Notas

Começa nesse fim de semana, a fase final da 1ª Copa Universitária de Futebol Suíço da UEM. Amanhã (sábado), serão realizadas as partidas válidas pelas quartas de final. No próximo dia 13 (quinta-feira), as semifinais e, no dia 14 (sexta-feira), a disputa dos três primeiros lugares.

 

O evento está sendo promovido pela Coordenadoria de Desporto e Recreação da UEM (CDR) e os jogos desta fase serão realizados no campo de futebol do Departamento de Educação Física (DEF). Participam da Copa os times dos cursos de Matemática, Economia, Direito, Agronomia, Educação Física e Engenharia de Produção.

 

Amanhã, os jogos começam às 16 horas e a grande final do dia 13 está marcada para as 18h30. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4314.

 

O Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está promovendo os Seminários Vigotski Epistemológicos. A próxima atividade será a palestra Kant e o Problema do Conhecimento, a ser proferida pela professora Andrea Faggion, no dia 25 deste mês, às 19 horas, na sala da Fadec-UEM.

 

Entre os dias 18 a 28 desse mês será realizada a nova Mostra dos Trabalhos de Servidores da UEM, promovida pelo projeto “O trabalho e o prazer através da cultura”. Essa é a quarta e última mostra do ano, que apresentou trabalhos de artesanato (vidro e papel), fotografias e, agora, artes plásticas.

 

O tema dessa vez é Contemplação e Estudos de primavera, em que serão expostos trabalhos do Engenheiro Químico Edson Ikeda e da Engenheira Civil Fernanda Simões. O projeto de extensão também desenvolve grupos nas áreas de canto coral e de teatro.

 

A mostra será no Museu da Bacia do Paraná. Agendamento de visitas pelo telefone 3261-4249, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

 

Dois estudantes do curso de Ciência Econômicas da Universidade Estadual de Maringá foram contemplados no mês de outubro com três prêmios, um deles em nível nacional e os outros regionais. Os ganhadores foram Cláudia Bueno Rocha e Vinícius Gonçalves Vidigal.

Vinícius obteve dois prêmios. O primeiro foi o Prêmio de Iniciação Científica do 11º Encontro de Atividades Científica da UNOPAR, ele conseguiu o primeiro lugar na área de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, com um artigo elaborado durante a participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E, no segundo, ele ganhou no 22º Prêmio Paranaense de Ciências e Tecnologia na categoria “estudante de graduação”, da área de Ciências Humanas e Sociais.

Cláudia obteve a quarta colocação no VI Prêmio Professor Eliseu Martins, realizado pelo FUCAPE Business School (Vitória – ES). Seu trabalho tinha o título “Estudo da Distribuição Espacial do Setor Agrícola do Rio Grande do Sul”.

Não é a primeira vez que os dois recebem prêmios. Eles já haviam sido contemplados com o primeiro e segundo lugares no 18º Prêmio Paraná de Economia, na categoria Artigo de Estudante de Economia.

O aluno da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá, Lucas Assumpção Lolis, obteve o primeiro lugar do II Turno do XIX Concurso de Violão Souza Lima – categoria até 14 anos. O evento foi realizado nos dias 1 e 2 deste mês, em São Paulo. O aluno iniciou seus estudos de violão em 2002 e, atualmente, é orientado pelo professor Roberto Baldassi.

Lucas executou as obras Courante, de C. G. Baron, e Valsa Op.8 nº3, de Agustin Barrios Mangoré, na primeira fase. Na final, interpretou Lamento do Morro, de Garoto, e Cello Suite nº 3 e Allemande, de J. S. Bach.
Escola de Música anuncia, também, que vai promover três recitais de alunos, durante este mês, no Teatro Oficina da UEM. O primeiro será na próxima quarta-feira (12) e os outros no dia 18 (terça-feira) e 26 (quarta-feira). A apresentações terão início às 20h30.

Mais informações na Escola de Música da UEM. O telefone é o (44) 3261-4563.

Entre os dias 26 a 28 deste mês, o Observatório das Metrópoles da Região Metropolitana de Maringá, promove o III Seminário Nacional e o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, com o tema “Território, coesão social e governança democrática”.

A abertura do evento é no dia 26, às 8h30 da manhã, com o coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles IPPUR/UFRJ, Luiz Cesar Queiroz Ribeiro. Ainda no primeiro dia irão acontecer mesas redondas e sessões de comunicação.

Logo após a solenidade de abertura, que começa as 20h, terá a Conferência 1, que vai falar sobre Censo 2010, com o Presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

No segundo e terceiro dias (27 e 28), segue a programação normal com mesas redondas e sessões de comunicação. Porém, no último, terá também um minicurso com o tema “Construção da tipologia sócio-ocupacional na leitura da ocupação residencial metropolitana”.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cch.uem.br/observatorio. Mais informações pelo telefone 3261-4287.