Notas

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM informa que, para o período 2009/2010, haverá um incremento de 20% nas bolsas de Iniciação Científica na Instituição, passando de 401 para 490 bolsas. Para o período 2008/2009, a UEM conta com 212 bolsas Pibic/CNPq, 54 IC balcão/CNPq, 15 bolsas Pibit/CNPq, 52 bolsas UEM e 68 bolsas/FA, totalizando 401 bolsas. Além dessas, são mais 42 de IC Júnior/CNPq/FA.

Segundo a PPG, a Fundação Araucária vai duplicar o número de bolsas no Paraná para o período 2009/2010, de 470, passará a oferecer mil bolsas. A UEM deverá receber ao todo cerca de 140 bolsas ou mais.

O site www.sqp.uem.br recebe, até 19 de abril, inscrições de projetos para seleção de bolsas de IC com vigência no período de 1º/8/09 a 31/7/10. No site www.ppg.uem.br, está disponível o edital 01/2009-PES, que regulamenta o processo.

O Projeto de Apoio ao Dependente Químico (PADEQ), vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), está oferecendo atendimento social e psicológico a dependentes e familiares.

 

Os atendimentos são realizados na Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) da UEM, localizada na Avenida Mandacaru, 1540.

 

Para agendamentos, falar com a assistente social Silvana, no telefone 2101-9070.

 

Os funcionários do Departamento de Odontologia e da Clínica Odontológica da UEM prepararam, nesta segunda-feira (9), um café da manhã para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8). Além dos quitutes, os servidores técnico e docente e alunos receberam lembrancinhas e marcador de página confeccionado por servidoras do Hospital Universitário.

Durante o café, foi apresentado um vídeo enfocando as diferentes atuações da mulher na sociedade moderna, na qual, divide as tarefas de mãe, esposa e profissional. Além disso, a recepção da Clínica foi enfeitada. A mesa recebeu flores e a sala, um quadro, para homenagear as mulheres que passarem pelo bloco S-08 durante esta semana.

 

 

O Museu da Bacia do Paraná da UEM expõe a Mostra Regional de Imagens Históricas de 16 a 31 deste mês. A exposição procura retratar o processo dinâmico da ocupação e da colonização de Maringá e região e faz parte da programação comemorativa dos 30 anos do Museu. Os visitantes poderão ver mapas e esquemáticos gráficos de municípios da região, dos desdobramentos e emancipações políticas, acervo fotográfico, objetos, instrumentos e equipamentos utilizados pelos desbravadores.   As visitas podem ser feitas das 8 às 11 e das 14 às 17 horas de segunda a sexta-feira. As escolas e grupos de turistas podem agendar horário, inclusive para a noite, pelo fone 3261-4294.  

A Diretoria de Cultura da UEM abriu novos cursos, com aulas que começam neste mês. As inscrições ainda podem ser feitas, inclusive pela comunidade externa, até quarta-feira, dia 11.

Os cursos que tiveram as inscrições prorrogadas são: Vivenciando o Canto: Cantar pode ser para todos; Interpretação e Corpo Criativo; Oficina para Atores; Teatro Farsesco; Leitura Dramática; O Ator e a Linguagem Corporal; Curso Preparatório para Palhaços no Hospital; Curso Swasthya Yoga; Sapateado; Alongamento: estique-se, alongue-se e transpire; Ballet iniciante; e Dança Contemporânea.

 

  As seletivas para os Jogos Universitários do Paraná (Jups 2009) estão sendo realizadas desde o dia 9 até 11 de abril, conforme cronograma específico, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez. As seletivas vão escolher e treinar as equipes que representarão a UEM nos Jups deste ano. Podem participar acadêmicos (matriculados) de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEM. Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Desportos e Recreação, bloco M-6, sala 20, fone 3261-4314 ou e-mail sec-cdr@uem.br.   

A convite da Universidade Positivo, o professor e pianista Hideraldo Luiz Grosso, da UEM, realiza, no dia 5 de abril, em Curitiba, recital de piano a quatro mãos, ao lado de Eula Ferrer, atual diretora do Centro Musical Laudate.

O evento, que tem o apoio da Lei Rouanet, é parte do Projeto Domingo no Câmpus, em razão do qual artistas de renome nacional e internacional têm se apresentado, sempre aos domingos pela manhã. Grosso e Ferrer interpretam obras representativas de Mozart, Grieg, Brahms e Debussy, no Teatro da Pró-Reitoria de Extensão, com entrada franca.

Na última temporada do Domingo no Câmpus (dezembro de 2008), Grosso apresentou-se ao lado de Maria Alice Brandão e Marcelo Oliveira, ocasião em que foi executado pela primeira vez no país um trio para piano, clarinete e violoncelo, do compositor pós-romântico alemão Zemlinsky.