Notas

Morreu, hoje, em Florianópolis, a professora aposentada do Departamento de Letras da UEM, Simara Tânia Araújo Gomes da Cunha. Ela entrou na Universidade em 1970. Foi coordenadora do curso de Letras, membro do COU, chefe do ILG e do Cerimonial da UEM. A professora, que se aposentou em 98, estava aguardando um transplante de fígado.

O Museu da Bacia do Paraná promoverá, de 2 a 13 de março, a primeira exposição de curta duração deste ano. Trata-se da exposição fotográfica Aproximando o olhar, com obras da artista plástica Layla Olivatti.

Acadêmica do curso de Letras e integrante do Coral da UEM, Layla Olivatti sempre gostou de tirar fotos, mas a mania só surgiu com o advento das câmeras digitais. Começou com as fotos artísticas a partir de 2004 e nunca mais parou.

Layla comenta que fotos macro de flores é sua paixão. Não importa se são grandes ou pequenas, arbóreas ou rasteiras, comuns ou exóticas.

Com esta exposição, o Museu abre também o calendário de mostras da sala menor do MBP. A exposição fotográfica, aberta para visitação das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, será a primeira das 16 mostras que serão realizadas ao longo de 2010. Serão fotografias, esculturas, telas, entre outros.

O apoio institucional do evento é do MBP e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM, por meio da Diretoria de Cultura (DCU). O agendamento de visitas no Museu pode ser feito pelo telefone (44) 3011-4294.

 

Os telefones da UEM contam com novo prefixo: 3011, que vale tanto para o câmpus como para o Hospital Universitário, Hemocentro e Clínica Odontológica. Como os ramais continuam os mesmos, basta substituir os quatro primeiros números (3261 ou 2101) por 3011 e manter os quatro últimos correspondentes aos ramais dos diversos setores/órgãos. Os prefixos telefônicos 3261 e 2101 continuarão a funcionar por um tempo ainda, porém com número de canais reduzido, o que pode ocasionar congestionamento nesses links. A Prefeitura do Câmpus recomenda a utilização do novo prefixo desde já.

 

 

 

A Universidade Estadual de Maringá recebe inscrições para tutores a distância para o curso de graduação em Administração Pública na modalidade a distância. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 deste mês pelo site http://www.nead.uem.br/cms/. O curso é desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os aprovados serão bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com valores pagos pelo FNDE. O recebimento da bolsa não representa ao tutor nenhum vínculo empregatício com a UEM e a carga horária semanal será de 20 horas. Outras informações pelo site ou fones 3011-4096 e 3011-4098.

A Universidade Estadual de Maringá seleciona 24 tutores presenciais para o curso de graduação em Administração Pública na modalidade a distância. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 deste mês pelo site http://www.nead.uem.br/cms/. O curso é desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os aprovados serão bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com valores pagos pelo FNDE. O recebimento da bolsa não representa ao tutor nenhum vínculo empregatício com a UEM e a carga horária semanal será de 20 horas. Outras informações pelo site ou fones 3011-4096 e 3011-4098.

A Universidade Estadual de Maringá, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Diretoria de Pesquisa e da Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional, promove a palestra HPLC: princípios e aplicações. O tema vai ser abordado por um engenheiro do Departamento Técnico da Sinc do Brasil, no dia 8 de março, às 14 horas, no anfiteatro da Comcap (Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa), bloco A-9. HPLC é um aparelho para cromatografia líquida de alta eficiência que identifica e quantifica espécies orgânicas em solução. A palestra é aberta aos interessados da comunidade acadêmica.

  Luiz Albérico Barbosa Falcão, mestre e professor de Libras da Universidade de Pernambuco, esteve na UEM, na semana passada, para fazer uma doação de um livro de sua autoria Surdez, Cognição Visual e Libras: estabelecendo novos diálogos. A obra, doada à Biblioteca Central, constitui uma contribuição para familiares de surdos, professores e profissionais de saúde, visando uma formação voltada à acessibilidade e inclusão social, para o auxílio na reestruturação do sistema de saúde e da formação dos profissionais desta área. Segundo o autor, o projeto de elaboração da obra foi iniciado em 2004 a partir de pesquisas com estudantes ouvintes e surdos e professores (desde as séries iniciais até cursos de pós-graduação). Além da pesquisa, o autor desenvolveu uma metodologia diferenciada para o ensino de Libras para ouvintes. Para contato com o autor, os interessados podem enviar mensagem para libras_pernambuco@yahoo.com.br.