Notas

Termina, no dia 20, o prazo de inscrição ao concurso público para professores, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). São 21 vagas em 18 áreas do conhecimento, distribuídas pelos câmpus de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama.

As inscrições são aceitas no Protocolo Geral (Bloco A-1), das 7h40 às 11 e das 13h30 às 16 horas, exceto sábados e domingos. Elas também podem ser enviadas pelo correio, mas só serão aceitas se chegarem ao Protocolo Geral até as 16 horas, do dia 20.

O resultado da homologação das inscrições será afixado em edital na secretaria do departamento pertinente e no site www.uem.br/concurso. As provas serão realizadas de 19 de novembro a 4 de dezembro. A validade do concurso é de dois anos improrrogáveis, contados da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Paraná.

Dependendo da titulação dos aprovados, o enquadramento será na referência inicial “A” nas classes Professor Auxiliar (graduado), Professor Auxiliar (especialista), Professor Assistente ou Professor Adjunto. O regime Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide) poderá ser concedido para professores de todas as classes, desde que atendidas as normas.

O Edital 257/2008-PRH, que regulamenta o concurso, pode ser visto no site www.uem.br/concurso . Outras informações pelos telefones (44) 3261-4352 e 3261-4233.

Com a participação de 25 equipes inscritas, foi aberta, no último dia 9, a 1ª Copa Universitária de Futebol Suíço da UEM, destinada a acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Realizada pela Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), do Departamento de Educação Física (DEF), a competição, que termina no dia 14 de novembro, ocorre nos dois campos de futebol do DEF.

Os jogos estão sendo disputados de segunda à sexta-feira, das 17h30 às 19h30, e aos sábados, das 14 às 18 horas. Para se inscrever, cada equipe doou 12 litros de leite. Todo o leite arrecadado foi doado para a creche Menino Jesus.

Durante a competição, o atleta punido com cartão amarelo deverá doar 3 litros de leite; com cartão azul (o jogador sai do jogo e é substituído por outro) 5 litros, e com o cartão vermelho, 10 litros.

A solenidade de abertura da Copa teve a presença, entre outros, do vice-reitor Mário Azevedo; do chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; do professor da disciplina de futebol suíço, Fred Teles da Silva (representando o chefe do DEF, Luís Silva Santos); do coordenador da CDR, Alexandre Miyaki da Silveira; e da assessora de Esportes, Christi Norico Sonoo.

A Diretoria de Cultura da UEM oferece o curso de Tecelagem Básico 2008, com a professora Ângela Mecking da Silveira, de 3 a 24 de novembro, às terças-feiras à tarde. No programa, Introdução à Tecelagem, Técnicas Têxteis e Acabamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 30, na DCU, Bloco A-34, sala 4, a uma taxa de R$ 10,00. São oferecidas cinco vagas. Outras informações pelo fone 3261-3880.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI), da UEM, prorrogou até a próxima segunda-feira (13) o prazo de inscrição para o curso de mestrado em Psicologia, conforme edital disponibilizado no site http://www.ppi.uem.br/index.php.

Constituição do sujeito e historicidade é a área de concentração do curso. As linhas de pesquisa são psicanálise e civilização, e constituição psicossocial da subjetividade  e do conhecimento. Outras informações pelo telefone (44) 3261-3871 ou e-mail séc-ppi@uem.br.

Os novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM se reuniram, em sessão plenária, pela primeira vez, no último dia 8, na sala dos Conselhos Superiores, térreo da Reitoria.

Eles tomaram posse no dia 7 de julho e desde então vinham se reunindo apenas por meio das câmaras técnicas do Conselho. A sessão plenária foi presidida pelo vice-reitor Mário Azevedo.

O vice-reitor pediu a cada conselheiro que se apresentasse, desejou um bom mandato a todos e explicou que presidia a sessão porque o reitor Décio Sperandio estava participando, em Maceió, do 43º Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais).

O CEP é composto pelos coordenadores dos colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação (docentes), com mandato de dois anos, e pelos representantes dos alunos, com mandato de um ano. Todos têm direito a uma recondução de mandato.

O Centro Acadêmico Florestan Fernandes, do curso de Ciências Sociais, da UEM, está promovendo o ciclo de palestras Clássicos da Política, com a participação de professores de diversos departamentos da universidade, sempre a partir das 14 horas.

Nesta sexta-feira (11), o professor José Antônio, do Departamento de Filosofia, fala sobre Maquiavel; no próximo dia 18, Antonio Ozaí, do Departamento de Ciências Sociais, aborda a obra de Hobbes; no dia 8 de novembro, o professor Eflay Miranda, do DCS, fala sobre Locke; no dia 22 de novembro, o professor Paulo Martines, do Departamento de Filosofia, aborda a obra de Montesquieu; e no dia 29 de novembro a professora Eide Abreu, do Departamento de Ciências Sociais, fala sobre Rousseau.

Com exceção das palestras de hoje e do dia 29, que serão proferidas no auditório do bloco C-67, as demais ocorrerão no auditório do Bloco H-35.

Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://casociaisuem.blogspot.com/.