Notas

A Universidade Estadual de Maringá aceita inscrições para o curso de especialização em Educação Física, com área de concentração em Comportamento Motor, até 20 deste mês. O curso é destinado a graduados em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina, Pedagogia e áreas afins. São, no mínimo, 30 vagas e, no máximo, 50. Os interessados devem entregar a documentação na secretaria de Pós-Graduação, bloco M-6, sala 12.

As aulas serão às quintas-feiras à tarde e à noite, sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde, a partir de 3 de abril. Fazem parte da organização curricular as disciplinas Introdução a Pós-Graduação em Comportamento Motor; Educação Física e Bases Epistemológicas; Introdução a Bioestatística; Metodologia de Pesquisa em Educação Física; Introdução à Análise Biomecânica; Avaliação da Proficiência Motora; Aprendizagem Relacionada ao Desempenho Motor; Desenvolvimento Motor; Psicologia do Esporte e do Exercício Físico; Aprendizagem Motora; e Seminários em Comportamento Motor.

Outras informações pelo fone 3261-4470, site www.uem.br/~sec-pos/ ou e-mail sec-pef@uem.br.

A Enfermagem nos diferentes contextos é tema da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá nesta quarta-feira (4), a partir das 14 horas, no anfiteatro Ney Marques. O tema será explorado pela professora Lorita Marlena Freitag Pagliuca, da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Comitê de Enfermagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante sua fala, discorrerá sobre a inserção da Enfermagem no contexto da graduação, pós-graduação, pesquisa e no mercado de trabalho. Abordará os grupos de pesquisa, a liderança nos grupos de pesquisa, as perspectivas da Enfermagem no Brasil e as novas diretrizes da Capes e do CNPq para a pós-graduação.

O PSE, em nível de mestrado, tem como área de concentração a Enfermagem e o Processo de Cuidado. As linhas de pesquisa são O Cuidado à Saúde nos Diferentes Ciclos da Vida e Gestão do Cuidado à Saúde. O curso, de dois anos de duração, conta com 38 alunos.

A aula inaugural é voltada para os mestrandos, aos alunos da graduação e de iniciação científica. Outras informações no PSE, fone 3261-4494 ou site www.pse.uem.br.

O número de inscritos no vestibular de Ensino à Distância da Universidade Estadual de Maringá foi maior do que o último concurso: 483 candidatos. As inscrições foram encerradas no dia 24 de fevereiro. Os inscritos concorrem as 150 vagas distribuídas igualmente entre os pólos de Astorga, Cruzeiro do Oeste e Nova Londrina.

Segundo Doherty Andrade, coordenador da Central do Vestibular da UEM, a quantidade de candidatos cresceu proporcionalmente, pois nos vestibulares passados havia vagas em 11 pólos e agora são apenas três.

As provas serão realizadas neste domingo, dia 8. O resultado será divulgado no dia 14 desse mês, pelo site www.uem.br/vestibular.

De hoje (2) a 31 de março, a UEM, através da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, realiza o processo de avaliação de desempenho dos servidores da carreira técnica universitária. A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão que tem como uma das finalidades auxiliar na definição de políticas de Recursos Humanos.

Para realizar a avaliação de desempenho o servidor avaliado e a chefia do período de 2006 a 2007 (de acordo com a data base do servidor) deverão acessar o endereço eletrônico: www.drh.uem.br, e link ADS – Avaliação de Desempenho dos Servidores, para cadastramentos dos fatores variáveis e pares.

A partir do cadastramento, a chefia, servidor e seus pares poderão realizar a avaliação correspondente aos períodos de 2006 e 2007, uma vez que o período de 2005 seguirá os critérios definidos na Portaria n°234/2009-PRH. O processo atual de Avaliação de Desempenho dos Servidores está regulamentado pela Resolução n°001/2009-SETI/SEAP.

