Notas

O Grupo FOCO – Formação e Concepções do Materialismo Histórico-Dialético na Educação, vinculado ao Cnpq, realiza nesse sábado (7) a primeira etapa do Evento de Extensão Gramática Reflexiva: contribuição à produção de trabalhos científicos, das 8h às 12h, no bloco H-12, Sala Paulo Freire. A segunda etapa do evento será na sexta-feira (13), das 13h30 às 17h30, no mesmo local.  

As inscrições podem ser feitas na secretaria do DTP, Bloco G-34, das 8h às 11h; das 14h às 17h e das 19h às 21h, até o dia 7. A taxa é de R$10,00 para acadêmicos e R$15,00 para não acadêmicos.   

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM promove uma palestra para debater a economia dos custos de transação e a nova sociologia econômica como ferramenta para o desenvolvimento local. A palestra será nesta sexta-feira, dia 6, às 19h30, no auditório do Bloco F-67, no câmpus sede da UEM. O palestrante será o professor Olivier François Vilpoux doutor em engenharia de produção e docente do curso de mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, em  Campo Grande-MS.
A palestra tem entrada aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Outras informações pelo telefone 44 3261-4731.
 

O Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM) está com inscrições abertas para o processo de seleção de cinco estagiários e um recém-formado. Eles vão integrar o programa de extensão Universidade Sem Fronteiras.

O candidato a estagiário precisa estar cursando a graduação de Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e ou/Design e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o projeto. Uma vez aprovado no processo seletivo, o candidato não pode manter nenhum vínculo de estágio e não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa.

O candidato recém-formado deve ter disponibilidade de 40 horas semanais para o projeto e ter concluído a graduação há, no máximo, dois anos. Além disso, não deve possuir vínculo empregatício ou estar recebendo qualquer tipo de bolsa. As inscrições devem ser feitas na secretaria de graduação do DCS, que fica no bloco G-34, até dia 10 de março. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4288, com a professora Zuleika de Paula Bueno.

 

A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá promove, no dia 12 deste mês, o XI Encontro Maringaense de Bibliotecários. O evento está sendo realizado em conjunto com a Biblioteca Pública Municipal. O tema é: Bibliotecários sob a perspectiva humanista e tecnológica.

Serão realizadas duas palestras: Biblioteca digital, com a bibliotecária Maria Salete Ribelatto Arita; e Relações interpessoais no trabalho, com a psicóloga Romilda Ramos de Araújo.

As inscrições serão realizadas na manhã do evento, a partir da 8 horas, no Anfiteatro do Nupélia, no bloco G-90, local do encontro. As atividades começam logo em seguida, às 9 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4485, com Cecília.

  

“A UEM está na reta final para criação do doutorado em Enfermagem”. A frase é da professora Lorita Marlena Freitag Pagliuca, da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Comitê de Enfermagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Convidada a ministrar a aula inaugural do Programa, hoje (4), a partir das 14 horas, no anfiteatro Ney Marques, Lorita Pagliuca reuniu-se pela manhã com o corpo docente, quando se discutiu os critérios técnicos de avaliação adotados pelo Conselho; os produtos das agências de fomento e a própria inserção da Enfermagem dentro do CNPq. 

A área de ensino do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (DBI/UEM) está com inscrições abertas para o processo de seleção de cinco estagiários e um biólogo. Eles vão integrar o programa de extensão Universidade Sem Fronteiras.

O candidato a estagiário precisa estar cursando a graduação de licenciatura em Ciências Biológicas, preferencialmente, o quarto ou quinto ano; não possuir vínculo de estágio; não ser beneficiário de qualquer tipo de bolsa; e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o projeto.

O candidato à vaga de biólogo deve ser formado há, no máximo, dois anos na graduação de licenciatura em Ciências Biológicas e, preferencialmente, deve estar cursando especialização ou mestrado em ensino de Ciências, Educação ou áreas afins; não deve possuir vínculo empregatício ou estar recebendo qualquer tipo de bolsa; e deve ter disponibilidade de 40 horas semanais para o projeto.

As inscrições devem ser feitas no DBI, que fica no bloco H-78, até dia 16. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4312.