Notas

A Associação SER (Sociedade Eticamente Responsável) realiza o I Encontro SER Voluntário na terça-feira (9), a partir das 14 horas, no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá. Os participantes conhecerão a entidade e os treze projetos desenvolvidos. Marcelo Galdioli, relações públicas da SER, falará sobre voluntariado e cidadania, como ser um voluntário transformador e sobre os projetos da ONG.

Na ocasião, serão divulgadas as vagas disponíveis em cada projeto. Todos eles são desenvolvidos por voluntários. O evento é aberto a toda comunidade. Outras informações pelo fone 3031-5868 ou 3261-4940.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM realiza, no dia 10, uma reunião com os interessados em participarem da apresentação e discussão sobre o Edital 006/2009 – Minc/Proext (Programa de Extensão Universitária para a Área Cultural). A reunião será no auditório da Fadec, bloco 36, a partir das 9h30. Informações sobre o edital pelo site http://proext. cultura.gov. br/edital2009.

O vocalista da banda Vanguart, Hélio Flanders, fala com exclusividade, no programa Zombilly no Rádio, sobre o show que a banda fará na próxima semana em Maringá. Comandado por Andye Iore, o programa será veiculado na UEM FM, 106,9, neste sábado (6), a partir das 18 horas, e também pode ser ouvido pela internet em www.uem.br.

Flanders atendeu o jornalista Iore em meio às gravações em São Paulo de músicas do terceiro disco que será lançado em 2010. O músico falou como será o show em Maringá, das diferenças da primeira apresentação na cidade em 2007, de como a banda saiu do meio independente para assinar com uma grande gravadora, o motivo de ter lançado o segundo disco no começo deste ano ao vivo e não de estúdio, entre outros assuntos.

Flanders também escolheu e comentou músicas que serão tocadas no programa. Entre elas Vanguart, Velvet Underground, Tom Waits, Buffalo Springfield. O Vanguart toca em Maringá na próxima quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Calil Haddad, no festival Junho Rock. O programa radiofônico vai sortear um ingresso para o show.

Os programas anteriores e fotos e informações sobre os bastidores do programa estão em www.zombilly.blogspot.com.

A PRH/DRH/TDE oferece o curso Eficiência na Redação Oficial de 15 a 26 deste mês, das 9 às 11h30, na sala de treinamento da TDE, bloco 104, sala 17. O curso é destinado aos servidores da UEM que atuam na área administrativa dos setores vinculados ao Gabinete da Reitoria, à Procuradoria Jurídica, às assessorias, pró-reitorias, Eduem, Prefeitura do Câmpus e Hospital Universitário. Os interessados devem possuir, no mínimo, o ensino médio. As inscrições devem ser encaminhadas pelo setor desta sexta-feira até terça-feira (5 a 9) para o e-mail sec-tde@uem.br. Outras informações pelo fone 3261-4360.

O Núcleo de Processamento de Dados – Supervisão de Cursos e Apoio ao Usuário (laboratórios e setor de manutenção) sairá do bloco 104 e se mudará para o bloco 110 na próxima semana. Em decorrência desse fato, o atendimento às comunidades interna e externa voltará ao normal somente no dia 15.

  A UEM saiu vencedora nos 49º Jogos Universitários do Paraná (Jup’s) encerrados na quarta-feira, dia 3, em Guarapuava. A Universidade de Maringá liderou a competição já no início dos jogos, em 29 de maio, ficando sempre na frente até o fim da disputa. Somou 123 pontos contra 98 da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, em segundo lugar, e 85 da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, em terceiro.

 O título anterior da UEM havia sido em 2007, em Palmas, e no ano passado por pouco não leva o bicampeonato, perdendo a primeira posição para a Faculdade Dom Bosco, no último dia de disputa. “A Universidade de Maringá está de parabéns pela reconquista do título. Há tempos vem mostrando que leva o esporte a sério, preparando bem suas equipes. Isso é muito bom para o Paraná e ajuda a elevar o nível técnico de nossas competições com as outras instituições”, cumprimenta o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

 A principal conquista da UEM foi o primeiro lugar no judô (masculino). O que garantiu a primeira colocação na classificação geral foram as posições intermediárias, a partir da segunda colocação. Com 133 integrantes, a UEM foi a segunda maior delegação, ficando atrás apenas da UEL, com 167 pessoas. Participou em quase todas modalidades, à exceção das equipes femininas no handebol e vôlei, somando pontos em cada uma.

 Participaram desta edição do Jup’s, 23 instituições de ensino superior, com mais de 1.500 atletas e dirigentes. Nas modalidades coletivas os campeões estão classificados automaticamente para representar o Paraná nas Olimpíadas Universitárias, de 14 a 23 de agosto, em Fortaleza, no Ceará. Já nas modalidades individuais os que alcançaram os melhores índices nas provas serão convidados a critério da Federação Paranaense de Desportos Universitários.