Notas

O Departamento de Psicologia (DPI), o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metapsicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovem, na semana que vem, o minicurso Introdução à Psicopatologia das Psicoses. A ministrante será a professora do Departamento de Psicologia da UFSCar, Georgina Faneco Maniakas.

A ideia é apresentar, em uma perspectiva histórica, o surgimento das categorias descritivas da esquizofrenia, até sua atual classificação como esquizofrenia e outros transtornos psicóticos na CID-10, incluindo aspectos da condição clínica relacionados ao uso de antipsicóticos. Além disso, o curso se propõe a levar o aluno a refletir sobre o delineamento da hipótese diagnóstica a partir de estudos de casos clínicos e de aspectos psicodinâmicos considerados por Freud e seus contemporâneos.

A iniciativa é aberta estudantes de graduação e pós-graduação em psicologia e áreas afins da UEM e de outras instituições de ensino; profissionais de psicologia e áreas afins.

O curso será realizado no dia 15, quinta-feira, das 14 às 17h30; e no dia 16, sexta-feira, das 8 às 11h30, no auditório da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), que fica na rua Profº Itamar Soares, ao lado da BCE da UEM.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 12 e 14, pela internet, no endereço www.ppi.uem.br ou na secretaria do PPI, bloco 118, sala 10. O investimento é de R 20,00 para estudantes e R$ 40,00 para profissionais. Outras informações pelo telefone (44) 3011-3871 e o e-mail: sec-ppi@uem.br.

 

UEM/ASC

APM – 9/4/10

A PCU, por meio da Diretoria de Serviços e Manutenção e do Parque Ecológico, fará um arrastão contra a dengue, neste sábado, dia 10. O intuito é combater os focos de incubação do mosquito transmissor nas dependências da UEM.

A Prefeitura solicita a colaboração de todos os servidores da Instituição. Pede que verifiquem se há recipientes com água parada no ambiente dos órgãos, departamentos e laboratórios e que sejam tomadas providências para eliminação de qualquer foco.

Outras informações com o professor Ozório, pelo telefone (44) 9963-2422.

O Programa Raízes Brasileiras, da Rádio UEM FM, recebeu hoje (08), o apresentador, poeta, radialista, escritor e professor universitário, Luiz Rocha. Formado em Matemática e professor da Universidade de Brasília (UNB), Rocha, atua na área de comunicação desde a “época da faculdade”, quando entrou na Radiobrás.

Nesta época, conta Rocha, surgiu o seu interesse em criar um programa. “Falei para a minha chefa que eu era capaz de produzir um programa de uma hora sobre moda caipira. Ela me disse, ‘cuida das suas coisas! ’. Até que surgiu a oportunidade, um jornalista da rádio faltou e eu me ofereci para cobri. Neste momento a minha chefa viu que eu era competente. Criamos então o programa Brasil Caipira”.

“Eu queria apresentar um programa que pudesse levar cultura e entretenimento de qualidade para o povo brasileiro. E o Brasil Caipira era mais que isso, era alma e o corpo do caipira nativo”, explica Rocha.

  Em Brasília, além da Rádiobrás, Rocha atuou em diversas rádios AM e FM, destacando-se cada vez mais como apresentador do gênero. “O Brasil Caipira, começou na Rádiobrás, passou pela TV Nacional e hoje está na TV Câmara. Apresento ao vivo todos os sábados e domingos, a partir das 10 horas da manhã”. O programa também é apresentado ao vivo na Rádio Formosa, aproximadamente 100 km de Brasília.   Com 11 livros publicados, o compositor ganhador do Galo de Ouro no Festival de Ituiutaba/MG, com a música Violeiro de Deus em homenagem a Tião Carreiro.  

 O produtor do Programa Raízes Brasileiras, Ricardo Viana e o assessor de Planejamento da UEM, Paulo Moreira Rosa acompanharam a visita. 


 

Interdisciplinaridade e seus Desafios para a Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação é o tema da palestra que o professor doutor Arlindo Philippi Jr. faz na UEM, no dia 4 de maio. Ele é docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e atua como coordenador de Área Interdisciplinar da Capes.

A palestra está sendo promovida pela Diretoria de Pós-Graduação (DPG) e será realizada, às 11 horas, no Auditório Profº. Oscar Pereira Dos Santos, do mestrado em Direito, localizado no 1º piso, do bloco D-34.  

Outras informações na secretaria da DPG. O telefone é o (44) 3011-4534.

A Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou o curso de doutorado em Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Economia, que já oferece o curso de mestrado desde 1995. Tanto o mestrado quanto o doutorado apresenta área de concentração em Teoria Econômica, com duas linhas de pesquisa: Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico. As inscrições para a primeira turma do doutorado serão abertas no dia 15 de abril e o prazo segue até 21 de maio. Para esta turma são ofertadas cinco vagas.
A prova e a entrevista serão no dia 27 de maio e o resultado sai no dia 15 de junho. Em agosto, começam as aulas. A prova dissertativa contará com questões de Microeconomia, Macroeconomia e Econometria. O candidato também deverá apresentar proposta de projeto de tese. As normas para o processo seletivo e a bibliografia sugerida estão disponíveis no site www.pce.uem.br. Informações pelo fone 44 3011-4987.
 

Na próxima quinta-feira, dia 15, o Cinuem apresenta A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, de Tim Burton. A comentarista será a professora Zuleika Bueno (DCS).  No dia 22, será a vez do filme Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro, que contará com o comentário de Rosana Steinke (DHI) e do prórpio Mascaro. Dia 29, toma conta da tela Patagônia – uma viagem de verão. O comentarista será o professor Marcílio Hubner (Mudi) e João Peralta.

As atividades do Cinuem são realizadas sempre as quintas-feiras, às 18h30, no Anfiteatro Ney marques.

Os servidores da UEM podem desfrutar de aulas de Tai Chi Chuan. A iniciativa faz parte do projeto Atenção Integral à Saúde do Trabalhador: práticas e alternativas.

Dentro deste mesmo projeto, estão sendo oferecidos outros serviços: Terapia Comunitária, às quintas-feiras, às 17h30, no Bloco 27, com condução do Psicólogo Fernando; Grupo Informativo, às sextas-feiras, com o psicólogo Mauro, no período de manhã; e, às 17h40, é possível participar de aulas de ioga, com a terapeuta Nelma, no bloco da PEC.  

As aulas de Tai Chi Chuan serão ministradas por Hideo Nagao e serão oferecidas as quartas feiras, das 17h40  as 18h10. Esta semana, como não haverá aula de ioga nessa sexta, dia 9, o professor de Tai Chi irá ministrar aula demonstrativa-prática, a partir das 17h40, nos fundos da PEC.

As informações sobre o projeto Atenção Integral à Saúde do Trabalhador podem ser obtidas com o coordenador, Ailton Santos, pelo fone (44) 3011-4312.