Notas

O tema Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas será debatido no II Seminário da Unitrabalho, de amanhã (23) a quinta-feira, na UEM. O objetivo é divulgar a atuação do núcleo local da Unitrabalho em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema. A abertura oficial será no Anfiteatro Ney Marques, na UEM, amanhã (23), às 19h15. Durante a cerimônia, será lançada a Cartilha de Economia Solidária. O evento, promovido pelo Núcleo/Incubadora Unitrabalho/UEM, prossegue no Bloco F-67.

O Núcleo/Incubadora Unitrabalho/UEM, fundado em 1998, integrante da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC), é composto por docentes, pesquisadores, técnicos e discentes de diversas áreas profissionais, cuja identidade é produzir e difundir o conhecimento, apoiando tanto iniciativas locais na concretização das políticas de trabalho, quanto sociais, na perspectiva dos direitos e da defesa da cidadania do trabalhador.

Juntamente com o Núcleo/Incubadora Unitrabalho/UEM, realizam o evento o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). A Incubadora ainda conta com o seguinte apoio: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Fundação Araucária; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Instituto Maytenus; Sanepar; Siccob; Sescap e Pró-Resíduos/UEM.

Outras informações pelos fones 3261-3893 ou 3261-3785 ou site www.unitrabalho.uem.br.

Nos dias 8 e 9 de outubro, o Programa Pró-Egresso de Maringá, que funciona na Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza o II Seminário de Ética, Justiça e Cidadania. O evento será no anfiteatro do térreo do bloco C-67. Os temas centrais serão as penas alternativas e o processo de execução penal.

A abertura do seminário será realizada pela coordenadora do Pró-Egresso, Maria Tereza Claro Gonzaga. A professora do Departamento de Psicologia da UEM vai falar sobre A Interação da Psicologia Jurídica com o Direito. Em seguida, estão programadas mais duas palestras: Aspectos Criminológicos e a Topografia Criminal do Programa Pró-Egresso de Maringá, com a professora do Departamento de Direito Público da UEM, Gisele Mendes de Carvalho; e O Papel do Patronato Penitenciário na Execução Penal, com o diretor do Patronato Penitenciário de Londrina, Tadeu José Migoto.

Ainda haverá uma mesa-redonda que vai discutir a Troca de Experiências entre os Programas Pró-Egresso do Paraná e serão discutidos os temas: Substitutos Penais; A Interface do Serviço Social na Execução Penal; e os 24 anos da Experiência no Sistema Prisional.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas no Programa Pró-Egresso, que fica no Bloco A-1, sala 5, no câmpus universitário. Outras informações pelo telefone (44) 3261-3896.

A partir de amanhã (23), a Semana de História da Universidade Estadual de Maringá enfocará os 200 anos da Nação Brasileira. Durante os quatro dias de evento, serão desenvolvidos atividades e debates acerca da produção historiográfica brasileira e universal, tomando como referência as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da UEM e os seus temas correlatos: política, movimentos sociais, história das idéias, instituições, fronteiras, movimentos populacionais, cultura e a preservação do patrimônio histórico e cultural.


Pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras e européias são os convidados do evento, que segue até sexta-feira (26) e será realizada junto com o Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UEM. A cerimônia de abertura será amanhã, às 19h30, no anfiteatro do Nupélia, no câmpus sede da UEM. A primeira palestra será sobre O Governo dos EUA e a Ditadura Militar: da operação Brother Sam aos anos de chumbo. O tema será explorado pelo professor Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Para consultar a programação completa dos eventos, acesse www.dhi.uem.br/semanadehistoria. Outras informações pelo telefone 3261-4328.

O II Seminário da Unitrabalho debaterá, entre terça e quinta-feira da semana que vem (23 e 25), “A Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas”. O objetivo é divulgar a sua atuação em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema.

Será aberto na próxima quarta-feira (24), o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O mestrado do PPE, desde sua fundação, em 1990, vem contribuindo na formação de pesquisadores na região e exercendo importante papel multiplicador. Neste ano, o mestrado oferece 37 vagas. O Programa possui 31 docentes, todos com doutorado. Este é um indicativo de suporte na qualificação e no desenvolvimento do trabalho diferenciado.

No primeiro dia de seminário, o período da manhã será ocupado pelo credenciamento dos participantes, entrega do material e abertura oficial, além de mesas-redondas, no Anfiteatro do Nupélia (bloco G90). No bloco H-12 (salas 13 e 15) e G-34 (salas 201 e 202), à tarde, haverá uma sessão de comunicações e, à noite, palestra com a professora Nora Rut Krawczyk (UNICAMP), sobre Política e Gestão em Educação.

Na quinta-feira (25), as mesas-redondas também serão realizadas de manhã, no Anfiteatro do Nupélia. No período da tarde, haverá nova sessão de comunicações e à noite palestra com o professor Manoel Oriosvaldo Moura (USP), que discute o tema Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.

O Seminário de Pesquisa do PPE termina na sexta-feira (26). No período da manhã, os discentes do PPE vão ter uma reunião fechada com um representante da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); e, no período da tarde, quem participa da reunião é o corpo docente. À noite, o seminário de pesquisa será encerrado com uma palestra da professora Cláudia Maria Costa Alves (UFF), sobre História e Historiografia da Educação.

 

A área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM realiza, amanhã e sábado (19 e 20), a VI Jornada de Políticas Públicas e Educação - Por uma Educação do Campo: Política e Gestão no Brasil. O evento é organizado em conjunto com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (Geppge I) e o Projeto de Ensino: Políticas Públicas e Gestão no Brasil - Educação no e do Campo.