Notas

A ex-secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia de Carvalho Lopes, atual professora da Universidade Estadual de Londrina, vai ministrar, na segunda-feira (31), na UEM, a aula inaugural do curso de especialização Políticas Públicas de Gestão: infância e adolescência.

Ex-vereadora, Márcia, irmã do chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Lula, Gil Carvalho, dá aula no curso de Serviço Social da UEL. O curso de especialização na UEM é uma demanda do governo estadual e está sendo desenvolvido nas universidades públicas do Paraná, vinculado ao Programa Atitude, da Secretaria de Estado da Criança e Juventude (SECJ).

A aula inaugural deve reunir, entre outras autoridades, a secretária Telma de Oliveira, da SECJ; e a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.

O evento ocorrerá a partir das 14 horas, no auditório do bloco H-12 (sala 15). Vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UEM, o curso de especialização tem a coordenação da professora Celene Tonela. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4288, com Júnior.

A Semana do Administrador da UEM (Semad), que está em sua 29ª edição, aceita inscrição para apresentação de trabalhos até 3 de setembro pelo site http://www.dad.uem.br/semad/. O evento, promovido pelo Departamento de Administração da UEM, será realizado de 28 a 30 de setembro, com a temática Governança Corporativa. Na programação, minicursos, palestras, projetos, apresentação oral e pôster. A solenidade de abertura está marcada para as 20 horas do dia 28, no Anfiteatro Ney Marques, com a palestra de Cláudio Machado Pinheiro Filho.

A escolha da temática demonstra a preocupação com a busca da integração de procedimentos e ações ligados à direção da empresa e aos interesses de influenciadores como acionistas, conselhos de administração, além de funcionários, clientes e os próprios familiares, dentre outros. De forma simplificada, a preocupação do estudo da governança corporativa é minimizar ou eliminar conflitos entre esses grupos de interesse e garantir a sobrevivência e manutenção da confiança nas organizações.

Outras informações no DAD, bloco C-23, sala 212, fone 3261-4906 ou pelo site.

A Universidade Estadual de Maringá selecionará alunos de nível médio, de graduação e técnicos de nível superior para o projeto “Mobilização e planejamento para a promoção de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local no Território CONSAD Entre Rios – PR”, coordenado pelo professor Márcio Mendes Rocha.

 

Os objetivos do projeto são promover ações de desenvolvimento local e segurança alimentar e nutricional por meio de extensão universitária no Território CONSAD Entre Rios, fortalecendo a integração / interação entre Universidade e Território para promover desenvolvimento local e realizar pesquisas aplicadas ao interesse da sociedade.

 

O processo de mobilização e planejamento dizem respeito à primeira etapa do projeto. Nessa fase, os técnicos selecionados participarão de uma equipe. Cada equipe será composta por um técnico EXP, quatro bolsistas ITI a e quatro bolsistas ITI b, totalizando quatro técnicos, dezessete bolsistas ITI a e catorze bolsistas ITI b. A contratação dos técnicos e dos bolsistas irá respeitar o critério de multidisciplinaridade previsto no edital do CNPQ.

 

As inscrições deverão ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC – bloco A34 – sala 2, e nas secretarias dos câmpus de Cianorte, Cidade Gaúcha e Umuarama, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o próximo dia 10.

 

A seleção dos inscritos será feita dia 24 de setembro para técnicos de nível superior, 25 para graduandos e 28 para alunos do Ensino Médio. Os candidatos terão que produzir um texto de no mínimo 20 linhas, justificando os motivos pelos quais desejam participar do projeto e farão uma entrevista com os professores membros do projeto, na sede e nos câmpus de Cianorte, Cidade Gaúcha e Umuarama. A publicação do resultado sai no dia 30 do mesmo mês.

 

Alunos do Ensino Médio

Para estudantes secundaristas, o prazo do estágio é de 11 meses e a carga horária de 20 horas. Serão contratados 14 alunos com bolsa no valor de 161 reais (categoria ITI.b, conforme tabela do CNPQ). Poderão se candidatar estudantes de escolas públicas, regularmente matriculados na segunda série do ensino médio, moradores dos municípios que compõem o território CONSAD Entre rios, que comporta 33 municípios.

