Notas

Será aberta na próxima segunda-feira (5), a Mostra de Esculturas Arte e Neuroplasticidade, no Museu da Bacia do Paraná. A exposição vai apresentar uma coletânea de obras que foram produzidas pelo ateliê Arte e Neuroplasticidade, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Para esta mostra foram selecionadas dezesseis obras, duas de cada expositor. Os nomes dos artistas são: Bruno Volski, Clélia B., Edvan D. Souza, Mamédio Rainha, Marcos Kubota, Maria de Jesus e Wilson Sanches, e do coordenador do projeto o Valmir Batista da Silva. 

O ateliê Arte e Neuroplasticidade, localizado no bloco 6, desenvolve atividades de modelagem e escultura em argila há 12 anos, com o intuito de promover a inclusão social através da arte. Os benefícios da utilização da modelagem e escultura em argila já foram comprovados cientificamente, a partir de uma pesquisa realizada por Valmir Batista da Silva com uma pessoa com deficiência motora. Mais informações sobre as ações realizadas pelo ateliê estão disponíveis no site http://www.brisolucoes.com.br/neuroplasticidade/.

A exposição dos alunos do grupo fica montada entre os dias 5 e 16 de abril, no Museu da Bacia do Paraná, localizado na Avenida Colombo, 5790, bloco Q-2 (próximo do prédio da reitoria). Os interessados podem agendar visitas para escolas e/ou grupos de turistas. O horário de visitação é das 8 às 11 e 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é possível fazer agendamento em contato prévio. O telefone é o (44) 3011-4294.

O “novo” Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da UEM abre inscrição para a turma que terá início em agosto deste ano. Até 2009, a UEM mantinham um programa de pós-graduação consorciado com a Universidade Estadual de Londrina. Mas, em 2010, as duas instituições obtiveram êxito em seus projetos institucionais isolados, que foram aprovados pela Capes.

O programa aceitará inscrições de 1º a 30 de abril. O mestrado oferece 14 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa Organizações, Estratégia e Trabalho e Empreendedorismo, Inovação e Mercado. Os candidatos devem ter passado no Teste Anpad (provas de Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativa, Raciocínio Analítico, Português e Inglês) a partir da edição de fevereiro 2008. Outras informações pelo site www.ppa.uem.br.

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e o Grupo de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC), promovem a I Mostra de Filmes Etnográficos, sob a coordenação da professora Sandra Pelegrini, do Departamento de História da UEM.

Com o tema, Celebração e Saberes de Ofícios no Brasil, a mostra tem como objetivo discutir filmes etnográficos como instrumento de pesquisa nas ciências humanas e sociais, além de sensibilizar um público de leitores e consumidores de filmes fora do circuito comercial, sobretudo o filme nacional. O evento será realizada entre os dias 07 a 29 de abril no auditório do CCH, bloco 35, salas 2 e 7. Ao longo desses dias serão apresentados filmes como, São Luiz Dorme ao Som dos Tambores; Trama Mineira, Mato eles?; Passos de Oeiras; Folia no Morro e Transbordando.

Para a cerimônia de abertura, foi convidado o professor Cristiano Mota Mendes, coordenador do Programa de Apóio a Produção de Documentários Etnográficos, da Associação dos Amigos do Museu Edson Carneiro/RJ, órgão ligado ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN) do Ministério da Cultura (MinC).

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail mostradefilmesetnograficos@gmail.com

 

As atividades docentes e técnico-administrativas da UEM estão dispensadas neste sábado (3). O reitor Décio Sperandio estipulou recesso em decorrência do feriado do dia 2 (Paixão de Cristo). Serviços que, por sua natureza, não admitam paralisação não são abrangidos pela medida. Nesse caso, os servidores deverão fazer escala de revezamento, com compensação, exceto aqueles que trabalham em escala de plantão.

Robert Wells, mestre e diretor adjunto do Professional Development Department do Guildhall School of Music and Drama, de Londres, ministra o curso de Criação Musical na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Podem participar alunos e professores da graduação em Música da UEM, professores do projeto social Música sem Fronteiras e músicos da comunidade em geral. A proposta é desenvolver processos de criação musical de forma coletiva e formar líderes musicais em diversos contextos sociais, além de ampliar e enriquecer as abordagens adotadas para os processos de aprendizagem musical, explorando diferentes linguagens musicais. “Buscamos fomentar o desenvolvimento individual na medida em que estimula a troca de idéias e habilidades entre os participantes, em um ambiente de experimentação e autoconfiança”, acrescenta a coordenadora do curso a professora Vânia Malagutti Fialho.

O curso será realizado na Sala Padre José Penalva, localizada no bloco 8, no câmpus da UEM, a partir de amanhã (30) até quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.dmu.uem.br, até amanhã. Acadêmicos pagam R$ 30,00 e não-acadêmicos R$ 40,00. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4383.

A Escola de Música da UEM prorrogou o prazo de inscrição para o curso de Iniciação Musical em Canto Erudito até 1º de abril. Não há necessidade de conhecimento anterior. Os interessados devem ter idade mínima de dez anos e disponibilidade de horário. Elas podem ser feitas na Escola de Música, bloco 117. As aulas para canto serão de 5 de abril a 19 de novembro, sob coordenação do professor Hideraldo Luiz Grosso. Outras informações pelo fone 3011-4383.