Notas

O curso de especialização em Energias Renováveis tem como objetivo o aprimoramento de profissionais da área de fontes de energias alternativas e renováveis para desenvolver e aplicar tecnologias nos processos de produção de biocombustíveis. Os egressos poderão atuar na concepção, projeto e análise deste processos, como também no também na condução e controle de operações e trabalhos técnicos.

A inciativa é do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação é dos professores Vladimir Ferreira Cabral (DQE) e Camila da Silva (DTC/UEM).

As inscrições devem ser feitas até 16 de Abril. As informações estão no site http://www.deq.uem.br/. O contato também pode ser feito por telefone com a secretária Maria Sueli, pelo telefone (44) 3011-4778.

Curso de Ciências Sociais promove aula inaugural na próxima quinta-feira (18), às 20 horas, no auditório do Nupélia. Para ocasião, foi convidado o professor Ruy Gomes Braga Neto, da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos de Direitos da Cidadania, editor da revista Outubro e autor de Por uma Sociologia Pública, juntamente com Michael Burawoy.   

O Departamento de Odontologia (DOD) da UEM acaba de lançar a segunda edição do seu Guia do Estudante. O intuito é facilitar a vida do aluno na universidade e compilar as principais informações sobre o curso em um mesmo lugar.

 

O Guia conta com dados sobre a filosofia do curso, bem como a organização curricular, sistema de avaliação, disciplinas regimentais, atividades acadêmicas complementares, entre outras informações. O material foi organizado pelos professores Marina de Lourdes Calvo Fracasso, Raquel Sano Suga Terada, Mirian Marubayashi Hidalgo e Liogi Iwaki Filho.

 

Conjuntamente, também foi lançado o Manual da Clínica Ampliada do Curso de Odontologia da UEM, organizado pelos professores Mitsue Fujimaki Hayacibara, Raquel Sano Suga Terada e Wilton Mitsunari Takeshita.

Termina, no dia 23 deste mês (terça-feira), no 3º piso do Maringá Park, a mostra de esculturas O Universo não tem Portas, com obras dos artistas plásticos Mário Bargero (Itália), Nivaldo Tonon e Valmir Batista Silva.

Bargero é fundador do Circolo Culturale Aleramica, na cidade italiana de Casale. Ex-professor na Sociedade Brasileira de Belas Artes, Tonon já participou de exposições locais e no Rio de janeiro. Batista, que junto com Bergero organiza o evento, é psicólogo de formação e coordenador do Ateliê de Modelagem e Escultura em Argila da Universidade Estadual de Maringá. Ele trabalha, na UEM e na Unimed, com estimulação neuropsicomotora, tendo como público alvo idosos e portadores de deficiência.

Batista e Bargero também estão mostrarão suas obras, até o dia 25 deste mês (quinta-feira), na sede da Viapar, na PR 317, saída para Campo Mourão, ao lado dos artistas Bruno Volski, Mamedio Rainha, Wilson e Edvan de Souza. Nesta exposição, o coordenador do Ateliê na UEM aproveita para mostrar o trabalho de neuroplasticidade desenvolvido na Universidade.

 

Na semana passada, duas acadêmicas da UEM foram premiadas na segunda edição do Concurso de Monografias Aplicadas à Cidadania Fiscal, iniciativa da Sociedade Eticamente Responsável (SER), através do projeto Observatório Social.

As premiadas foram Carmen Lucia da Silva, do curso de Ciências Contábeis, e Sabrina Lorene Finco, do curso de Administração, que ficaram, respectivamente, na quarta e na quinta colocações.

O Controle Interno na Prefeitura de Maringá: um estudo de caso foi o tema do trabalho de conclusão de curso apresentado por Carmen Silva, tendo como orientador o professor Paulo Moreira da Rosa. Este trabalho analisou a importância do controle interno à Prefeitura Municipal de Maringá; a maneira como ele vem sendo aplicado; como são realizadas as avaliações; e de que maneira a controladoria auxilia os gestores na tomada de decisão.

Os estudos realizados permitiram concluir que a controladoria tem contribuído na prevenção de erros e desvios, portanto há um sério comprometimento com a gestão pública no que se refere aos dispositivos legais e aos anseios da sociedade. Entre as recomendações especificadas, duas merecem ser ressaltadas: a realização de auditoria interna para aprimorar o controle interno; a implantação de um sistema de custo objetivando reduzir os gastos das atividades operacionais da gestão municipal.

Sabrina Lorene Finco, que teve como orientador o professor Marcos Irã Ribas. concorreu com o trabalho O Exercício de Cidadania Fiscal Aplicado ao Legislativo Municipal de Paiçandu. O estudo avaliou a aplicação dos recursos destinados à Câmara Municipal de Paiçandu nas legislaturas de 2001 a 2004 e na de 2005 a 2008.

Apesar da redução no número de vereadores, foi constatado que no período de 2001 a 2008, sem descontar a inflação, as despesas com pessoal aumentaram 49%, enquanto que as despesas de custeio tiveram uma elevação de 1047%. Também foi detectado um erro no cálculo da taxa de contribuição do Alvará de Licença. Os contribuintes estavam pagando quase o dobro do valor efetivamente devido. O estudo realizado ratifica a relevância da participação do cidadão na administração pública.

A premiação foi realizada no dia 10 deste mês, no auditório da Receita Federal de Maringá. No total, 16 estudantes de graduação e pós-graduação disputaram os cinco primeiros lugares. O objetivo do concurso é incentivar a participação dos cidadãos no controle dos gastos públicos.

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado, hoje (11), a Liga de Nefrologia de Maringá (Linemar) realizará, nesta sexta-feira, (12), às 19h30, na Sociedade Médica de Maringá, uma mesa-redonda com a participação de três médicos. O objetivo do evento é discutir as doenças renais que são ocasionadas pelo diabetes.

À frente da mesa-redonda, os médicos Paulo Roberto Aranha Torres, Wilson Eik Filho e Carlos Martins Pena vão falar, respectivamente, sobre a epidemiologia da doença renal, a epidemiologia do diabetes e a nefropatia diabética.

Estima-se que mais de 1,5 milhões de pessoas estejam sobrevivendo graças à diálise no mundo. E que este número possa duplicar nos próximos 10 anos.

Em virtude disso, acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), também integrantes da Linemar, querem, por meio desta iniciativa, alertar a população sobre os riscos das doenças renais assim como identificar os fatores de risco precocemente.

As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas são limitadas. Os participantes vão receber certificado de participação fornecido pela Sociedade Médica de Maringá. 

Outras informações podem ser obtidas na Sociedade Médica de Maringá, localizada à rua Imburana, 176, perto do Hospital Paraná, ou pelo telefone (44) 3262-0066.