Notas

Termina, no dia 27 deste mês, o prazo de inscrições para o curso de especialização em Biotecnologia Aplicada à Angroindústria da UEM.

Ele é dirigido a profissionais de Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Farmácia, Tecnologia em Alimentos, Engenharia de Produção, Veterinária em áreas afins. As aulas começam no dia 14 de março.

Entre as disciplinas, estão as de Biossegurança em Biotecnologia; Estrutura e Função das Macromoléculas Biológicas; Genética Aplicada à Biotecnologia; Aplicações de Biologia Molecular em Biotecnologia; Biotecnologia Microbiana; Biotecnologia Aplicada à Agronomia; Marcadores Moleculares Aplicados à Agronomia; Monitoramento Ambiental: Mutagênese. Os alunos também estudarão o Controle Biológico de Pragas; Biotecnologia Ambiental: diagnósticos moleculares e biologia do desenvolvimento; Marcadores Moleculares Baseados em Isoenzimas Aplicados à Produção Animal; Biotecnologia Aplicada a Zootecnia e Veterinária; Marcadores Citológicos Aplicados à Piscicultura; Fundamentos de Genômica; Fundamentos de Bioinformática; entre outras.

Os interessados devem se inscrever na secretaria do Departamento de Biologia Celular e Genética, Bloco H-67, sala 16, munidos da documentação exigida. Outras informações pelo telefone 3261-4342, site www.dbc.uem.br ou e-mail  sec-dbc@uem.br.

A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá aceita inscrições para o curso de Extensão em Música, dirigido a iniciantes, nos seguintes instrumentos: piano, flauta doce, flauta transversal, violino e violão. As inscrições vão de 2 a 13 de março.  Há ainda a possibilidade de ingresso no curso Pré-Básico, que abrirá inscrições no mesmo período, para aulas de piano, violão, violino e flauta transversal.

Até 12 de março, estarão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Instrumento Musical – piano, violão e flauta transversal.  E, ainda, de 23 a 26 de março, será possível se inscrever para o Curso de Extensão Pré-Técnico II, em piano, violão, violino e flauta transversal. 

As inscrições devem ser feitas na Escola de Música, Bloco 117, no câmpus universitário. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4383.    

 

 

A Universidade Estadual de Maringá oferece curso de língua japonesa a partir de 16 de março. As matrículas de interessados devem ser feitas de 9 a 13 de março, no Instituto de Estudos Japoneses, bloco 25, sala 12, das 14 às 18 horas. Nos dias 11 e 12, o atendimento se estenderá até 19h30. Os documentos exigidos são cópias do RG e CPF e uma foto 3x4.

Para quem já possui conhecimento do idioma, será feito teste de classificação nos dias 11 (em três horários) e 12 (em dois horários). O curso é aberto à comunidade em geral. A taxa de matrícula é de R$ 70,28. O custo do curso é de quatro parcelas de R$ 46,49.

Outras informações no IEJ, fone 3261-4268 ou e-mail sec-iej@uem.br.

 

Os professores Renilson Menegassi e Edson Carlos Romualdo são os responsáveis pelo curso de extensão Gêneros textuais na prova de redação do concurso vestibular, que será ministrado somente para professores, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), nos dias 9, 16 e 23 de março.

Doutores em Letras, Menegassi e Romualdo são professores do Departamento de Letras da UEM, onde desenvolvem um projeto de pesquisa financiado pela Fundação Araucária. O objetivo do curso é contribuir e preparar os professores de língua portuguesa e redação a respeito da produção de gêneros textuais no concurso vestibular da UEM. A inscrição deve ser feita até 6 de março, no Bloco G-34, sala 1 (térreo). Outras informações pelo telefone (44) 3261-4830 / E-mail: sec-ple@uem.br.


    

 


 

Termina, no dia 14 de março, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Obesidade e Síndrome Metabólica (modalidade educação a distância). Oferecido pelo Departamento de Medicina da UEM, o curso visa a qualificar e capacitar profissionais da área da saúde com conhecimentos e estratégias individuais e coletivas, para atuarem em equipes multidisciplinares, planejando, implantando, organizando e avaliando programas de caráter preventivo e de reabilitação da obesidade e/ou da síndrome metabólica. Os interessados deverão se inscrever na secretaria do DMD (anexo ao hospital universitário), de segunda à sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A seleção dos inscritos ocorrerá de 18 a 31 de março. As aulas terão início no dia 4 de abril. Outras informações pelo telefone 2101-9119, e-mail sec-dmd@uem.br e site www.dmd.uem.br.

 

 

 

A Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem a palestra Genome Sequencer FLX System: longer reads for more applications, no dia 10 deste mês. O tema será abordado por Sandra Valéria de Sá, da Roche Applied Science, a partir das 9 horas, no anfiteatro do Comcap (Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa), Bloco A-9.

 

O Departamento de Engenharia Química da UEM aceita, até o dia 6 de março, inscrições para o curso de especialização em Automação Industrial. Os interessados devem procurar a secretaria do DEQ, bloco D-90, sala 122. Poderão se inscrever graduados em engenharia mecânica, elétrica/eletrônica, química e civil, em outras engenharias e áreas afins.

A seleção dos inscritos ocorrerá no dia 12 de março, baseada na análise do currículo documentado. O resultado será divulgado no dia 13 e as matrículas serão efetivadas de 13 a 20 de março. As aulas terão início no dia 3 de abril e serão ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã.

O curso tem como objetivo geral a formação de recursos humanos capacitados a adaptar as empresas à automação de seus processos, permitindo, assim, ganho na qualidade do produto e competitividade no mercado globalizado. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4778, e-mails ravag@deq.uem.br e kennedi@deq.uem.br ou site www.deq.uem.br.