Notas

O III Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (EMAC) será nos dias 7 e 8 de Maio de 2010, no Auditório do Nupélia, na UEM. A programação desse ano prevê a participação de grandes profissionais e pesquisadores brasileiros que discutirão aspectos teóricos e aplicados da Análise do Comportamento, e questões referentes à filosofia do Behaviorismo Radical. O Encontro é uma promoção do projeto de extensão "Teoria e Técnicas da Análise do Comportamento", do Departamento de Psicologia da UEM. Inscrições e outras informações em www.emac.ueuo.com  

A Associação dos Docentes Universitários de Maringá promove, na próxima quarta-feira, dia 28, a I Noite do Chorinho. Podem participar sócios e não sócios. A apresentação musical é do grupo Enxó de Bainha.

O evento será na sede da associação e terá início às 20h. Durante a apresentação, o bar servirá bebidas e porções. O convite com couver artístico custa R$ 7,00.
Informações pelo telefone (44) 3224-1807.

Será realizada, no dia 26 deste mês, às 13h30min, no auditório do Bloco F-67 (matemática), câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma mesa-redonda sobre Drogas: ações do Estado e da sociedade. A promoção é do curso de especialização em Gestão de Políticas para Infância e Juventude, do Departamento de Ciências Sociais da UEM. O curso tem como público alvo os profissionais do Programa Atitude, da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude. Já, a mesa-redonda é gratuita, aberta à comunidade em geral e contará com a presença de representantes do Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas (Capsad); do Maringá Apoiando a Recuperação de Vidas (Marev); do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad); do Universidaids; e do Programa de Prevenção e Tratamento da Dependência Química (Provent). A coordenadora da mesa-redonda será a professora Márcia Helena Freire Orlandi, do Departamento de Enfermagem da UEM. O Programa Atitude foi financiado com recursos vinculados do Tesouro Estadual, via Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), e tem como foco a superação da violência infanto-juvenil nos dez municípios paranaenses onde a população jovem está mais vulnerável, seja como vítima e/ou autor de violência.  A UEM  é responsável pela capacitação do grupo de profissionais que atuarão em Sarandi, município que necessita da colaboração da sociedade local, do governo municipal, estadual e federal e da parceria de Maringá para sair da situação de abandono social em que se encontra.   

O Escritório de Cooperação Internacional promove palestra sobre oportunidades de estudos no Japão, especialmente programas de bolsas de estudos para alunos da graduação, pós-graduação e pesquisadores. A palestra será proferida pela assessora da cooperação internacional, professora Elza Kimura Grimshaw, na próxima segunda-feira (26), a partir das 17 horas, no auditório do Dacese.  Mais Informações www.eci.uem.br

 

A UEM oferece um curso de extensão para professores do ensino médio, no mês de julho, denominado Fluidos Complexos no Ensino Médio: propriedades e aplicações em física, química e biologia. No programa, constam os tópicos Estrutura da Matéria Condensada e Matéria Mole; Termodinâmica e Transições de Fases; Cristais Líquidos e Mostradores de Informação; Sistemas Aquosos; Fluidos Biológicos. Estão previstas também aulas experimentais. O curso será ministrado por docentes da UEM, USP e Uniban, de 19 a 23 de julho de manhã e à tarde.

As inscrições serão aceitas de 3 de maio a 2 de julho, na secretaria do Departamento de Física, bloco G-56, sala 26, ao custo de R$ 15,00. Outras informações pelo fone 3011-4330.

A UEM promove, hoje (22), a partir das 14 horas, a palestra Música: ambiguidade e certeza, com o professor titular da USP, Eduardo Seincman. Destinado a estudantes de Música, Sociologia, História e outros interessados, o evento será realizado no Anfiteatro Ney Marques. O palestrante falará sobre a interpretação da verdade x e a verdade da interpretação na música; o olhar de viés sob a ótica de Lévi-Strauss, de Santo Agostinho, do barroco, classicismo e romantismo; o modernismo e a modernidade; e a corrida para o século XXI. Outras informações pelo fone 3011-4092.

A Universidade Estadual de Maringá abriu o prazo de inscrição para o processo seletivo de tutoria a distância, para o Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 deste mês.

Serão selecionados 52 tutores que irão atuar como bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com carga horária de 20 horas semanais.

O curso de especialização que esses tutores irão atuar é oferecido na modalidade a distância, como resultado de um convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Secretaria de Educação a Distância, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Informações pelo website www.nead.uem.br/cms ou pelos fones do Núcleo de Educação a Distância da UEM: 44 3011-4096 e 3011-4098.