Notas

A UEM promove o Workshop Internacional em Tecnologia e Infra-Estrutura para Pesquisa nos dias 27 e 28 deste mês, das 7h45 às 17 horas, no Bloco C-23, sala 202. O objetivo é disseminar as técnicas e o ferramental tecnológico para colaboração e produção em pesquisa. Visão Geral do Grupo RoR – proposta, características, estrutura, publicações, pessoas ao redor do mundo é o tema da primeira palestra. O assunto será abordado por Ricardo Pietrobon (Universidade Duke/EUA).  

Jatin Shah (Duke/Singapura) falará sobre RoR Group Projects – standardize and facilitate the writing of research papers; Elias César de Araújo de Carvalho (UEM) sobre Mineração de Texto em Grandes Bases de Dados de Pesquisa – research performance, trial simulation, etc e sobre Ferramentas Livres para Comunicação Utilizadas pelo RoR – Skype, Yugma, Google Docs, Google Calendar, etc; Claudia Vanalli (Duke/EUA) sobre Manual Thetoric Analysis of the Papers, Text Mining, a Computer Science Technique to Automatically Process Information in Free Text such as Scientific Papers.

Pietrobon será responsável ainda pelos temas: Projetos, Oportunidade de Financiamento e Publicação de Artigos – o conceito do Centro de Propostas do RoR Group, adesão de pesquisadores visando à participação em projetos, publicações e conferências internacionais; Trabalhos do RoR Envolvendo Text Mining e Simulação; e a mesa-redonda para discussão de futuros projetos.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM e pela Duke. Há apenas 40 vagas, priorizadas para pesquisadores e pós-graduandos nas áreas da saúde e ciências sociais aplicadas. Outras informações na secretaria do PPA, Bloco C-23, sala 15, fone 3261-4976.

 

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramentos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, na próxima sexta-feira (24), o I Seminário Internacional do PGM.

O evento ocorrerá das 8h30 às 11h30, no anfiteatro Keshiyu Nakatani, Bloco H-90 (Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura/Nupélia), câmpus universitário.

Intitulado Marker-assisted selection in common bean (Phaseolus vulgaris’ L.), o seminário será apresentado pelo professor James Kelly (Ph.D.), do Department of Crop and Soil Sciences, da Michigan State University (Universidade de Michigan), nos Estados Unidos. Não há necessidade de inscrições prévias. Os participantes receberão certificados. Outras informações pelo telefone 3261-4552.

O Observatório Ambiental da UEM e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses de Maringá, estão realizando uma campanha para que a população não alimente os pombos urbanos. A medida visa controlar naturalmente o bando que gera grandes transtornos em virtude do volume de fezes e urina que depositam nas ruas, janelas, carros, sacadas, beirais, podendo transmitir doenças pulmonares, dermatológicas, alérgicas e intoxicações alimentares.

A recomendação é que se recolha as sobras de alimentos de animais domésticos, aves de gaiola e criações, e os resíduos de alimentos nos locais com venda de lanches nas ruas. Deve-se limpar os locais com fezes, lançando antes uma mistura de água sanitária e água e utilizando máscara para cobrir a boca e nariz. Também é recomendado que se construa barreiras físicas para impedir a construção de ninhos e abrigos, além de não alimentar os pombos.

As entidades pretendem desenvolver outras etapas da campanha de conscientização sobre esses animais que, nas cidades, reproduzem-se rapidamente pela grande oferta de alimentos e pela ausência de inimigos naturais. Uma população de pombos pode duplicar a cada ano. Informações adicionais pelos fones 3218-3136, 3901-1176 e 9935-7160.

 

 

Entre os dias 21 e 23 desse mês a UEM realizará o I Simpósio do curso de Direito, promovido pelo Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF), Departamento de Direito Público (DDP) e Departamento de Direito Privado e Processual (DPP). Nesta primeira edição, o evento enfocará os vinte anos da Constituição brasileira.

 

Na programação do Simpósio estão previstas 13 palestras, nos períodos matutino e noturno, além de apresentações de Projetos de Iniciação Cintífica (PIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período da tarde. Entre outros temas, as palestras abordarão a “Constituição, jurisdição e cláusulas processuais abertas”, com o professor de Direito Processual Civil da UEM, Paulo Roberto de Souza, e “A nova jurisdição Constitucional Brasileira”, com o professor de Direito Constitucional da PUC-PR (Curitiba), Flávio Pansieri.

 

As palestras no período da manhã começam às 8h e no período da noite às 19h30, todas no Espaço para Eventos da Biblioteca Central dos Estudantes. Já as apresentações de projetos estão previstas para as 14h, no Bloco F-67.

 

As inscrições para o I Simpósio do curso de Direito podem ser feitas até o dia 20, no Centro Acadêmico do bloco D-34, segundo andar, das 9h20 às 9h50 e das 21h10 até 21h40, no valor de dez reais. O Simpósio conta com o apoio institucional do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC) e patrocínio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR). Outras informações pelo telefone do Departamento de Direito Público 3261-4907 ou pelo e-mail sec-ppd@uem.br.

 

De 5 a 7 de novembro, acontecerá a II Semana Paranaense do Cavalo. O evento, realizado pelo PET de Zootecnia, em conjunto com o Departamento de Zootecnia da UEM, conta com o apoio do Instituto de Tecnologia Agropecuária de Maringá (ITAM).

 

A edição deste ano tratará da nutrição, alimentação, reprodução, clínica e manejo geral do cavalo. As discussões serão feitas no Anfiteatro do bloco F-67 da UEM e as vagas são limitadas.

 

Para estudantes e profissionais que fizerem suas inscrições até o dia 4 de novembro, a taxa é de 30 e 40 reais, respectivamente. Após o dia 4, será cobrado o valor de 50 reais para estudantes e 60 reais para profissionais.

 

Inscrições e informações sobre a II Semana Paranaense do Cavalo no site www.dzo.uem.br/pet ou no ITAM, bloco J-45.

 

Com o objetivo de analisar a eficácia de um método no tratamento da doença, a fisioterapeuta Egle Pereira Leão está recrutando voluntários que sejam portadores de Doença de Chagas com comprometimento no intestino. Trata-se do paciente com megacólon chagásico, que tem dificuldade para evacuar e cujos sintomas são prisão de ventre e distensão abdominal (gases).

Os voluntários serão submetidos à sessões de fisioterapia, que consiste basicamente na massagem abdominal. Por meio do procedimento, Egle, aluna do curso de mestrado em Ciências da Saúde, da UEM, pretende verificar a eficácia da técnica empregada neste tipo de comprometimento.

A pesquisa é intitulada Atuação fisioterapêutica nos pacientes com megacólon chagásico. A mestranda tem a orientação da professora Mônica Lúcia Gomes, do Departamento de Análises Clínicas.

As pessoas interessadas em participar da pesquisa deverão entrar em contato com Egle, pelo celular (44) 9942-4219 ou pelo e-mail egle@bs2.com.br. Os nomes serão mantidos em sigilo.