 

A seleção é disciplinada pelo Edital Nº 008/2009-PEC, que pode ser acessado, juntamente com a ficha de inscrição, no site: http://www.pec.uem.br/cms/images/stories/editais_2009/Edital_008_2009_PEC.pdf

 

Acadêmicos de graduação

 

Serão contratados 17 alunos, com bolsa no valor de 300 reais, (categoria ITI.a, conforme tabela do CNPQ). O prazo do estágio é de 11 meses e a carga horária de 20 horas.

Poderão participar do processo alunos do segundo ao quarto ano de graduação, nas áreas de ciências humanas, ciências agrárias, sociais aplicadas, saúde e ciências exatas, que estejam cursando, no ano letivo de 2009, o segundo e terceiro ano.

 

A seleção é disciplinada pelo Edital Nº 007/2009-PEC, que pode ser acessado, juntamente com a ficha de inscrição, no site: http://www.pec.uem.br/cms/images/stories/editais_2009/Edital_006_2009_PEC_%20.pdf

 

 

Técnicos especialistas

 

Serão selecionados 4 técnicos de nível superior das áreas de ciências humanas, ciências agrárias, sociais aplicadas, saúde e ciências exatas, como estagiários, por 11 meses e com carga horária de 40 horas semanais. A bolsa tem valor de R$1.045, 89 (categoria Técnico, conforme tabela do CNPQ).

 

A seleção é disciplinada pelo Edital Nº 008/2009-PEC, que pode ser acessado, juntamente com a ficha de inscrição, no site: http://www.pec.uem.br/cms/images/stories/editais_2009/Edital_007_2009_PEC.pdf

Os servidores da UEM têm isenção da taxa de inscrição para o Vestibular EAD 2009 da Instituição, que será realizado no dia 25 de outubro. As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro, pelo site www.vestibular.uem.br, nos cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras Português/Inglês e Licenciatura em História, oferecidos na modalidade a distância.

Para este concurso, a Universidade oferece 1.350 vagas. As provas serão aplicadas nas 19 cidades Pólos de Educação a Distância da UEM: Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Itambé, Jacarezinho, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Palmital, Paranavaí, Diamante do Norte, Sarandi e Umuarama.  

A IV Semana de Design, do Departamento de Designer e Moda da Universidade Estadual de Maringá, inicia-se dia 28 de setembro e vai até 3 de outubro, no Câmpus Cianorte. Com o tema Academia x Mercado de Trabalho, o evento tem o objetivo de levar aos acadêmicos dos cursos ligados às áreas de Design, a oportunidade de ampliar os conhecimentos acerca dos temas que atualmente têm se destacado no contexto nacional, propiciando assim uma interação entre docentes, estudantes e profissionais. Para a solenidade de abertura foi convidado o professor Aguilar Selhorst Junior, da PUC-PR, que vai falar sobre Prototipagem e Atuação no mercado. Na Semana de Designer serão debatidos temas como, Design de produto/mobiliário, Design ambiental, Design de interiores, Design Gráfico e Web design, Gestão, Teoria e Metodologia do Design, Recursos computacionais ligados ao projeto, Ergonomia, Fotografia e artes visuais. Outras informações no site www.ddm.uem.br/semanadesign/  

A Universidade Estadual de Maringá realizará o processo seletivo simplificado para contratações temporárias de médicos nas áreas de anestesiologia (2 vagas), cirurgia geral (1), clínica médica (5), ginecologia e obstetrícia (2), pediatria (4), UTI/adulto (2), UTI/neonatal (2) e UTI/pediátrica (2). As inscrições podem ser feitas de 2 a 8 de setembro pelo site www.uem.br/concurso. Os candidatos serão avaliados pelo currículo e títulos, que devem ser entregues de 2 a 10 de setembro, na Divisão de Recrutamento e Seleção, bloco 104. A seleção é disciplinada pelo Edital 298/2009-PRH. Outras informações pelo site ou fones 3261-4233 e 3261-4352.