Notas

A UEM FM 106,9 transmite, desde 2007, o programa Socializando o Conhecimento. A iniciativa é fruto de um projeto de extensão que envolve a emissora e o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da UEM. O objetivo é divulgar o conhecimento gerado nas diversas áreas da Instituição.

O programa teve início em julho de 2007 e já possui 49 edições. A apresentação é do radialista Marcelo Henrique Galdioli, sob a coordenação do professor Marcílio Hübner de Miranda Neto.

O Socializando o Conhecimento vai ao ar nos seguintes dias e horários: quarta-feira, às 10h30; sexta-feira, às 16h30; domingo, às 10h30; e às segundas, às 20h30.

Maringá sedia, no dia 19 de agosto, o I Encontro Paranaense de Moda, Design e Negócios. O evento é fruto da parceria de instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o setor público e entidades dos setores envolvidos. A expectativa é reunir 600 pessoas, no Centro de Eventos Araucária.

A iniciativa tem caráter regional e o objetivo principal é promover o intercâmbio de experiências e debates técnico-científicos entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, administradores públicos e empresários. O evento procura tratar de questões importantes para a competitividade e o desempenho econômico, social e ambiental do setor de moda. Visa, também, a discutir os desafios e necessidades dos empresários de Moda do Estado do Paraná.

As atividades da programação têm como foco divulgar práticas de inovação contínua e tecnologias para o setor do vestuário, desenvolvidas na universidade, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil e Moda. A programação do Encontro conta com palestras e mesas-redondas. As atividades serão abertas com a recepção dos participantes pelas entidades promotoras, às 8h30 da manhã. Em seguida, a professora Maria de Fátima Mattos (UNIRP) ministra a palestra de abertura. Ainda pela manhã, Sabrina Giselle Levinton (SENAI), fala sobre a Prospecção de Moda

No início da tarde, haverá três palestras paralelas: A Viabilização de Pesquisas, com o professor Aguinaldo dos Santos (UFPR); Sustentabilidade Ambiental como Estratégia de Negócios para PMEs, com o professor Manoel Francisco Carreira (UEM); e Padronização de Medidas: Norma ABNT (NBR 13.377), com o professor Adilson Jenck (SENAI).

Depois do coffee-break, começam as mesas redondas, com diferentes temas, também simultaneamente: Estágio não é emprego e sim uma troca de experiências, com o professor Ronaldo Vasques (UEM), como moderador; Gestão da Moda - Preparação de Negócios, com as moderadoras Márcia Ruiz e Dieine Cescon, professoras da UNIPAR; e Design de Moda, que terá como moderadora a professora Dorotéia Pires (UEL).

Programação científica - O Encontro ainda terá programação científica. Está prevista a apresentação de pôsteres, para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos (graduação e pós-graduação) de instituições de ensino superior do estado do Paraná, que tratem do setor do vestuário, têxtil ou moda. O formato de submissão dos trabalhos é o resumo expandido. Os resumos selecionados pelo Comitê Científico passarão a compor os anais do evento (CD). As inscrições de participantes com ou sem apresentação de trabalho devem ser feitas pela Internet no site do Encontro www.dep.uem.br/enpmoda.

Outras informações no Sindivest Maringá (44) 3026-3379 e no Departamento de Engenharia de Produção da UEM (44) 3261– 4199.

O Instituto de Estudos Japoneses da UEM realiza a solenidade de formatura dos alunos do primeiro semestre de língua japonesa, nesta sexta-feira (10). A cerimônia começa às 20 horas no auditório da Fadec. Os nove formandos do básico e cinco da turma de intermediário terão como paraninfa a professora Kinue Hayakawa e como nome de turma os professores Jorge Júnior do Prado e Jusara Kazue Ichioka.

A matrícula para o próximo semestre será realizada de 27 a 31 deste mês, no bloco 25, nos períodos da tarde e noite. Os interessados devem entregar uma foto 3x4 e xérox do RG e do CPF. A taxa de matrícula é de R$ 70,28. As mensalidades são quatro parcelas de R$ 46,49. O teste de classificação para os que já possuem conhecimento no idioma será aplicado nos dias 28 e 29. O curso está dividido em básico, intermediário e adiantado. São dois anos em cada nível. Outras informações pelo fone 3261-4268.

