Notas

O Departamento de Filosofia da UEM promove, nos dias 29 e 30 deste mês, o 1º Colóquio de Filosofia Medieval. Durante os dois dias de evento estão programados minicursos sob os temas: A Introdução das Confissões de Santo Agostinho; A evidência em Tomás de Aquino; A prova da existência de Deus em J. Duns Escoto; A crítica de Kant ao argumento ontológico; e Considerações sobre o argumento ontológico em Anselmo.

As atividades serão no Bloco H-35, sala 6, no câmpus sede da UEM. Informações no Departamento de Filosofia, que também fica no Bloco H-35, ou pelo telefone 3261-8925.

 

A XIX Semana de Física, do Departamento de Física da UEM, inicia-se dia 19 e vai até 23 de outubro, e será realizado no bloco F67. O evento tem o objetivo de levar aos acadêmicos do curso a oportunidade de ampliar os conhecimentos acerca das perspectivas de atuação do profissional de física no mercado de trabalho e no ensino de física, propiciando assim uma interação entre docentes, estudantes e profissionais. Serão discutidos também temas relacionados ao acelerador de partículas (LHC), a relatividade e a cosmologia.  

Para a solenidade de abertura foi convidado o professor Raimundo Rocha dos Santos, da Federal do Rio de Janeiro, que vai falar sobre a Carreira de Físico-Pesquisador. Na programação estão previstos minicursos, palestras, projetos, apresentação oral e pôster. As inscrições vão até dia 16 de outubro, e devem ser realizadas pelo site www.dfi.uem.br.  

Segundo o professor Luciano Gonsalves Costa, coordenador da Semana, já estão inscritos 40 trabalhos que serão apresentados no decorrer do evento. São esperados mais de 200 inscritos.   Outras informações na secretaria do Departamento de Física, pelo telefone (44) 3261-4330.

 

A Coordenadoria de Desportos e Recreação do Departamento de Educação Física da UEM inscreve até dia 16 os interessados em participar da II Copa Universitária de Futebol Suíço, que começa no dia 22 deste mês.

Podem participar acadêmicos do sexo masculino de qualquer curso de graduação e pós-graduação da UEM. As inscrições vão até às 17 horas, do dia 16 e devem ser feitas somente pelo e-mail sec-cdr@uem.br. Outras informações na CDR ramal 4314.

Foi aberta, ontem à noite (5), no Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá, com a presença de mais de 60 pessoas, a mostra Brincando no Museu. O professor Giuliano Pimentel agradeceu o MBP pela oportunidade e o espaço cedido e ressaltou a importância dos brinquedos que os alunos da Educação Física estão desenvolvendo. Ao todo, estão expostos 25 brinquedos que estimulam as habilidades motoras e cognitivas e podem ser experimentados. Para isso, os grupos e escolas devem agendar horário pelo fone 3261-4294.

Além disso, o Museu está com a exposição A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, que pode ser vista até dia 30 de novembro. O visitante poderá apreciar maquetes geográficas e de marcos culturais da cidade, painéis fotográficos e objetos de trabalhos. Os deficientes visuais poderão tocar o acervo exposto.

O Museu programou ainda uma exposição em homenagem aos 12 anos da Academia de Letras de Maringá, que poderá ser vista de 17 a 30 deste mês, e o I Congresso Internacional de Museologia, que será realizado de 21 a 23, nos blocos C-67 e D-67. O conjunto de atividades fecha as comemorações dos 30 anos do Museu.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. No dia 12, o Museu abre das 9 às 11 e das 14 às 17 horas.

O Departamento de Fundamentos da Educação, o Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe (PGEALC) e a Rede de Estudos do Trabalho (RET) da Universidade Estadual de Maringá promovem, no dia 17 deste mês, o minicurso com o tema “O método de Karl Marx”, que será ministrado pelo professor Giovanni Alves, da Unesp de Marília. O evento será realizado das 8 às 12h e das 14 às 18h, no Auditório da Fadec – UEM.  

 O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio científico-acadêmico, o debate sobre o método de Karl Marx e a prática de investigação critico-dialética.  No programa constará: 1) Karl Marx e a crítica da Economia Política clássica, 2) Categorias da (crítica da) Economia Política  e, 3) A prática de investigação critico-dialética.   

 As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro de 2009, pelo site www.dfe.uem.br. A taxa é de R$ 5,00 (acadêmicos) e de R$ 10,00 (para não-acadêmicos). Total de vagas: 75. Informações pelo telefone (44) 3261-4839 e no site www.dfe.uem.br.

 

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEM abre a terceira turma de mestrado, na área de concentração em Clínica Integrada, com duas linhas de pesquisa: Epidemiologia, Prevenção e Educação em Odontologia Integrada e Tratamentos Odontológicos e seus Fundamentos Biológicos. Serão ofertadas dez vagas para alunos regulares, uma para o Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação e uma para o Programa de Apoio à Capacitação Docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior.

As inscrições serão aceitas de 9 deste mês a 20 de novembro, na secretaria do PGO, bloco S-8, ao lado do Hospital Universitário. Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita (prova eliminatória em 1º de dezembro), entrevista (2 de dezembro), análise de currículo (padrão Lattes completo e documentado), avaliação da disponibilidade para dedicação integral aos estudos e análise do projeto de pesquisa pretendido junto ao programa.

Outras informações pelo fone 2101-9052, fax 2101-9051, site http://www.dod.uem.br/pos/mestrado.htm ou e-mail sec-dod@uem.br.