Notas

O Escritório de Cooperação Internacional da UEM promove a palestra Viajar para o exterior?, voltada para acadêmicos, no dia 1º de abril, às 18 horas, no auditório da Fadec, bloco 35. A assessora de Cooperação Internacional, Elza Kimura Grimshaw, apresentará o ECI e falará sobre as oportunidades de bolsas no exterior. Os professores Cássio David da Silva e Gilda Contreras abordarão os temas ligados a programas internacionais e convênios.

Também haverá participação de representantes da Central de Intercâmbio (Evelise Hubner) e do Instituto Cultural de Intercâmbio (Tânia Mara Doval Jorge), empresas que oferecem intercâmbio internacional. Não há necessidade de se inscrever. Outras informações pelo fone 3261-4238.

A Diretoria de Assuntos Comunitários e o Ambulatório Médico da UEM firmaram um convênio com o Instituto da Criança para imunização contra a gripe. Os servidores e seus dependentes podem se dirigir ao Instituto, Rua Luís Gama, 308, das 9 às 12 horas e das 13h45 às 18h40. O valor será de R$ 25,00 para crianças até três anos e de R$ 30,00 para os demais.

Segundo a enfermeira Maria de Lourdes Teixeira Masukawa, do Instituto da Criança, a vacina contra a gripe (influenza) tem ação imunitária durante 12 meses e é o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e de suas complicações, com a vantagem de não implicar em riscos pois é feita a partir de vírus inativados. A imunização pode ser feita a partir dos seis meses de idade. Explica que a melhor época para vacinação no Brasil é entre abril e maio, antecedendo o inverno.

Outras informações pelos fones 3261-4266 (UEM) e 3225-3738 (Instituto da Criança).

O UEM nos Bairros retoma as atividades no dia 5 de abril. O bairro contemplado é o Conjunto Ney Braga. As atividades recreativas, artísticas, de orientação e saúde serão desenvolvidas em frente ao Posto de Saúde, na Rua Ema, a partir das 13 horas.

O objetivo do projeto é desenvolver a participação e a integração entre as comunidades locais, num processo de troca de saberes e ações compartilhadas. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3261-3790.

O Programa de Pós-Graduação em História da UEM inicia o semestre letivo com a aula Campesinato numa história agrária revisitada. O tema será abordado pela professora Márcia Motta, da Universidade Federal Fluminense, nesta sexta-feira (27), às 19h30, no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas, bloco F-67. Outras informações pelo fone 3261-4895.

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM divulga vagas para bolsas de estudo na França. Há bolsas oferecidas pela  Academia-Ministério das Relações Exteriores e Européias (MAEE), que abriu inscrições para o Programa Bolsas Thales Academia para 2009-2010. O prazo de inscrição termina no dia 27 deste mês. As bolsas são destinadas a estudantes que desejam realizar na França um Mastère Spécialisé ou um Master of Science nas áreas de engenharia, economia e administração. Para consultar o edital acesse www.ambafrance.org.br/cultural/thalesp.htm

 Há também oferta de bolsas de doutorado na região Île-de-Fr. O prazo de inscrição também encerra no dia 27. Podem se inscrever titulares de um diploma de Master 2, um DESS, um DEA ou de um diploma equivalente; estar inscrito no ano letivo 2009-2010 em 1º ou 2° ano de doutorado em uma Escola Doutoral localizada na região Île-de-France. Outras informações pelo website: www.iledefrance.fr/appels-a-projets/recherche-manifestations-scientifiques/allocations-doctorales-hors-dim-2009/. O ECI fica no Bloco 101, no câmpus sede da UEM. O telefone para contato é 44 3261-4441.

 

A Universidade Estadual de Maringá concede inscrições gratuitas para 500 melhores alunos das escolas públicas da região para o Vestibular de Inverno 2009. Os colégios devem inscrever os alunos selecionados no site da Comissão Central do Vestibular Unificado (www.vestibular.uem.br) de 1º a 24 de abril, além de enviar a documentação exigida para a CVU.

Para este concurso, não será necessário o envio da lista de contemplados ao Núcleo Regional de Educação. A indicação dos selecionados será feita on line pelas escolas de 1º a 24 de abril. São contemplados 302 colégios estaduais de 149 municípios de abrangência da UEM que compõe os núcleos regionais de ensino de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Paranavaí, Umuarama e Pitanga.

Essa iniciativa faz parte de políticas de inclusão social integradas entre as redes públicas de ensino médio e superior do Paraná. Outras informações pelo fone (44) 3261-4450 ou site www.vestibular.uem.br.

O programa Ponto & Contraponto debate o tema Violência e Segurança Pública em Maringá, nesta sexta-feira, dia 20, ao vivo, às 11 horas da manhã, na UEM-FM 106,9 MHz.

Participam deste debate o professor Geovanio Rossato, do Departamento de Ciências Sociais da UEM; a professora Amália Regina Donegá, do Departamento de Direito Público da UEM; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, Everaldo Belo Moreno; e o comandante da companhia Metropolitana do 4º Batalhão da Polícia Militar, capitão Ademar Carlos Paschoal.

Ponto & Contraponto, nesta sexta-feira, às 11 horas, ao vivo, na 106,9.

Ponto & Contraponto, o debate de idéias gerando reflexão crítica e cidadania.