Representantes do Ministério da Educação (MEC), Débora Costa Gonçalves e Maria da Guia Vieira, realizaram visita técnica no Câmpus Sede da UEM e em três pólos de apoio presencial onde existe oferta dos Cursos Normal Superior e Pedagogia a Distância (Série Especial), no âmbito do Programa de Formação de Professores (Pró-Licenciatura). A visita teve por objetivo verificar as atividades relacionadas ao convênio que liberou recursos para estruturação do Núcleo de Educação a Distância e dos pólos de apoio presencial.

 

A visita foi realizada nos dias 01 e 02 de julho e, durante este período, as representantes do MEC estiveram em Umuarama, Cianorte e Goioerê, onde conversaram com alunos, tutores e coordenadores de pólo para observar se a estrutura do pólo atende às necessidades dos cursos ofertados na modalidade a distância.

 

No Câmpus Sede da UEM, as técnicas visitaram o Núcleo de Educação a Distância e no dia 02 de julho, no período da manhã, foram recebidas pelo Reitor em Exercício da UEM, Mário Luiz Neves de Azevedo.

 

Durante a visita ao Câmpus Sede e aos três pólos de apoio presencial, as representantes do MEC estiveram acompanhadas da Professora Maria Luisa Furlan Costa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UEM.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física, associado entre as Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, aceita inscrições, no período de 13 a 17 deste mês, dos interessados em cursar disciplinas isoladas do curso de mestrado, sem cumprir os requisitos indispensáveis para a concessão do título de mestre, podendo transferir os créditos obtidos para integralizar os estudos de pós-graduação em outra instituição ou aproveitá-los, no futuro, se aprovado como aluno regular do Programa. As inscrições podem ser feitas das 8 às 11 e das 14  às 17 horas. A seleção será de 20 a 24, através da análise do Currículo Lattes do CNPq, documentado. A lista com os aprovados será publicada no dia 29 deste mês e as aulas iniciam em 3 de agosto. O calendário das disciplinas, o formulário de inscrição e a documentação exigida estão disponíveis no endereço www.uem.br/~sec-pos/. Outras informações pelos fones 44 3261-4470 (UEM) e 43 3371-4613 (UEL).  

Capa do CD do Grupo Gato de BecoA Rádio UEM FM promove a I Mostra de Moda Caipira do Programa Raízes Brasileiras, no dia 16 de agosto, a partir das 10 horas, na Oficina de Teatro. Estão previstas seis duplas e participação especial do grupo Gato de Beco, cada um deles apresentará três músicas, das quais, uma inédita. As duplas são Chiquinho e Deraldo, Valdemar e Valdeci, Pai e Filho, Devanir e Dourival (com participação de Aracy), Ronaldo e Jaci e Nésio e Asa Branca.

A intenção dos organizadores, o produtor e o apresentador do Programa Raízes Brasileiras, respectivamente, Ricardo Viana e Nilson Fidélis, é disponibilizar espaço para as pessoas que gostam de cantar a moda caipira de mostrarem o seu trabalho. Viana e Fidélis ressaltam que esse espaço é também reivindicação dos ouvintes do programa. “E a rádio, cumprindo seu papel social, resolveu encampar a idéia”. Além disso, o objetivo é o de divulgar os trabalhos das duplas e o gênero musical.

O evento, com entrada franca, será transmitido ao vivo na Rádio UEM FM, na freqüência 106,9 Mhz, possibilitando que os ouvintes da região possam acompanhar o trabalho.

O Grupo Gato de Beco, de Paranavaí, é formado pelos músicos Jaime, Serginho, Carlos Henrique, César e Landi. O primeiro CD do grupo foi lançado em dezembro do ano passado, com canções de sua autoria e canções populares, MPB, samba e choro. Os músicos também se apresentam em bailes, aniversários, festas e eventos.