Notas

A professora Estela Maria Meneghel falará sobre as Tendências Internacionais da Educação Superior na América Latina: uma leitura transversal, nesta segunda-feira (22), às 19h30, no Bloco H-12, sala 15, na UEM. Ela é professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, onde integra o corpo docente dos mestrados em Educação e em Desenvolvimento Regional.

Meneghel tem experiência na docência e pesquisa em Educação, com ênfase em Educação Superior, com destaque para estudos nas temáticas relacionadas com avaliação da Educação Superior; políticas educacionais; relação universidade-sociedade; produção acadêmica; gestão universitária; e políticas públicas de educação infantil. Colaborou, em 2003, na elaboração do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, entre 2004 e 2006, atuou na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC), como secretária executiva e assessora técnica deste órgão.

Outras informações com a professora Angela Lara, do Departamento de Fundamentos da Educação, fone 3261-4839.

 

Série CavalinhosA mostra de artes visuais Meridiana reúne 25 trabalhos da artista plástica e professora da UEM, Tânia Machado. Os desenhos e pinturas estarão expostos na sala de exposição do Teatro Calil Haddad, de 25 deste mês a 19 de outubro. Segundo a artista, as obras estão reunidas nas séries Jardim, Cavalinhos e Adormecidos. Conta que, na série Jardim, a influência veio das tapeçarias medievais, chamadas de A Dama e o Unicórnio.

Machado procurou explorar os sentidos – tocar, olhar, cheirar, escutar – interligados com elementos místicos. Há muita simbologia, que ela prefere deixar para cada admirador determinar. Relata que tem a sua representação de cada trabalho, mas que a obra artística deixa margem para novas interpretações.

Meridiana, explica, tem a ver com as linhas do meridiano, que ligam um espaço a outro, uma memória a outra, e que se fundamentam naquilo que é primordial à terra, à Mãe Terra.

A mostra pode ser vista das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo fone 3218-6100.

  A Universidade Estadual de Maringá promove a primeira Copa Universitária de Futebol Suíço, que será realizada no período de 9 de outubro a 1º de novembro. As inscrições serão aceitas até o dia 30 deste mês e devem ser feitas pessoalmente na Coordenadoria de Desportos e Recreação, sala 20, Bloco M-06, do câmpus universitário. No ato da inscrição, cada equipe deverá entregar 12 litros de leite longa vida, que serão doados a uma entidade beneficente. Cada equipe pode ter entre 8 e 16 participantes. Podem se inscrever alunos de graduação ou pós da UEM, somente do sexo masculino. Informações pelo telefone 44 3261-4314.  

A Diretoria de Cultura da UEM oferece oito cursos, no próximo mês, dentro do evento Arte Agora 2008. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 deste mês, na DCU, Bloco A-34, sala 4. Além disso, estão programados uma palestra, um encontro com o artista e uma mostra de artes visuais.

Os cursos são: Modos de Fazer Arte dos Séculos XX e XXI: instalações e interferências, nos dias 1º e 2, com Rosemeire Odahara Graça; Beleza e Feiúra: suas representações e variações na arte ocidental, nos dias 2 e 3, com Rosemeire Graça; Apresentando Obras Visuais: experimentando a prática de montagem de exposição de obras plásticas, nos dias 3 e 4, com Rosemeire Graça; O Olhar, a Representação e a Tecnologia, no dia 4, com Rodrigo da Costa Graça; A Botânica e sua Relação com o Belo, nos dias 6 e 7, com Maria Auxiliadora Gutierre e Tânia Machado; Expressão Corporal: quem conta um conto não faz de conta..., no dia 8, com Fernanda Terra; Criança Bela Natureza, nos dias 9 e 10, com Marlene Marchi e Lúcia Marques Augusto; e Fotografia Básica: técnica, composição e estética, nos dias 11 e 12, com Bulla Jr.

A Plasticidade Neural e a Arte é o tema da palestra que o professor Marcílio Hübner de Miranda Neto profere no dia 7, às 8 horas.  O encontro com o artista será com Jorge Pedro, no dia 10, no bloco A-34, sala 3. Os presentes poderão bater um papo com o artista. A mostra de artes visuais, intitulada Meridiana, apresentará trabalhos da artista Tânia Machado, de 25 deste mês a 19 de outubro, na sala de exposições do Teatro Calil Haddad.

Outras informações pelos fones 3261-3880 e 3261-8993.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da UEM, prorrogou o prazo de inscrições para o curso de mestrado – turma 2009. A data para quem for se inscrever por sedex termina no próximo dia 24 e para quem for efetuar a inscrição diretamente na secretaria do PLE, bloco G-34 (sala 1, térreo), encerra-se no dia 26 deste mês. Outras informações pelo site www.ple.uem.br.

O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá prorrogou as inscrições para a Especialização em Teoria Histórico Cultural. Entre outros objetivos, o curso se propõe a fazer uma análise dos fundamentos da educação e da teoria histórico-cultural sob a ótica da filosofia marxista e do método instrumental, destacando a importância do estudo de autores clássicos para a apreensão dialética e compreensão do processo educativo.

As inscrições para o curso, dirigido a profissionais da área de educação, podem ser feitas até o 13 de outubro, no Bloco 118, na sala de coordenação de Educação Especial, no câmpus da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4416 ou pelo endereço eletrônico rgcmoraes@uem.br.