Notas

As revistas Acta Scientiarum Agronomy, Acta Scientiarum Animal Sciences e Acta Scientiarum Technology, acabam de ser indexadas numa das principais bases de dados bibliográfica e índice de citações do mundo, a SCOPUS da Editora Elsevier (Holanda).

 

Desta forma os artigos terão maior visibilidade nacional e internacional, principalmente com o aumento do fator de impacto dos artigos publicados nestes periódicos. É importante frisar que outras duas revistas já se encontram indexadas nesta base, a Acta Scientiarum Biological Sciences e Acta Scientiarum Health Sciences, ambas com índices de fator de impacto, que são gerados pela própria plataforma. Além desse indexador, as revistas Acta Scientiarum se encontram indexadas também em plataformas de relevância mundial, tais como: ISI Web of Science, SciELO, Agris, SCOPUS, entre inúmeras outras.

 

Tais conquistas fazem parte da estratégia da UEM em indexar as revistas Acta Scientiarum nas principais plataformas de dados bibliográficos, e índices de citação com fator de impacto do mundo. E que vem sendo alçado gradativamente por meio do esforço e dedicação da Eduem, sua diretoria, editores e funcionários.

 

Para encerrar as boas novas, acaba de ser aprovado e está aberta para submissões a revista Acta Scientiarum Education, revista que surge como uma subdivisão da Acta Scientiarum Human and Social Sciences, e inicia no volume 32 deste ano, sua missão é disseminar textos e artigos originais da grande área de Educação.

 

Outras informações: http://www.uem.br/acta   http://periodicos.uem.br/ojs ou pelo telefone: (44) 3011-4253

O Departamento de Análises Clínicas da Universidade Estadual de Maringá abrirá uma nova turma para o curso de especialização em Análises Clínicas, com aulas a partir do início do segundo semestre deste ano.

Será a quarta turma do curso, que tem como objetivo oferecer aos profissionais Farmacêuticos e Biomédicos a possibilidade de atualização, reciclagem e especialização em temas de relevância para a sua atuação profissional. O curso está estruturado em aulas teóricas e práticas e acontecerá nos finais de semana. Os alunos serão capacitados para desenvolver, analisar e interpretar cientificamente dados clínico-laboratoriais, além de gerar novos conhecimentos na área.

Informações sobre as inscrições e desenvolvimento do curso poderão ser obtidas no site do departamento de Análises Clínicas a partir de maio. O endereço é www.dac.uem.br e o fone é 44 3011- 4850.

 

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Aduem) e a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Sesduem) promovem, segunda-feira, dia 8, atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A programação começa com um coquetel no miniauditório da sede administrativa da Aduem, às 18 horas. Entre as atrações está a apresentação do grupo Música e Poesia.

 

Atores do musical A Bela e a Fera visitarão, nesta sexta-feira, às 10 horas, o Hospital Universitário Regional de Maringá. Eles irão conhecer as crianças no ambulatório e as que estiverem internadas na pediatria do HUM. Superprodução apresentada em diversas capitais brasileiras, A Bela e a Fera envolve 200 profissionais, incluindo 22 atores que interpretam 40 personagens. A novidade é que o musical utilizará a tecnologia 3 D para projetar algumas animações durante os intervalos das cenas. A peça retrata a história de Bela, cujo pai, Marcel, perdeu a fortuna e todos acham que é louco. Bela é cortejada pelo belo Gastón, mas o despreza, já que o considera desprezível. Gastón ameaça tomar a casa de Marcel caso Bela não se case com ele. Bela foge para a floresta. Tentando escapar dos lobos durante uma tormenta, ela se refugia num castelo e acaba prisioneira da Fera, o senhor do castelo.
Fera, na realidade, é um príncipe que foi amaldiçoado por uma bruxa, que também transformou todos no castelo em objetos falantes. O feitiço só será quebrado se a Fera amar alguém e essa pessoa retribuir este amor antes da última pétala da rosa encantada cair.
As apresentações de A Bela e a Fera ocorrerão nesta sexta-feira, sábado e domingo, no Teatro Calil Haddad.
 

O Departamento de Biologia Celular e Genética da UEM prorrogou o prazo de inscrições para o Curso de Especialização em Biotecnologia Aplicada à Agroindústria, turma 2010. Os interessados, agora, podem se inscrever até dia 11 deste mês.

O curso teórico e prático é uma oportunidade para biólogos, zootecnistas, agrônomos, veterinários, engenheiros de alimentos, farmacêuticos e profissionais que atuam direta ou indiretamente com as agroindústrias, de atualizar e aprofundar seus conhecimentos de Biotecnologia e modernas ferramentas da Biologia Molecular aplicadas na Agroindústria. Entre os temas abordados nas aulas estão transgênese, análise de variabilidade de organismos, terapia gênica, genômica, teste de paternidade baseado no DNA, clonagem, controle biológico e melhoramento animal assistido por marcadores moleculares.

Outras informações no site www.dbc.uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de especialização em Produção Industrial – sustentabilidade de processo. O objetivo é repassar conhecimentos sobre inovações tecnológicas e sustentabilidade dos processos com foco em sistemas produtivos de melhor custo/benefício em termos industriais, sociais e financeiros. Além disso, o curso pretende capacitar os profissionais para atuarem na produção industrial, gerir recursos materiais e intelectuais de forma sustentável. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (5), no Departamento de Engenharia de Produção, bloco 19, das 13 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas, com a entrega da documentação exigida.

Destinado a graduados em Engenharia de Produção e áreas afins, será ministrado às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde, a partir de 19 deste mês. Outras informações pelo fone 3011-4196, site www.dep.uem.br ou e-mail sec-dep@uem.br.