Notas

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá apresenta as exposições Contemplação e Estudos de Primavera até 28 deste mês, dentro do projeto O Trabalho e o Prazer Através da Cultura. Os trabalhos que compõem a primeira delas são do professor Edson Ikeda. Auto-didata, Ikeda realiza pinturas em tela e ilustrações para atividades didático-pedagógicas. Além de telas, o artista levou ovos de avestruz, rochas, vasos e pratos de porcelana pintados com figuras humanas e até imagens místicas.

Já a professora Fernanda Simões, colega de Ikeda no Departamento de Engenharia Civil, apresenta uma série de telas inspiradas nas cores, formas e sensações proporcionadas pela Primavera. “As flores e as cores desta estação trazem sempre um toque de leveza à vida”, explica.

As exposições podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Há a possibilidade de se agendar visitas de grupos pelo fone 3261-4294.

 

 

 

 

O Dia da Bandeira foi comemorado na UEM ao meio-dia do dia 19, com a presença do vice-reitor Mário de Azevedo. A data foi instituída em 1889, quatro dias após a proclamação da República. A bandeira foi projeta por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos e a primeira bandeira nacional foi bordada por Flora Simas de Carvalho.

A solicitação de Transferência Interna para os alunos dos cursos de graduação deve ser efetuada no período até 7 de dezembro, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.daa.uem.br, acessando o “Menu do Aluno” (http://www.npd.uem.br/daa/menualuno), link “Transferência Interna de Curso”. Outras informações no edital 25/2008-DAA http://www.daa.uem.br/editais/2008/025-2008-DAA.pdf.

O Câmpus do Arenito (Cidade Gaúcha) recebeu, no dia 19, uma Parati 99/00 da administração da UEM. O carro vai atender prioritariamente o curso de Engenharia Agrícola. O veículo foi entregue pelo vice-reitor Mário de Azevedo à coordenadora do curso, Denise Mahl, na presença do chefe de Gabinete, Júlio Santiago Prates Filho, e do diretor de Serviços e Manutenção, Ozório Matsuda.

 

 

Até sexta-feira (21), a UEM recebe inscrições para mestrado e doutorado em Agronomia. O curso de mestrado tem duração média de 24 meses e o de doutorado, 42 meses. Mais informações junto a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PGA): Bloco J-45, 3261-8930, 3261-8930 ou www.pga.uem.br.

 

 Outro prazo que acaba na próxima sexta-feira é o das inscrições para o concurso de residência médica 2009. São oferecidas 20 vagas e as provas serão realizadas nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 300. Informações e inscrições no site www.dmd.uem.br.

 

 O Programa de Pós-graduação em Odontologia inscreve, também, até sexta-feira, para o mestrado. São oferecidas 10 vagas e as provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro. As inscrições podem ser feitas das 13h30 às 17 horas na Secretaria do Departamento de Odontologia da UEM (Bloco S-08) ou via sedex, desde que com data limite de postagem até 21. Endereço: Avenida Mandacaru, 1550, CEP: 87.080-000 – Maringá – Paraná. Mais informações: www.dod.uem.br.

Até o dia 28 desse mês pode ser vista a nova Mostra dos Trabalhos de Servidores da UEM, promovida pelo projeto “O trabalho e o prazer através da cultura”. Essa é a quarta e última mostra do ano, que apresentou trabalhos de artesanato (vidro e papel), fotografias e, agora, artes plásticas.

O tema dessa vez é Contemplação e Estudos de primavera, em que são expostos trabalhos do engenheiro químico Edson Ikeda e da engenheira civil Fernanda Simões. O projeto de extensão também desenvolve ações com grupos de canto coral e de teatro.

A mostra está montada no Museu da Bacia do Paraná. O agendamento de visitas deve ser feito pelo telefone 3261-4249, das 8h às 11h e das 14h às 17h.