Notas

Será aberto na próxima quarta-feira (24), o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O mestrado do PPE, desde sua fundação, em 1990, vem contribuindo na formação de pesquisadores na região e exercendo importante papel multiplicador. Neste ano, o mestrado oferece 37 vagas. O Programa possui 31 docentes, todos com doutorado. Este é um indicativo de suporte na qualificação e no desenvolvimento do trabalho diferenciado.

No primeiro dia de seminário, o período da manhã será ocupado pelo credenciamento dos participantes, entrega do material e abertura oficial, além de mesas-redondas, no Anfiteatro do Nupélia (bloco G90). No bloco H-12 (salas 13 e 15) e G-34 (salas 201 e 202), à tarde, haverá uma sessão de comunicações e, à noite, palestra com a professora Nora Rut Krawczyk (UNICAMP), sobre Política e Gestão em Educação.

Na quinta-feira (25), as mesas-redondas também serão realizadas de manhã, no Anfiteatro do Nupélia. No período da tarde, haverá nova sessão de comunicações e à noite palestra com o professor Manoel Oriosvaldo Moura (USP), que discute o tema Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.

O Seminário de Pesquisa do PPE termina na sexta-feira (26). No período da manhã, os discentes do PPE vão ter uma reunião fechada com um representante da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); e, no período da tarde, quem participa da reunião é o corpo docente. À noite, o seminário de pesquisa será encerrado com uma palestra da professora Cláudia Maria Costa Alves (UFF), sobre História e Historiografia da Educação.

 

Nos dias 8 e 9 de outubro, o Programa Pró-Egresso de Maringá, que funciona na Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza o II Seminário de Ética, Justiça e Cidadania. O evento será no anfiteatro do térreo do bloco C-67. Os temas centrais serão as penas alternativas e o processo de execução penal.

A abertura do seminário será realizada pela coordenadora do Pró-Egresso, Maria Tereza Claro Gonzaga. A professora do Departamento de Psicologia da UEM vai falar sobre A Interação da Psicologia Jurídica com o Direito. Em seguida, estão programadas mais duas palestras: Aspectos Criminológicos e a Topografia Criminal do Programa Pró-Egresso de Maringá, com a professora do Departamento de Direito Público da UEM, Gisele Mendes de Carvalho; e O Papel do Patronato Penitenciário na Execução Penal, com o diretor do Patronato Penitenciário de Londrina, Tadeu José Migoto.

Ainda haverá uma mesa-redonda que vai discutir a Troca de Experiências entre os Programas Pró-Egresso do Paraná e serão discutidos os temas: Substitutos Penais; A Interface do Serviço Social na Execução Penal; e os 24 anos da Experiência no Sistema Prisional.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas no Programa Pró-Egresso, que fica no Bloco A-1, sala 5, no câmpus universitário. Outras informações pelo telefone (44) 3261-3896.

A professora Estela Maria Meneghel falará sobre as Tendências Internacionais da Educação Superior na América Latina: uma leitura transversal, nesta segunda-feira (22), às 19h30, no Bloco H-12, sala 15, na UEM. Ela é professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, onde integra o corpo docente dos mestrados em Educação e em Desenvolvimento Regional.

Meneghel tem experiência na docência e pesquisa em Educação, com ênfase em Educação Superior, com destaque para estudos nas temáticas relacionadas com avaliação da Educação Superior; políticas educacionais; relação universidade-sociedade; produção acadêmica; gestão universitária; e políticas públicas de educação infantil. Colaborou, em 2003, na elaboração do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, entre 2004 e 2006, atuou na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC), como secretária executiva e assessora técnica deste órgão.

Outras informações com a professora Angela Lara, do Departamento de Fundamentos da Educação, fone 3261-4839.

 

O II Seminário da Unitrabalho debaterá, entre terça e quinta-feira da semana que vem (23 e 25), “A Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas”. O objetivo é divulgar a sua atuação em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema.

  A Universidade Estadual de Maringá promove a primeira Copa Universitária de Futebol Suíço, que será realizada no período de 9 de outubro a 1º de novembro. As inscrições serão aceitas até o dia 30 deste mês e devem ser feitas pessoalmente na Coordenadoria de Desportos e Recreação, sala 20, Bloco M-06, do câmpus universitário. No ato da inscrição, cada equipe deverá entregar 12 litros de leite longa vida, que serão doados a uma entidade beneficente. Cada equipe pode ter entre 8 e 16 participantes. Podem se inscrever alunos de graduação ou pós da UEM, somente do sexo masculino. Informações pelo telefone 44 3261-4314.  

A área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM realiza, amanhã e sábado (19 e 20), a VI Jornada de Políticas Públicas e Educação - Por uma Educação do Campo: Política e Gestão no Brasil. O evento é organizado em conjunto com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (Geppge I) e o Projeto de Ensino: Políticas Públicas e Gestão no Brasil - Educação no e do Campo.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da UEM, prorrogou o prazo de inscrições para o curso de mestrado – turma 2009. A data para quem for se inscrever por sedex termina no próximo dia 24 e para quem for efetuar a inscrição diretamente na secretaria do PLE, bloco G-34 (sala 1, térreo), encerra-se no dia 26 deste mês. Outras informações pelo site www.ple.uem.br.