Notas

 

A Universidade Estadual de Maringá recebe, no dia 17 deste mês, o professor Giovanni Alves que irá proferir uma palestra enfocando as transformações no mundo do trabalho no século XXI. Giovanni Alves é docente do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Marília e lidera o Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização (GPEG) e a Rede de Estudos do Trabalho (RET). Também publicou vários artigos e livros na área de trabalho, sindicalismo e reestruturação produtiva.

O pesquisador vem a convite do Departamento de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe.

As inscrições para participação podem ser feitas até a data do evento, pelo site www.dfe.uem.br, com pagamento de uma taxa de $ 10,00. A palestra será às 19h30, no Bloco H-12, sala Paulo Freire. Foram abertas 50 vagas. Outras informações pelo fone 44 3261-4839.

O Projeto de Estensão Música, Poesia e Cidadania do GrupoAbaecatu está com a agenda lotada para os próximos meses. Aqueles que não assistiram ao espetáculo podem se agendar pelo cronograma abaixo:

09/10 (Quinta-feira)08h00 – Anfiteatro do Nupelia. CONALI. Organização do DLE/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Meio-Ambiente.

17/10 (Sexta-feira)14h00 - Luzamor. Professores participantes do PDE. Organização do MUDI/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

21/10 (Terça-feira) – 14h30. Cianorte.  Comemoração ao Dia do Servidor Público. Organização da Administração Central da UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

22/10 (Quarta-feira)09h00 – UNOPAR. Centro Empresarial de Londrina. II Congresso Nacional de Extensão Universitária. Organização da Diretoria de Extensão da UNOPAR. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

23/10 (Quinta-feira) – 20h00 - FAFIMAN. Semana da Ciências Contábeis. Cidadania. Organização da própria FAFIMAN em parceria com a SER-Maringá. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

29 a 31/10 (Quarta a Sexta-feira) – Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. Organização da Associação COCAMAR – Foz do Iguaçu. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

03 a 05/11 (Segunda a Quarta-feira) – Goioerê. VI Seminário Paranaense de Educação Fiscal. Organização do MUDI/UEM.

11/11 (Terça-feira)19h00 – Anfiteatro do Bloco C-67. IV Ciclo de Arquitetura e Urbanismo – o Urbano. Organização do DAU/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

12/11 (Quarta-feira)19h00 – Casa da Cultura do Jardim Alvorada ou Teatro Reviver. Organização do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

13/11 (Quinta-feira)18h30 – Colégio Adventista. Feira do Conhecimento. Organização do próprio Colégio. Espetáculo Música, Poesia e Meio-Ambiente.

15 e 16/11 (Sábado e domingo) – Cambará. Oficina “A música e a poesia contribuindo para a formação Cidadã”. Organização do Núcleo Regional de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal.

Entre os dias 20 e 21 deste mês, o PET Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai discutir o tema Educação Física e Atuação Profissional: experiência no campo da licenciatura e do bacharelado.

As atividades serão realizadas das 19h30 às 23 horas, no Auditório da Fadec, no câmpus da UEM. Entre os palestrantes estão o  professor da disciplina de Lazer, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Carlos Gomes de Oliveira (Rosa); e o professor Adauto da Silva, diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de Sarandi.

Inscrições no bloco M-5, sala 1-b (PET). Outras informações pelo (44) 3261-4488  e-mail:petdefuem@yahoo.com ou no blog http://grupopetdefuem.blogspot.com.

Na sexta-feira, dia 10, haverá uma caminhada dentro do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, para marcar o Dia Nacional de Combate a Obesidade e os três anos de implantação do Projeto Multidisciplinar contra a Obesidade na Adolescência. A saída será às 16 horas, em frente ao Bloco M-05, com participação aberta a todos os interessados, tanto da comunidade universitária, quanto da comunidade externa.

A iniciativa é da Associação Leve Vida, que desenvolve o Projeto em parceria com o Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo), do Departamento de Educação Física da UEM. Anália Nasser, presidente da Associação, diz que espera a participação de todas as pessoas interessadas em engajar-se na luta contra a obesidade, considerada uma das principais doenças da sociedade moderna, atingindo, indiscriminadamente, pessoas de todas as classes sociais, gênero ou idade.

Nasser explica que a Associação trabalha em parceria com diferentes instituições, visando a atuar em todas as questões ligadas ao problema, e no caso da UEM, o foco da parceira são crianças e jovens. Recentemente, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Obesidade e Exercícios da Universidade analisou mais de cinco mil alunos de escolas públicas e privadas de Maringá, com idade entre 6 e 10 anos. O levantamento dá uma idéia da extensão do problema, pois revelou que mais de um terço dos alunos apresentava excesso de peso. Outras informações sobre a Caminhada de sexta-feira podem ser obtidas na Associação Pense Leve, fone 44 3225.2121. 

 

No próximo dia 17 (sexta-feira), será realizado um evento para discutir o tema Plasticidade neural, aprendizagem e cidadania. O encontro será no auditório Luzamor, com início às 8h30 e, ao longo do dia, contará com debate, curta pró-cidadania, peça de teatro, ações do Observatório Social de Maringá, música e poesia, além de uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em anatomia, Marcílio Hubner de Miranda Neto.

 

O evento, que tem financiamento da Secretaria do Estado da Ciência e tecnologia e Ensino Superior, é direcionado a professores do Ensino Básico e realizado pela UEM/Mudi/CAE, em pareceria com a Receita Estadual, Lions Clube Universitário Integração e SEED/Núcleo Regional de Educação de Maringá.

 

As inscrições já podem ser feitas gratuitamente no Mudi, das 9h às 11h, com Margarete e no Núcleo Regional de Educação, das 9h às 17h com Rosangela.

 

Alunos de Agronomia da UEM promovem o dia de campo sobre colheita mecanizada de cana-de-açúcar, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Usina Usaciga, em Cidade Gaúcha. O tema será explorado pelos alunos de graduação e de doutorado da área e por técnicos da fábrica de tratores e equipamentos agrícolas Johndeere.

Os inscritos de Maringá terão um ônibus à disposição para o transporte, que sairá às 7h30 de frente do Restaurante Universitário. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até amanhã à tarde (9), pelos fones 8803-4889 (Bruno) e 9944-1117 (Alisson).