Notas

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da UEM abre nova turma de mestrado e doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês, com a entrega da documentação exigida. Com a área de concentração em Ciências Ambientais e linhas de pesquisa em Ecologia de Áreas Alagáveis e Ecologia e Manejo em Reservatórios, o programa oferece 15 vagas para o mestrado e sete vagas para o doutorado. As atividades começam em março de 2009.

Os candidatos para o mestrado vão passar pelas fases eliminatória (avaliação de conhecimentos em Ecologia) e classificatória (avaliação de inglês e análise de currículo); e para o doutorado, por análise de conhecimentos teóricos em Ecologia, de currículo, da proposta do projeto compatível com os objetivos do programa e entrevista.

Outras informações na secretaria do Programa de Pós-Graduação, Bloco G-90, fone 3261-4751, site www.pea.uem.br e e-mail secretaria@pea.uem.br.

 

A XX Semana do Contador de Maringá será realizada de segunda a sexta-feira da semana que vem ( 6 a 10), no Auditório da Biblioteca Central da UEM. O tema central é Formando Cidadãos para Integrar. Estão programadas palestras, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

A abertura oficial será segunda, às 19h30. Logo após, o professor Ariovaldo dos Santos (FEA/USP) fala sobre A Lei 11.638/2007, o CPC e a Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade.

As outras palestras vão abordar os tema: Mercado de Capitais: oportunidades e riscos; Perspectivas e Mudanças do Comportamento Profissional; Controle Social na Gestão Pública: uma experiência prática no exercício da cidadania; e, encerrando o evento, Como Mensurar a responsabilidade Social na Administração Pública. Na quinta-feira, o Grupo de Teatro do Observatório Social de Maringá encena A Farsa do Fiscal que Casou com a Trambiqueira.


As inscrições para participação podem ser feitas até domingo (5), pelo site www.dcc.uem.br/semana2008. A taxa é de $ 50,00.

 

Será realizado, de segunda a quarta-feira da semana que vem ( 6 a 8), o Desnorteia - III Semana Acadêmica de Design da UEM. A edição deste ano terá como tema central o universo do projeto de produto, suas particularidades, curiosidades e regimento. O Desnorteia contará com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos, com o intuito de promover a integração e aperfeiçoamento profissional dos participantes.

 

A segunda edição dos Colóquios de Prática de Ensino em Ciências Sociais vão debater propostas, programas e estratégias para os licenciandos de Ciências Sociais na educação básica. AS atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira da semana que vem (6 a 9), no Colégio Doutor Gastão Vidigal.

Serão enfocados temas como: Fatores Sociais, Econômicos e Culturais que Influenciam no Desempenho dos Alunos no Ensino Superior; Pedagogia Libertária: é possível?; Propostas de Práticas e Conteúdos para o Ensino das Ciências Sociais. Também será realizada a Oficina de Sociologia – propostas de práticas e conteúdos para o ensino das Ciências Sociais.

As atividades serão desenvolvidas a partir das 19h30. Outras informações no Departamento de Ciências Sociais da UEM, bloco G-34, fone 3261-4288.

A Diretoria de Cultura da UEM promove, dentro do evento Arte Agora 2008, a palestra Plasticidade Neural e a Arte, com o professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, no dia 7, às 8 horas, no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).  Além disso, programou o encontro com o artista Jorge Pedro, no dia 10, no bloco A-34, sala 3. Os presentes poderão bater um papo com o artista. As inscrições devem ser feitas na DCU, bloco A-34. Outras informações pelos fones 3261-3880 e 3261-8993.