Notas

O professor Luis Gracia Martín, da Universidade de Saragosa, na Espanha, proferiu palestras para alunos e professores do mestrado em Direito e do curso de extensão em Temas Fundamentais do Direito Penal Contemporâneo da UEM, nos dias 5 e 6. Ele falou sobre Direito Penal do Inimigo e Ontologismos e Normativismo.

No dia 6, houve o lançamento de seu livro, O Horizonte do Finalismo e o Direito Penal do Inimigo, pela Editora Revista dos Tribunais. Na mesma ocasião, foi lançado o livro da professora Érica Mendes de Carvalho, da UEM, intitulado Punibilidade e o Delito, também pela Editora RT.

A UEM realiza o Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco, de 11 e 13 deste mês. A solenidade de abertura será às 20 horas, do dia 11, no Anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90. A conferência Ginástica: formação e intervenção será proferida pela professora Elizabeth Paoliello de Souza, da Unicamp.

No dia 12, na Aduem, às 9h30, está programada a mesa-redonda Ginástica de Competição; das 17h30 às 19h15, sessão de pôsteres; às 19h30, mesa-redonda Estudos Socioculturais na Educação Física. No dia 13, na Aduem, às 9h30, mesa-redonda A Ginástica no Ensino Superior; às 19h30, no Teatro Marista, a 1ª Festa Gímnica.

Além disso, serão oferecidas dez oficinas, que serão desenvolvidas nos blocos M-7, M-8 e Ceaf (quadra coberta próxima ao RU). No dia 12, as oficinas são: Ginástica Acrobática; Ginástica Estética de Grupo; Possibilidades Metodológicas com a Ginástica; Artes Circenses; e Jogos e Brincadeiras Cantadas. No dia 13, Rope Skipping; Trampolim e Cama Elástica; Tecido Circense; Jogos Teatrais; e Consciência e Linguagem Corporal. 

O evento pretende discutir a ginástica na formação profissional em Educação Física e as possibilidades de intervenção e de produção de conhecimentos na área. O encontro é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 11, pelo site www.def.uem.br/simposio_ginástica.

É uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - CNPq/UEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica – CNPq/UEM do Departamento de Educação Física, com apoio da Federação Paranaense de Ginástica e Prefeitura Municipal de Maringá. Outras informações pelo e-mail simposioginastica_uem@yahoo.com.br.

 

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL abre nova turma de mestrado. A área de concentração é em Estudos do Movimento Humano, subdividida em quatro linhas de pesquisa: Aspectos Fisiológicos do Exercício Físico, Aquisição e Desempenho de Habilidade Motoras, Atividade Física Relacionada à Saúde e Formação e Intervenção em Educação Física.

As inscrições podem ser feitas de 22 deste mês a 22 de outubro. A prova será aplicada no dia 10 de novembro. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 12, a partir das 14 horas. A entrevista será realizada nos dia 13 e 14. O resultado final será informado no dia 28 de novembro. A matrícula dos aprovados na UEM será de 15 a 19 de dezembro; e na UEL, de 19 a 23 de janeiro. As aulas começam no dia 2 de março de 2009. Outras informações pelo fone 3261-4470 ou sites www.uem.br/~sec-pos e www.uel.br/cef/def.

O agente de segurança patrimonial da UEM, Afonso Suriano, apresenta 50 fotos, no Museu da Bacia do Paraná, até o dia 12. Elas mostram paisagens da UEM, Maringá, cidades do Nordeste. Suriano explica que o interesse pelas fotografias começou com o nascimento do primeiro filho em 1980. Já o nome da exposição - Um Olhar sob a Janela de um Ônibus... – é resultado de umas das viagens de São Paulo para Maringá, quando registrou um cenário que lhe chamou a atenção: uma montanha, uma pequena casa e um pequeno riacho.

Disse que, a partir daquele dia, nunca mais parou de registrar paisagens, “sendo agradáveis aos olhos ou, muitas vezes, desagradáveis, mas necessárias para que possamos modificar o quadro. Afinal a possibilidade de transformação esta em nossas mãos, a partir do olhar que depositamos em nosso meio”. 

A exposição faz parte do projeto de extensão “O Trabalho e o Prazer através da Cultura” e tem como objetivo proporcionar ao servidor da UEM possibilidade de desenvolver suas atividades funcionais de maneira mais plena e motivada, através da arte. Na segunda quinzena deste mês, será a vez do servidor Olimpio, com a exposição Um Fotógrafo a Beira do Altar.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Escolas e grupos de turistas podem agendar previamente visitas, inclusive para o horário noturno ou finais de semana, pelo telefone (44)3261-4294.

O Programa Pró-Resíduos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai promover o curso de Gerenciamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e industriais. A proposta é fazer com os alunos conheçam a realidade ambiental dos resíduos, as políticas públicas e a legislação referente ao tema e, por fim, sejam capazes de traçar um plano de gerenciamento para o seu órgão gerador de resíduos.

A metodologia a ser utilizada será a presencial. O material didático será na forma de apostilas que serão elaboradas de forma a se constituírem em espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento. Ao final de cada capítulo, o aluno será capaz de reproduzir uma idéia sobre os tópicos tratados dentro dos critérios propostos.

O curso é aberto à comunidade externa à UEM. O custo é de uma parcela de R$ 250,00, no ato da inscrição, ou duas parcelas de R$ 125,00 uma no ato da inscrição e outra no encerramento do curso. A capacitação será realizada em cinco sábados, a partir do dia 11 de outubro. Outras informações pelos telefones 3261- 4427 e 3261 – 4282 ou pelo e-mail: proresiduos@uem.br.

A UEM oferece, por meio do Departamento de Engenharia Química (DEQ), o curso de Capacitação em Planejamento, Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos. As inscrições estão abertas, até o dia 15 deste mês, no site www.deq.uem.br. 

 

 

O objetivo é permitir a formação de recursos humanos capacitados a realizar o diagnóstico ambiental de áreas urbanas e rurais, visando a gestão ambiental de recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável. O curso pretende capacitar os alunos a aplicar as ferramentas e metodologias participativas que possibilitem que os atores sociais envolvidos com a gestão ambiental da bacia hidrográfica tenham condições de estimular, de maneira contínua, o compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

As aulas serão ministradas às sextas-feiras durante o dia todo, no auditório do CTC, Bloco C-67. O público alvo do curso são membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Pirapó e Paranapanema II e IV, funcionários das prefeituras e de secretarias do Meio Ambiente, integrantes da sociedade civil organizada e membros destas bacias.

Outras informações pelo fone 3261-4746 ou e-mails
celia@deq.uem.br e pfsoares@gmail.com.