Notas

O programa Ponto & Contraponto, da Rádio UEM FM (106,9 MHz), debate, nesta sexta-feira (12), ao vivo, às 11 horas, o tema Maringá: meio ambiente e resíduos sólidos.

Participam deste debate Zaquel Elpídio dos Santos, advogado e presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-Maringá; Jorge Villallobos, professor e coordenador do Observatório Ambiental da UEM; e Célia Regina Granhen Tavares, professora e pesquisadora da área de Engenharia Química da UEM.

Os ouvintes podem participar do programa pelo telefone 3261-4393 ou e-mail uemfm-jornalismo@uem.br.  Ponto & Contraponto é um espaço criado visando o debate de idéias, de forma a gerar reflexão crítica e cidadania.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia a partir de 21 de março de 2009. As inscrições podem ser feitas de 1º de fevereiro a 7 de março, na secretaria do Departamento de Biologia, bloco H-78. Com área de concentração em Ensino de Ciências e Biologia, o curso pretende proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de Ciências e Biologia.

Com carga horária de 366 horas/aula, as aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde. Na estrutura curricular, disciplinas como A Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Fundamentos e Práticas para a Educação Ambiental; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia; oficinas de ensino-aprendizagem em Genética, Física/Astronomia Aplicada a Ciências e Biologia, Botânica, Biologia Celular, Anatomia e Fisiologia e em Química Aplicada a Ciências e Biologia, e outras.

A especialização é destinada a licenciados em Ciências, Ciências Biológicas e áreas afins. São oferecidas, no mínimo, 20 vagas e, no máximo, 35 vagas. Os candidatos serão selecionados por meio da análise de currículo. A matrícula dos aprovados será de 16 a 20 de março. O custo é de 18 parcelas de R$ 165,00. Outras informações pelo fone 3261-4312.

O fornecimento de nitrogênio líquido, pelo Laboratório de Criogenia, do Departamento de Física, da UEM, será interrompido de 19 deste mês a 9 de janeiro.

A paralisação ocorrerá em virtude das férias coletivas da universidade e dos abonos dos servidores. O fornecimento voltará ao normal a partir do dia 12 de janeiro. Outras informações poderão ser obtidas no Laboratório de Criogenia (bloco G-67, sala 6), com Marcos Moleiro (telefone 3261-4330, ramal 210) ou com Márcio Babata (telefone 3261-4430, ramal 204).

 

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) foi agraciado com o 1º lugar na categoria Relatórios de Programas Implantados ou em Implantação, no Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 deste mês, no Cietep, em Curitiba. O Serviço foi idealizado e implantado pela pedagoga Cinthya Menezes, chefe de gabinete da secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde.
O prêmio tem um destaque especial, pois o trabalho foi considerado pela Fiep adequado aos Objetivos do Milênio traçados pela ONU (Organização das Nações Unidas).  O Sareh atende alunos da Educação Básica impossibilitados de freqüentar a escola por estarem internados em hospitais, permitindo a continuidade dos estudos.

“O pedagogo é responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido, sendo o elemento articulador entre o aluno, o professor, a família, o hospital, a escola e os núcleos regionais de Educação”, explica Cinthya. Até a metade do próximo ano, um projeto político pedagógico próprio para esse serviço deverá estar definido.

O Sareh funciona também no hospital universitário da UEM, em parceria com o HU, atendendo a diversos pacientes internados. Juntamente com a Seed, os núcleos regionais de Educação acompanham, mediam, orientam e fiscalizam as ações pedagógicas do Sareh.

O serviço já está implantado em oito instituições localizadas em três regiões do Paraná – Curitiba, Londrina e Maringá – e avança para ampliar sua cobertura. Atende alunos do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.

 

A Uniscience do Brasil ministra um treinamento em Termociclador para PCR em Tempo Real Rotor-Gene 6000, 5-Plex HRM Corbett, nesta terça-feira (9), na UEM. O treinamento será dado por Daniel Perez Vieira, assessoria científica Technical Support da Uniscience do Brasil, a partir das 14 horas no anfiteatro do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa da UEM (Comcap), bloco A-9. A promoção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria de Pesquisa e Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional.

Uma comissão interinstitucional apresentou uma proposta de educação musical, na quarta-feira da semana passada, para a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) e na plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE).  O Projeto de Educação Musical nas Escolas do Paraná (Pemep) foi elaborado pelas  universidades estaduais de Maringá e de Londrina, com assessoria do professor Carlos Kater. A proposta visa a iniciar um processo de formação continuada para professores de Arte da rede estadual de ensino para ministrar os conteúdos de Música.

A chefe do Departamento de Música da UEM, Vânia Fialho, explica que o projeto foi elaborado a partir de uma demanda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). “A formação continuada de professores é tema que vem sendo amplamente debatido, acompanhando as principais tendências educacionais da atualidade. Desde 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música indicam que as universidades e IES têm o compromisso de estabelecer pontes profícuas com a educação básica. A aprovação da Lei nº 11.769, em 18 de agosto de 2008, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de música na educação básica, requer das universidades formadoras de profissionais da educação o comprometimento com a formação continuada para capacitar os professores que já atuam na área de arte para ministrarem os conteúdos específicos de música”.

O projeto piloto deve ser desenvolvido em 2009, com carga horária de 120 horas/aula, dividida em três módulos, com o caráter de extensão universitária. Serão parceiros nessa iniciativa a Seed, a Seti, a UEM, a UEL, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Alem de Vânia Fialho, também participaram das reuniões Magali Kleber (UEL), Margaret Amaral de Andrade (Embap), Solange Maranho Gomes (FAP), Agnes Cordeiro de Carvalho (Seed) e Carlos Alberto de Paula (Seed).