É importante que todos os servidores realizem as avaliações até 31 de março, pois a partir desta data o sistema será bloqueado. O processo além de contribuir para o desenvolvimento dos servidores será também uma forma de inclusão digital na instituição. Para tanto, a PRH/TDE estará agendando horário para os servidores que porventura tenham dificuldade em manusear o computador.

As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: sec-cas@uem.br ou pelo telefone 3261-4258, com André.

Jaime CuryO Brasil é o quinto país com maior número de publicação em revistas de impacto atualmente. A informação foi passada pelo professor Jaime Aparecido Cury, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp, hoje de manhã (2), na UEM.  Ele ministrou a aula inaugural da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (PGO). Abordou o tema Os Desafios para Publicação em Revistas de Impacto – do projeto de pesquisa à redação do artigo.

O professor falou sobre os desafios em geral, as revistas de impacto, a evolução da avaliação da produção científica da Odontologia brasileira, a contribuição brasileira na área, os desafios da publicação em revistas de impacto e sobre sua experiência. Disse que, na década de 1990, houve um crescimento da produção científica na área no Brasil; que, em 2006, a Odontologia brasileira ocupava o 15º lugar em publicação científica; e que, hoje, detém o 5º lugar. Ressaltou que, no triênio 2001-2003, a produção científica foi maior que durante todo o século XX. Nas publicações Medline, foram 758 artigos contra 423; já no ISI, foram 898 contra 854.

Lembrou que, há poucas décadas, a Odontologia era vista como de segunda linha e que não havia critérios definidos para concessão de bolsas para pesquisadores da área. Nessa época, o importante era publicar, não importando muito o que, nem onde. Para ilustrar, citou o caso de uma pessoa que havia publicado 40 resumos e nenhum artigo. Segundo Cury, hoje, a Odontologia tem respeito e credibilidade.

Entre as experiências na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, citou a de cobrar dos pós-graduandos a defesa do projeto de pesquisa já no primeiro ano do curso, assegurando que eles tenham um projeto e, depois, possam apresentar também artigos. Disse também que, certa vez, levou à sala de aula diversas teses para que os alunos escolhessem uma, estudassem, apresentassem um projeto da tese, a analisassem e escrevessem um artigo.

Cury é graduado em Odontologia, mestre em Ciências, na área de concentração em Bioquímica, doutor em Ciências Biológicas e pós-doutor pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. É membro do corpo editoral do periódico Journal of Dental Research e revisor de outros 13 periódicos.

Sonho realizado

Antes da aula, o coordenador do PGO, Adilson Luiz Ramos, lembrou que o curso é um sonho sendo realizado. Agradeceu a todos que participam dele e o apoiam; parabenizou os que cumpriram com empenho o primeiro ano do curso em 2008; e ressaltou a importância da produção científica. A chefe do Departamento de Odontologia, Miriam Marubayashi Hidalgo, saudou os alunos que aceitaram o desafio de cumprir o programa e os incentivou a prosseguirem da melhor forma. Destacou também a necessidade da experiência dos que já trilharam o caminho da produção científica em revistas de impacto, como a de Cury. Já o diretor adjunto do Centro de Ciências da Saúde, Ângelo José Pavan, lembrou que o PGO é mais um programa que a UEM estimula e que pretende que tenha boa qualidade, visando a formar futuros profissionais e docentes de alto nível. Outra preocupação é deslanchar a produção científica e manter o curso com qualidade.

O Hospital Universitário da UEM recebeu cerca de cerca de R$ 180 mil provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros, visando à aquisição de equipamentos e materiais permanentes, para a melhoria do atendimento aos pacientes atendidos pelo HU, especialmente aqueles com obesidade mórbida e os que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos. A relação inclui, entre outros equipamentos, uma maca (carro padiola para obesos), um ventilador pulmonar, duas camas hospitalares e poltronas, um aparelho de anestesia, uma mesa cirúrgica motorizada e um aspirador cirúrgico elétrico móvel. O processo licitatório para a aquisição dos equipamentos e dos materiais já está em andamento.