Notas

O aluno da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá, Lucas Assumpção Lolis, obteve o primeiro lugar do II Turno do XIX Concurso de Violão Souza Lima – categoria até 14 anos. O evento foi realizado nos dias 1 e 2 deste mês, em São Paulo. O aluno iniciou seus estudos de violão em 2002 e, atualmente, é orientado pelo professor Roberto Baldassi.

Lucas executou as obras Courante, de C. G. Baron, e Valsa Op.8 nº3, de Agustin Barrios Mangoré, na primeira fase. Na final, interpretou Lamento do Morro, de Garoto, e Cello Suite nº 3 e Allemande, de J. S. Bach.
Escola de Música anuncia, também, que vai promover três recitais de alunos, durante este mês, no Teatro Oficina da UEM. O primeiro será na próxima quarta-feira (12) e os outros no dia 18 (terça-feira) e 26 (quarta-feira). A apresentações terão início às 20h30.

Mais informações na Escola de Música da UEM. O telefone é o (44) 3261-4563.

O Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está promovendo os Seminários Vigotski Epistemológicos. A próxima atividade será a palestra Kant e o Problema do Conhecimento, a ser proferida pela professora Andrea Faggion, no dia 25 deste mês, às 19 horas, na sala da Fadec-UEM.

 

O mestrado em Administração, da Universidade Estadual de Maringá, está ofertando uma vaga para aluno estrangeiro, para a nova turma de 2009.

Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma de curso superior, emitido por instituto de ensino oficial do país de origem ou de país onde tenham concluído a graduação.

As inscrições estarão abertas entre os dias 3 e 28 deste mês. O mestrado em Administração da UEM é oferecido em conjunto com a Universidade Estadual de Londrina.

Outras informações podem ser obtidas no site www.ppa.uem.br ou pelo telefone (44) 3261-4941.

 

Dois estudantes do curso de Ciência Econômicas da Universidade Estadual de Maringá foram contemplados no mês de outubro com três prêmios, um deles em nível nacional e os outros regionais. Os ganhadores foram Cláudia Bueno Rocha e Vinícius Gonçalves Vidigal.

Vinícius obteve dois prêmios. O primeiro foi o Prêmio de Iniciação Científica do 11º Encontro de Atividades Científica da UNOPAR, ele conseguiu o primeiro lugar na área de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, com um artigo elaborado durante a participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E, no segundo, ele ganhou no 22º Prêmio Paranaense de Ciências e Tecnologia na categoria “estudante de graduação”, da área de Ciências Humanas e Sociais.

Cláudia obteve a quarta colocação no VI Prêmio Professor Eliseu Martins, realizado pelo FUCAPE Business School (Vitória – ES). Seu trabalho tinha o título “Estudo da Distribuição Espacial do Setor Agrícola do Rio Grande do Sul”.

Não é a primeira vez que os dois recebem prêmios. Eles já haviam sido contemplados com o primeiro e segundo lugares no 18º Prêmio Paraná de Economia, na categoria Artigo de Estudante de Economia.

O projeto “Abrindo Gavetas”, coordenado pela professora Maria Vergínia Santos, promoverá, no dia 14 de novembro, às 23 horas, Um tour pela África e Brasil: do Índico ao Pacífico. O evento será realizado no Local Fest Serv, que fica na Av. Carlos Borges esquina com a Praça A. Furtado, 198.

Segundo a coordenadora do projeto, o evento deverá ter a presença de representantes de Angola, África do Sul e Guiné Bissau Moçambique e CABO Verde e terá na programação apresentações de grupos de dança, gafienra, desfile de roupas africanas e muito samba.

Faz parte também do projeto “Abrindo Gavetas”, que está no sexto ano, uma exposição de Reis e rainhas Africanas. São 60 telas que estarão expostas na Faculdade Maringá, de 18 a 25 deste mês, retratando a nobreza africana que não está registrada nos livros didáticos.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e do Museu da Bacia do Paraná, da UEM; e de diversas outras entidades, entre instituição de ensino superior, órgãos públicos e associações de classe.

Informações pelos telefones (44) 3028-5210 e 8417-0142.

Entre os dias 26 a 28 deste mês, o Observatório das Metrópoles da Região Metropolitana de Maringá, promove o III Seminário Nacional e o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, com o tema “Território, coesão social e governança democrática”.

A abertura do evento é no dia 26, às 8h30 da manhã, com o coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles IPPUR/UFRJ, Luiz Cesar Queiroz Ribeiro. Ainda no primeiro dia irão acontecer mesas redondas e sessões de comunicação.

Logo após a solenidade de abertura, que começa as 20h, terá a Conferência 1, que vai falar sobre Censo 2010, com o Presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

No segundo e terceiro dias (27 e 28), segue a programação normal com mesas redondas e sessões de comunicação. Porém, no último, terá também um minicurso com o tema “Construção da tipologia sócio-ocupacional na leitura da ocupação residencial metropolitana”.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cch.uem.br/observatorio. Mais informações pelo telefone 3261-4287. 

O livro Evoluções e Revoluções: o mundo em transição, organizado pelos professores Marcos César Danhoni Neves (UEM) e Josie Agatha Parrilha da Silva (UEPG), conta com textos de oito professores/pesquisadores do Brasil, Itália e Estados Unidos. Nele, os autores mostram suas visões sobre darwinismo, epistemologia kuhniana, relação ciência-arte, transgenia, cosmologia e relatividade. A obra contempla ainda anexos reproduzindo dois importantes episódios da viagem de Darwin no Beagle e sua ancoragem e estada no Rio de Janeiro e nas Galápagos.

A obra foi lançada durante a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no dia 24 de outubro. Ela será lançada também na Semana de Artes da UEPG, no dia 24 deste mês, em Ponta Grossa.

Foram impressos mil exemplares. Parte será distribuída para escolas de ensino médio do Paraná pelo projeto Universidade Sem Fronteiras. A outra parte será comercializada a R$ 20,00 na Eduem e na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e o Ensino da Matemática (PCM), bloco F-67, sala 9, fone 3261-4827.