Notas

Estão abertas as inscrição para dois cursos e duas oficinas voltados para as áreas de ciência, tecnologia e inovação, oferecidos pela Agência Paranaense de Propriedade Intelectual (Appi), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os cursos e oficinas serão realizados a partir do próximo dia 13, na Seti, em Curitiba, e no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina.  

O curso sobre Proteção e Registro de Cultivares vai tratar sobre temas relacionados à Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456/1997) e orientar sobre o processo de proteção e registro de novas variedades; e o curso Modular em Transferência de Tecnologia visa mostrar a importância da transferência tecnológica como instrumento de negociação econômica e comercial, atendendo a preceitos legais e promovendo o progresso das empresas receptoras e o desenvolvimento econômico do país.

A Oficina de Redação de Patentes e de Informação Tecnológica na área de Química Farmacêutica tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre redação nestas áreas; e a Oficina de Elaboração de Projetos visa apresentar e discutir os aspectos práticos para a elaboração de um projeto e mostrar a importância da transferência tecnológica como instrumento de negociação econômica e comercial.

As incrições podem ser realizadas pela internet, no site nitpar.pr.gov.br e o valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível. Outras informações podem ser obtidas nos sites www.tecpar.br/appi ou nitpar.pr.gov.br , pelo e-mail     appi@tecpar.br  ou pelo telefone (41) 3281-7404.  

SERVIÇO:

Cursos e Oficinas

Oficina de Elaboração de Projetos Público-alvo: Pesquisadores e demais técnicos atuantes nos núcleos de gestão tecnológica e em empresas de base tecnológica. Carga horária: 12 horas Local: Seti/ Nitpar Endereço: Rua Prefeito Lothário Meissner, 350 - Jardim Botânico, Curitiba/PR Data: 13 e 14 de maio de 2010. Horário: 08h30 às 18h. Endereço: Av. Pref. Lothário Meissner, 350 – Jardim Botânico – Curitiba /PR 

Curso Modular em Transferência de Tecnologia Carga horária: 04 horas Pré-Requisito: Curso de Introdução à PI e Patentes. Local: Seti/Nitpar Endereço: Rua Prefeito Lothário Meissner, 350 - Jardim Botânico, Curitiba/PR Data: 14 de maio de 2010. Horário: 14h00 - 18:h00.

Curso sobre Proteção e Registro de Cultivares Público-alvo: pesquisadores, melhoristas e profissionais que atuam na área de propriedade intelectual e de proteção de cultivares Carga horária: 15 horas Data: 27 e 28 de maio de 2010 Endereço: Centro de Treinamento – CDT/IAPAR - Rod. Celso Garcia Cid, km 375, Londrina/PR Contato: nit@iapar.br - (43) 3376-2190 ; appi@tecpar.br - (41) 3281-7404  

 


 

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Governo do Japão (MEXT), através do Consulado Geral do Japão em Curitiba, iniciou as inscrições para a seleção de candidatos à Bolsa de Estudo, na modalidade de pesquisa (nível de pós-graduação).

Poderão participar desta seleção os candidatos residentes no estado do Paraná e Santa Catarina, que tenham o conhecimento da língua japonesa e/ou inglesa e que tenham concluído ou apto a concluir o ensino superior. No dia 1º de junho será aberto o prazo de inscrições para as demais modalidades (graduação, curso profissionalizante e ensino técnico superior)

O regulamento e formulários de inscrição deverão ser retirados no Consulado Geral do Japão em Curitiba (R. Marechal Deodoro, 630 18º. Andar, Sala 1840 Tel: (41) 3322-4919), ou serem solicitados via e-mail ( cgjcwb@terra.com.br ).

 

Com a autorização do Consulado Geral do Japão em Curitiba, a UEM proporciona o regulamento e formulários de inscrição no site do Escritório de Cooperação Internacional: http://www.eci.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=472.

O professor do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá, Wesley Romão, é o coordenador do Curso de Extensão em PHP.

O curso oferece noções das principais linguagens da Web: introdução ao HTML; introdução e aplicação do PHP; variáveis do PHP; banco de dados, entre outros conteúdos.

Serão dez aulas ministradas às sextas-feiras, das 19 às 23 horas. As inscrições devem ser feitas até dia 15 deste mês, pelo site http://www.espweb.uem.br/phpbasico/. O investimento é de R$ 140,00. Acadêmicos podem dividir o valor em duas parcelas. Estão sendo oferecidas 25 vagas. Outras informações pelos telefones 44-3011-4324 / 3011-4219.

Uma palestra internacional vai mobilizar alunos e profissionais da área de engenharia de produção, no dia 12 deste mês. O evento vai ser realizado na Universidade Estadual de Maringá.  O engenheiro Franco J. Chiodi e o pesquisador Lucas Altube, da Universidad Nacional de General Sarmiento, na Argentina, vão discutir o tema: “Conclusões e Resultados Alcançados com a Implantação de um Modelo de Diagnóstico nas PME’s da Argentina: A Importância da Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua”.

A palestra é aberta a todos os interessados e a entrada é gratuita. Outras informações no Departamento de Engenharia de Produção. O telefone é o (44) 3011-4196 e o e-mail sec-dep@uem.br.

A Canada School of Public Service (CSPS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), seleciona consultor para avaliação do Projeto Brasil-Canadá de Desenvolvimento de Capacidade de Governança.

O projeto tem como objetivo melhorar a capacidade de servidores públicos federais, estaduais e municipais para desenvolver programas de formação e gerenciar políticas públicas descentralizadas.  

Os interessados devem ter fluência em inglês (oral e escrita); experiência em métodos de Gestão por Resultados (GPR); e experiência na avaliação de iniciativas de desenvolvimento social. 

Para participar do processo de seleção, o candidato pode solicitar cópia do edital até o dia 14 deste mês, para o e-mail aci@enap.gov.br ou diretamente por meio da Assessoria de Cooperação Internacional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), SAIS Área 2-A, Sala 243 - 70610-900 Brasília-DF Brasil.

A data limite para envio de propostas (e-mail ou correio) é 28 deste mês, até às 14 horas (horário de Brasília).

 

Dois professores e pesquisadores da Universidade Nacional de General Sarmiento e do Instituto da Indústria de Buenos Aires, Franco Chiodi e Lucas Altube, proferirão palestra na UEM. Eles abordarão o tema Conclusões e Resultados Alcançados com a Implantação de um Modelo de Diagnóstico nas PME’s da Argentina: a importância da gestão da qualidade e melhoria contínua, no dia 12 deste mês, a partir das 19h20, no Anfiteatro Ney Marques. O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia de Produção da UEM e pela universidade argentina. Outras informações pelo fone 3011-4196 ou e-mail sec-dep@uem.br.

Nesta terça-feira, dia 4, Arlindo Philippi Jr., professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e coordenador de Área Interdisciplinar da Capes, ministra uma palestra na UEM. O tema será Interdisciplinaridade e seus Desafios para a Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação.

O evento terá início às 11 horas no Auditório Professor Oscar Pereira dos Santos, do mestrado em Direito, localizado no 1º piso, do Bloco D-34.

A palestra é promovida pela Diretoria de Pós-Graduação da UEM. Outras informações pelo fone (44) 3011-4534.