Os eventos são promovidos pelo Centro Acadêmico e pelo curso de Pós-Graduação em Odontologia da UEM. Inscrições e informações no site www.dod.uem.br/cmo, e-mail uem.cmo4@yahoo.com.br, fones 9932-0311 (Juliana), 9905-3643 (Yuri), 9916-8240 (Wesley) e 9902-7722 (Rodrigo). 

 

Os estudantes Cláudia Bueno Rocha e Vinícius Gonçalves Vidigal, do curso de Ciências Econômicas da UEM, foram contemplados no 18º Prêmio Paraná de Economia na categoria Artigo de Estudante de Economia. Vidigal, que obteve o primeiro lugar, com o trabalho Evolução dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Confecção no Paraná de 1995 a 2006. Rocha foi a segunda colocada, com a pesquisa Estudo da Distribuição Espacial do Setor Agrícola do Rio Grande do Sul.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a UEM conquista o Prêmio, concedido anualmente pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-PR). Esses mesmos acadêmicos foram premiados com a segunda colocação nos últimos dois anos, Vidigal em 2006 e Rocha em 2007.

O Prêmio visa distinguir os melhores estudantes das escolas de Economia do Paraná. Segundo os estudantes premiados, trata-se de um importante reconhecimento de seus trabalhos e se traduz em estímulo à produção cientifica discente, contribuindo para a formação de novos pesquisadores em economia.

A solenidade de premiação foi realizada durante o XIII Encontro de Economistas da Região Sul (XIII Enesul), no dia 15, em Foz do Iguaçu. Também esteve presente o professor Antonio Agenor Denardi, chefe do Departamento de Economia e conselheiro do Corecon-PR.


O professor Carlos Maria Romeu Casabona, da Universidade do País Basco, Espanha, ministrou as palestras Bioética e Direito e A Estrutura Monista do Dolo: uma visão crítica, aos alunos do mestrado em Direito e do curso de extensão Temas Fundamentais do Direito Penal Contemporâneo da UEM, ontem e hoje (21). Aproveitou sua passagem pela Universidade e conversou com o reitor Décio Sperandio. Na ocasião, foi mencionada a intenção de se realizar um convênio entre as duas instituições. Casabona esteve acompanhado do coordenador do mestrado, Luiz Régis Prado, e das professoras da UEM Gisele Mendes e Érika Mendes, ambas com doutorado em Direito Penal pela Universidade de Saragosa. A primeira inclusive foi orientada por Casabona. A procuradora geral da UEM, Sônia Letícia de Mello Cardoso também participou do encontro. 

O Cinuem apresenta, nesta quinta-feira (21), Abril Despedaçado, filme inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré. Sérgio Machado, Karin Aïnouz e Walter Salles adaptaram o romance para o cinema. Trata da vigança entre famílias rivais no sertão brasileiro em 1910. O filme premiado pode ser visto a partir das 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. O debate será conduzido pela professora Ismara Tasso. Outras informações pelo site www.uem.br/cinuem

Incentivar a prática esportiva e através dela deixar de fumar. Foi com essa finalidade que a UEM idealizou a Maratona de Revezamento contra o Tabagismo, que também leva o sugestivo nome Pare de Fumar Correndo. A organização da prova vai homenagear o ex-atleta Antonio Fermenton. Ele foi um grande incentivador da competição e participou de todas as edições da Maratona, desde 2004. A professora da UEM e artista plástica Tânia Machado confeccionará uma tela sobre Fermenton. No quadro, a comunidade poderá deixar mensagens para o ex-atleta, falecido neste mês.

A competição, que este ano entra na quinta edição, já se tornou um evento consolidado dentro do calendário esportivo de Maringá e tem apoio da Prefeitura local e de diversas entidades. Marcada para este domingo (24), a prova terá largada às 9 horas em frente ao paço municipal. Ela será disputada por equipes com 8 atletas, com idade mínima de 15 anos, que irão percorrer a distância da maratona na forma de revezamento. O percurso total é de 42,1 mil metros e cada atleta irá percorrer um trajeto variável entre 5 e 6 quilômetros aproximadamente.

Os interessados em se inscrever têm prazo até amanhã (21). As inscrições podem ser feitas na secretaria do Museu Dinâmico Interdisciplinar ou no site www.maratonademaringá.com.br. Para se inscrever, cada equipe deverá doar, no mínimo, 30 kg de alimentos não perecíveis, a serem entregues na Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer no dia 23. Outras informações pelo fone 3261- 4940. 

A Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional e o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UEM oferecerão o curso Biologia do Desenvolvimento de Drosophila de 3 a 12 de setembro, das 13h30 às 19 horas, na Comcap, bloco A-9. O tema será abordado pela professora Nádia Monesi, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP). A inscrição deve ser feita até amanhã (20). Formulário disponível no site www.ppg.uem.br, que deve ser encaminhado preenchido para o e-mail mafernandez@uem.br.