Notas

O Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá e o Sindimetal convidam os alunos, professores e profissionais da área para a palestra Fontes de Financiamento para P&D no Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves. A iniciativa faz parte da programação da Feira Metal Mecânica 2008.

A palestra será proferida pelo professor Florival Rodrigues de Carvalho, Superintendente de Planejamento e Pesquisa na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. A atividade está prevista para sábado (18), às 10 horas, no pavilhão do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, por meio do Projeto de Pesquisa Estudos dos Fundamentos Epistemológicos da Psicologia de Vigotski do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia, os Seminários Vigotski Epistemológicos. A próxima atividade será a palestra Kant e o Problema do Conhecimento, a ser proferida pela professora Andrea Faggion, do Departamento de Filosofia na próxima terça-feira (21), às 19 horas, na sala do COU.

 

A UEM realiza, na próxima quarta e quinta-feiras, a Mostra de Profissões, com dezenas de atividades que irão movimentar o campus universitário.

Escolas interessadas em conhecer a mostra podem agendar visitas com a Pró-Reitoria de Ensino, por meio do ramal 4211, ou por meio do Núcleo Regional de Educação, pelo telefone 3218-7130.

Diversas áreas de formação estarão participando do evento, mostrando as atividades que desenvolve e ajudando o interessado a ter melhor discernimento sobre o curso.

Estarão presentes as áreas de Ciências Agrárias (agronomia, engenharia agrícola, medicina veterinária e zootecnia), ciências biológicas (ciências biológicas), ciências da saúde (educação física, enfermagem, farmácia e medicina e odontologia), ciências exatas (estatística, física, licenciatura plena em ciências, matemática e química), ciências sociais aplicadas (administração, ciências contábeis, ciências econômicas e direito), ciências humanas, letras e artes (ciências sociais, filosofia, geografia, história, letras, música, normal superior, pedagogia, psicologia e secretariado executivo trilíngue), engenharias e tecnologia (arquitetura e urbanismo, ciência da computação, design, engenharia de alimentos, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia têxtil, informática, moda, tecnologia em alimentos, tecnologia em construção e tecnologia em meio ambiente).

As atividades serão desenvolvidas em tendas instaladas nas imediações do Restaurante Universitário, das 8 às 21 horas, durante os dois dias da Mostra. Também haverá apresentações culturais e os alunos das escolas que fizerem agendamento poderão visitar o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e o Museu da Bacia do Paraná.

No próximo dia 30, o Teatro Calil Haddad será palco do 7º Show de Talentos, promovido pelo Centro de Vida Independente (CVI) de Maringá. Por meio de manifestações artísticas, pessoas com e sem deficiência vão representar e analisar questões como acessibilidade, transporte e trabalho. Além do CVI, a ANPR, a Apae de Astorga, a Anpacin, a Escola Dinâmica, o CEEBJA, o Projeto de Extensão-UEM e a AMDF também vão se apresentar.

De acordo com Gláucia de Araújo, coordenadora administrativa do CVI-Maringá, o objetivo do evento é apresentar uma atividade diferente para a comunidade. “Queremos mostrar que as pessoas com deficiência também têm talentos”, disse.

A entrada para o show é gratuita. Os convites deverão ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 18 horas. As apresentações começam às 19 horas.

O filme desta semana do Cinuem é Narradores de Javé, de 2003. Roteirizado por Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé, foi dirigido pela própria Elaine Caffé. Filmado no interior da Bahia, em Gameleira da Lapa, este filme encena as formas de resistência da população local frente à iminência do desaparecimento da cidade por um inundamento. José Dumont, Matheus Nachtergaele, Nélson Dantas, Gero Camilo e Nélson Xavier são alguns dos nomes que compõem o elenco. Os comentários estarão sob a responsabilidade de Ivonir Rodrigues Ayres, historiador, produtor de vídeo e mestrando em educação. O evento será na quinta-feira (16), a partir das 18h30, no anfiteatro Ney Marques, na UEM. Outras informações na página www.uem.br/cinuem.

 

 

O Câmpus da UEM em Umuarama promove, na próxima semana, de segunda a sexta-feira (20 a 26), a VI Semana de Tecnologia.  As atividades começam com minicursos no período da manhã, no Centro de Tecnologia, mas a solenidade de abertura está marcada para as 19h30, no Laboratório de Hidráulica, no Bloco C.

Na programação, estão minicursos, visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água de Umuarama, mostra de pesquisa dos alunos e palestras. Entre os temas: Aproveitamento de Águas de Chuva: aspectos qualitativos e quantitativos; Estacas do Tipo Hélice Contínua; Tratamento de Água Utilizando Membranas; Sustentabilidade na Construção Civil; Análise dos Constituintes Básicos dos Alimentos; Geotecnologias Aplicadas às Ciências Ambientais; Novas Tendências na Construção Civil-Gerdau; Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto; Alterações da Lei de Crimes Ambientais; Reuso de Efluentes na Agricultura; Arquitetura de Brasília – a obra de Oscar Niemeyer; Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças; Desenvolvimento de Alimentos Funcionais; A Soja no Contexto da Segurança Alimentar; Limnologia Básica; Segurança do Trabalho na Construção Civil; e Aplicação do Método da Maturidade em Estruturas de Concreto Armado.  

O evento envolve os cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento, na Biblioteca do CTC. Outras informações pelo fone (44) 3621-9300.

 

 

UEM/ASC– RK – 14/10/08

Termina, no dia 20, o prazo de inscrição ao concurso público para professores, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). São 21 vagas em 18 áreas do conhecimento, distribuídas pelos câmpus de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama.

As inscrições são aceitas no Protocolo Geral (Bloco A-1), das 7h40 às 11 e das 13h30 às 16 horas, exceto sábados e domingos. Elas também podem ser enviadas pelo correio, mas só serão aceitas se chegarem ao Protocolo Geral até as 16 horas, do dia 20.

O resultado da homologação das inscrições será afixado em edital na secretaria do departamento pertinente e no site www.uem.br/concurso. As provas serão realizadas de 19 de novembro a 4 de dezembro. A validade do concurso é de dois anos improrrogáveis, contados da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Paraná.

Dependendo da titulação dos aprovados, o enquadramento será na referência inicial “A” nas classes Professor Auxiliar (graduado), Professor Auxiliar (especialista), Professor Assistente ou Professor Adjunto. O regime Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide) poderá ser concedido para professores de todas as classes, desde que atendidas as normas.

O Edital 257/2008-PRH, que regulamenta o concurso, pode ser visto no site www.uem.br/concurso . Outras informações pelos telefones (44) 3261-4352 e 3261-4233.