Notas

O Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Biotecnologia Aplicada à Agroindústria, turma 2010.

O curso teórico e prático é uma oportunidade para biólogos, zootecnistas, agrônomos, veterinários, engenheiros de alimentos, farmacêuticos e profissionais que atuam direta ou indiretamente com as agroindústrias, de atualizar e aprofundar seus conhecimentos de Biotecnologia e modernas ferramentas da Biologia Molecular aplicadas na Agroindústria. entre os temas abordados nas aulas estão transgênese, análise de variabilidade de organismos, terapia gênica, genômica, teste de paternidade baseado no DNA, clonagem, controle biológico e melhoramento animal assistido por marcadores moleculares.

O período de inscrições vai de até dia 1º de março. Outras informações no site www.dbc.uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá aceita inscrições para o curso de especialização em Fisiologia Humana, no qual, serão abordados diversos aspectos do funcionamento do organismo humano no contexto interdisciplinar. Os interessados devem se inscrever até 12 de fevereiro, no Departamento de Ciências Fisiológicas da UEM, bloco H-79, sala 112, com a entrega da documentação exigida.

Destinado a biólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, professores e outros profissionais das áreas biológicas e da saúde, o curso começa em 6 de março. Será ministrado aos sábados de manhã e à tarde. Outras informações pelo fone 3011-1379, site www.dfs.uem.br.

Após ser criada, no fim do ano passado, como um órgão suplementar ligado à reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) começa a funcionar esse ano e já abrirá inscrições no dia 22 de fevereiro, oferecendo 250 vagas.

 

A Unati visa, principalmente, oferecer às pessoas a possibilidade de desenvolver competências que gostariam de ter desenvolvido no curso de suas vidas, e, por várias razões, não puderam realizar. Serão oferecidos cursos e desenvolvidas ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades. Além disso, serão desenvolvidos estudos e pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria.

 

A Unati se orientará pelos princípios da educação não-formal, ou seja, o aluno terá liberdade para escolher as atividades de ensino de acordo com suas preferências. Sendo assim, não haverá avaliação por meio de provas. Nessa primeira etapa de funcionamento, os cursos terão a duração de três semestres e os certificados de conclusão dos cursos serão atribuídos por critério de freqüência. As atividades deverão ser realizadas das 8h às 10h40 e das 13h30 às 16h10.

 

Para se inscrever gratuitamente, basta ter idade igual ou superior a 55 anos, com qualquer nível de escolaridade, apresentando uma cópia da carteira de identidade e duas fotos 3x4 no momento da inscrição. O critério de seleção será por ordem de inscrição até o preenchimento das vagas, respeitando a disponibilidade de vagas de cada curso.

 

As inscrições poderão ser feitas no câmpus sede da UEM (Avenida Colombo, 5.790), no Bloco H-35, sala 7, de 22 a 26 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30 e no dia 27, das 9h às 11h30.

Começa, no dia 18 de fevereiro, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Direito Ambiental e Ordenação do Território, oferecido pelo Programa de Pós Graduação em Direito e Departamento de Direito Publico, da UEM.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de março, das  8 às 11h30 e 13h30 às 17 horas, no bloco D34, sala 12, com a entrega da seguinte documentação: fotocópia do diploma , fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, fotocópia do CPF , fotocópia da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, ficha de inscrição.  

Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental e Ordenação do Território, de caráter interdisciplinar oferecida, pela UEM. Poderão se inscrever graduados em Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Geografia, Agronomia e áreas afins.

A inscrição pelo correio deverá ser postada aos cuidados de Vandete Maria Viel, Programa de Pós Graduação em Direito, Av. Colombo 5790 – Bloco D34, sala 012, CEP -  87020-900 – Maringá – PR. As aulas terão início no dia 10 de abril. Outras informações pelo telefone 3261-4977, site www.ppd.uem.br.

 

Começa, no dia 1º de fevereiro, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Produção Industrial – Sustentabilidade de Processo. Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu oferecida pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Podem se inscrever graduados em Engenharia de Produção e áreas afins.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 de fevereiro, das 13 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas, na secretaria do bloco 19. É necessário apresentar a seguinte documentação: fotocópia do diploma , fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, fotocópia do CPF, fotocópia da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, ficha de inscrição. Os resultado da seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. A matrícula será efetuada de 1º a 5 de março, quando as aulas terão início.

Outras informações pelo telefone 3261-4196, no endereço www.dep.uem.br. ou pelo e-mail sec-dep@uem.br.

 

O Departamento de Ciências Fisiológicas (DFS) oferece uma nova turma do curso de Especialização em Fisiologia Humana: Funcionamento do Organismo Humano no Contexto Interdisciplinar. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 12, pessoalmente ou por correio. O início das aulas, que serão ministradas aos sábados, está previsto para 6 de março.

 

Mais informações no site http://www.dfs.uem.br/