Notas

O Departamento de Design e Moda, localizado no Campus Regional de Cianorte, promoveu o II Trote Solidário, para recepção aos alunos do curso de Design. A entidade beneficiada foi o Centro de Educação Infantil São José, que neste ano está comemorando 40 anos de serviços prestados ao município de Cianorte, atendendo cerca de 350 crianças, com idades variando entre 4 meses a 5 anos de idade.

O 2º trote solidário foi coordenado pelo professor Rodolfo Miyamoto e pelo técnico administrativo Anderson Theodoro, entre os dias 4 e 5. Os servidores buscaram patrocínios e apoios no comércio e instituições locais, no período das férias, conseguindo a doação de todo o material necessário para construir e pintar três casinhas de bonecas, nas quais as crianças pudessem entrar e brincar.

Algumas empresas preferiram colaborar com doações em dinheiro, valores que foram revertidos na compra de protetores solar (para aqueles alunos que estavam trabalhando no sol) e lanche para todos. Também houve quem contribuísse com o trote solidário através de serviços, foi o caso do marceneiro Aristeu Piovesan, que durante todo o tempo acompanhou a construção das casas e deu várias dicas de como se trabalhar com as ferramentas de marcenaria. Maycon Grecco, gerente de uma casa de pinturas, colaborou ensinando os alunos tudo o era necessário saber sobre tipos de tintas, misturas, cores, acabamento, técnicas de pintura etc.

Com essa atividade os alunos puderam contribuir de forma nobre, com o trabalho dessa instituição de educação, além de aprender a lidar com alguns materiais, equipamentos e trabalho em grupo.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está com inscrições abertas para concurso público visando contratar professores em diversas áreas, nos câmpus das cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.

Serão oferecidas cerca de 200 vagas. O prazo de inscrição termina no dia 22 deste mês. As provas serão aplicadas em abril, nos municípios onde se localizam os câmpus, e a previsão é que os aprovados sejam nomeados no primeiro semestre do ano.

Entre as áreas que oferecem vagas no concurso estão administração, arquitetura, comunicação e jornalismo, contabilidade, enfermagem, engenharia de alimentos, engenharia elétrica, engenharia mecânica, história e filosofia, física, fisioterapia, informática, letras português, letras, inglês, secretariado executivo, massoterapia, nutrição, odontologia, prótese dentária, química e sociologia.

Além das vagas mencionadas, o UFPR abrirá concurso com 100 vagas para contratar técnicos administrativos de nível médio e superior, como administradores, bibliotecários, contadores, pedagogos, entre outros. Os editais estão disponíveis no site www.ifpr.edu.br, bastando clicar no link Concurso Público do lado direito da página eletrônica. Outras informações pelos telefones (41) 3361-4905 e (41) 3595-7611.

Nesta quinta-feira (18), o Cinuem exibe o filme Durval Discos, filme brasileiro de 2002, dirigido por Anna Muylaert. A história gira em torno de Durval, que em plena era do CD insiste em continuar vendendo discos de vinil (LP). No elenco, Ary França, Etty Fraser, Mariza Orth, Isabela Guasco, Letícia Sabatella, Rita Lee. Os comentários estarão sob a responsabilidade da professora Rosana Steinske, do Departamento de História da UEM, no auditório do Ney Marques, às 18h30.  

Devido a problemas de saúde, o ex-ministro da Agricultura, Alyssson Paulinelli, desmarcou a aula magna que iria proferir, nesta terça-feira (16), na Universidade Estadual de Maringá, o que motivou a Reitoria da UEM a cancelar o evento.

A aula ocorreria a partir das 20 horas, no Restaurante Universitário, como parte das atividades do ano letivo de 2010 e como evento comemorativo dos 40 anos da UEM.

Outras aulas magnas serão proferidas nos próximos dias: nesta quarta-feira (17), às 15 horas, no auditório do PDE (Bloco B-33), o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vai ministrar a aula magna da pós-graduação; no dia 29 (segunda-feira), às 20 horas, no Restaurante Universitário, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, vai proferir a aula inaugural do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e, no dia 16 de abril, às 20 horas, no auditório Ney Marques, o sociólogo e cientista político, Emir Sader, vai proferir a aula inaugural da extensão.

 

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, vai participar, no dia 26 de março de uma mesa redonda com o tema PAC e Políticas Sociais. O evento está marcado para as 14 horas, no auditório Ney Marques. É uma promoção do Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá  

A mesa de debate também será composta pelas professoras Ana Lúcia Rodrigues e Celene Tonela, do Departamento de Ciências Sociais.  

Segundo a professora Ana Lúcia Rodrigues, o objetivo da mesa redonda é dar continuidade ao processo de monitoramento e pesquisa da implantação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no Brasil.  

 Paulo Bernardo Silva, 58, bancário por profissão, já exerceu, entre outros, os cargos de deputado federal, secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul (1999/2000) e secretário de Fazenda de Londrina (2001/2002). Assumiu o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 2005.

 

O Departamento de Educação Física (DEF) e a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abrem inscrições para aulas de ginástica masculina e feminina do Projeto Escola de Ginástica. As vagas são destinadas a crianças de Maringá e região com idade entre 6 e 11 anos. Este projeto de extensão vem atuando desde 1995, possibilitando, por meio de experiências práticas, que as crianças conheçam diferentes manifestações gímnicas, quais sejam: ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica acrobática e ginástica geral.

As aulas serão ministradas por integrantes da Companhia Gímnica/DEF/UEM e do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola –DEF/UEM, coordenados pelas professoras doutoras Ieda Parra Barbosa Rinaldi e Roseli Terezinha Selicani Teixeira.

As inscrições gratuitas poderão ser feitas até dia 31 deste mês, na CDR, bloco M-6, sala 20. É obrigatória a presença de um adulto responsável pela criança. As vagas são limitadas. É necessária uma foto 3x4 e a fotocópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade da criança. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4314 ou pelo e-mail sec-cdr@uem.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .