Notas

Alunos do curso de graduação em Música, habilitação em Canto, em  Regência e Coral e Licenciatura, e curso técnico em Canto da Escola de Música da UEM participam de recital nesta quarta-feira (17), a partir das 19h30, no Bloco 9, sala 8, no campus universitário da UEM. No repertório eclético, desde músicas brasileiras até canções italianas e alemãs, passando por ópera. O evento é aberto a todos os interessados.

Da esquerda para direita: Júlio Damasceno, Ivanor do Prado, Décio Sperandio, Helene Petit, Julien Proulx e Geraldo dos SantosOs pesquisadores Helene Petit e Julien Proulx, do Centro de Pesquisa de Bovino de Leite e Suínos da Agricultura e Agroalimentação Canadá (AAFC), estão na UEM de 8 a 19 deste mês, ministrando cursos para alunos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM. Petit falou sobre os aspectos de qualidade do leite, principalmente, os antioxidantes e os ácidos graxos ômega 3 e 6, assim como os efeitos da nutrição na reprodução animal. Proulx ensinou técnica de implantação de cânula/fístula no rúmen.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Divisão de Capacitação Institucional da UEM recebe, até 24 de outubro, o Plano Anual de Capacitação Docente e Técnica Universitária 2009 de seus servidores, devidamente preenchido e assinado. Os candidatos devem optar por programas de pós-graduação recomendados pela Capes/MEC (www.capes.gov.br/avaliacao/recomendados.html), além de observarem as normas vigentes para a realização da pós-graduação no exterior (Decreto Lei 5098/2005). Outras informações pelos fones 3261-4597 e 3261-4501, site http://www.ppg.uem.br/default.asp?id=6&mnu=6 ou e-mail sec-cpt@uem.br.

A professora Lúcia Zolin, do Departamento de Letras, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai falar sobre o tema Mulher & Literatura, no dia 20 deste mês, a partir das 16 horas, no hotel Elo, durante o encontro cultural Café Cultura e Psicanálise.

Pós-doutora, Zolin, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM, é uma estudiosa da literatura de autoria feminina no Brasil. O romance Valsa Negra, da escritora Patrícia Mello, será tomado como material de referência e ilustração no debate.

Segundo uma das organizadoras do Café, Maria Rita Gaspar Goulart Moreschi, a partir da fala da professora será realizada uma atividade reflexiva conjunta, em que cada presente ao evento será um convidado especial para uma conversa que, espera-se, “seja simples, agradável, interessante e também saborosa”.

O evento será promovido pelo Núcleo de Psicanálise do Norte do Paraná (NPNP), que é composto por profissionais clínicos de Londrina e Maringá e que realizam ou realizaram formação no Instituto de Psicanálise Durval Marcondes, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, de São Paulo, filiada à International Psychoanalytical Asociation (IPA).

Os demais organizadores do evento são Soledad Cristina de Almeida Garcia Fernandi e Rosemari Bôer Antônio. Os convites para o Café Cultura e Psicanálise podem ser adquiridos no departamento comercial do hotel Elo, das 8 às 18 horas, ao preço de R$ 20,00 por pessoa. Informações pelo telefone (44) 3025-9400.

O Programa de Pós-Graduação em História da UEM aceita inscrições de interessados até 3 de outubro, das 13h30 às 17 horas, no Bloco H-12, sala 16, com a entrega da documentação exigida. São 22 vagas distribuídas entre as três linhas de pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais (6), Política e Movimentos Sociais (8) e Instituições e História das Idéias (8).

A seleção dos candidatos será mediante análise dos projetos, prova escrita, entrevista e análise de currículo.  O resultado final será divulgado no dia 1º de dezembro. Outras informações pelo fone 3261-4857, site www.pph.uem.br ou e-mail pph@uem.br.

 

 

O Simpósio de Ginástica: formação e intervenção em foco promove, amanhã (13), a partir das 8 horas, no Teatro Marista, a 1ª Festa Gímnica. Além da Cia Gímnica do DEF/UEM, vão se apresentar os grupos ginásticos da Unicamp, do Cesumar, dos colégios Santo Inácio, Regina Mundi e Marista. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 2,00.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira à noite. Durante a solenidade a professora Ieda Parra Barbosa Rinaldi, coordenadora geral, falou da satisfação em realizar o Simpósio, fruto do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - CNPq/UEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica – CNPq/UEM do Departamento de Educação Física, com apoio da Federação Paranaense de Ginástica e Prefeitura Municipal de Maringá.

A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, destacou a importância do evento, que demonstrava avanço para área. Para ela, o curso de Educação Física da UEM estava dando um salto, reunindo especialistas de renome nacional, que estão discutindo temas relacionados com a formação e a intervenção profissional. Lembrou que, quando iniciou sua carreira como docente, dava aulas no curso de Educação Física.

A conferência de abertura foi Ginástica: formação e intervenção, proferida pela professora Elizabeth Paoliello de Souza, da Unicamp. O Simpósio reúne outras conferências, oficinas e sessão de pôsteres.