Notas

A Clínica Odontológica Infantil do Curso de Odontologia da UEM está selecionando pacientes com mordida aberta anterior (dentes da frente), que geralmente é causada por sucção do dedo ou chupeta. Os pacientes deverão ter entre 7 e 10 anos de idade. Serão tratados e acompanhados durante um ano e farão parte de uma pesquisa. Os exames necessários e o tratamento serão gratuitos.

Os interessados deverão comparecer para seleção  na Clínica Odontológica da UEM (ao lado do HUM), no dia 10 de junho, às 13h30, e procurar, junto à recepção, a acadêmica Cristiane do 5º  ano, responsável pela seleção dos pacientes. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9052.

 

A Associação dos Docentes Universitários de Maringá (Aduem) promove, na próxima quarta-feira, dia 26, a II Noite do Chorinho, com a apresentação musical  do grupo Enxó de Bainha. O evento será na sede da associação e terá início às 20 horas. Podem participar sócios e não sócios.

Durante o Chorinho, o bar servirá bebidas e porções. O convite com couver artístico custa R$ 7,00. Informações pelo telefone (44) 3224-1807.

O CINUEM desta quinta-feira, 20 de maio, exibe o filme Barba Ruiva, do diretor Akira Kurosawa. O filme foi produzido em 1965, em preto e branco, com 185 minutos.   

0 BARBA RUIVA é ambientado no Japão do século XIX, e traz Toshiro Mifune na pele o Dr. Kyojio Niide, mais um grande e inesquecível personagem de Kurosawa. 0 comentarista da semana é o professor e médico Jose Miguel Viscarra Obregon (DMD).

 

Iniciada pelo Câmpus Reginal do Noroeste, em Diamante do Norte (foto), com atividades realizadas de segunda a quarta-feira desta semana (17 a 19), a 20ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que já passou também por Cianorte, no dia 19; prossegue, nesta quinta-feira (20), em Cidade Gaúcha; em Umuarama, no dia 21; e em Goioerê, no dia 24.

O tema central desta edição é Acessibilidade e Segurança: por uma vida sem obstáculos. No câmpus sede, em Maringá, as atividades estão programadas para agosto. Outras informações sobre a Sipat podem ser obtidas pelo telefone 3011-1357 ou diretamente na Cipa, Bloco J-57, sala 4.

 

Integrantes do Dinâmica Empresa Júnior, do curso de engenharia de produção, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveram um novo modelo de barraca e o estudo de padronização das feiras livres do município, apresentado, no início deste mês, aos comerciantes da Feira Livre e Pôr-do-Sol. Solicitado pela Associação dos Feirantes das Feiras Livre e Pôr-do-Sol e pela Gerência de Feiras Livres da Secretaria de Serviços Públicos, o projeto, que teve início no ano passado, pretende revitalizar e melhorar a competitividade das feiras.
Para Ana Paula Meger Capelasso, gerente de Controle de Feiras Livres, da Secretaria de Serviços Públicos, o projeto traz uma série de ações que visam a melhorar de forma geral as feiras.
A assessora de projetos da Dinâmica Empresa Júnior, Bianca Soares, diz que os estudantes e professores acompanharam as feiras durante um período, observando os consumidores e a dinâmica dos negócios e ouvindo os feirantes. “Levamos em conta todas as condições das feiras e do mercado como um todo para elaborar um projeto adequado para o setor”, afirmou Bianca. Com o projeto em mãos, a Gerência de Controle de Feiras Livres e a Associação vai iniciar a captação de dinheiro para promover as melhorias. “Vamos padronizar as barracas, reordenar os feirantes em cada local, valorizar os produtos, reforçar a identidade visual, enfim criar uma cara nova para as feiras Livre e Pôr-do-Sol”, afirmou Ana Paula, em depoimento à Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá. Ana Paula ressaltou que as feiras de Maringá têm cerca de 60 anos e nunca passaram por uma transformação, necessária para acompanhar o consumidor cada dia mais exigente.  
 

A XIV Semana de Enfermagem, organizada pelo Departamento de Enfermagem (DEN) da UEM, tem como tema central o poder do cuidado. Com mais de 200 inscritos, o evento vai até amanhã e conta mesas-redondas, painéis dialogados, minicursos e café com prosa. Os minicursos estão sendo realizados no bloco 38 e as demais atividades no Anfiteatro Ney Marques.

A solenidade de abertura contou com uma palestra sobre o poder do cuidado na enfermagem, ministrada por Paulo de Oliveira Perna, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre outros assuntos discutidos durante o evento estão as diferentes culturas do cuidado; cuidado cultural na Enfermagem; diferentes espaços do cuidado; lutas de classe para garantias do cuidado; pós-graduação em Enfermagem: vivências de egressos da UEM; e capacitação stricto sensu em Enfermagem.

Os minicursos de hoje a tarde estão abordando a avaliação e tratamento de feridas; cuidados paliativos em Enfermagem; quilling; acupuntura; e parto humanizado. Os minicursos de amanhã, também no período vespertino, serão são sobre avaliação e tratamento de feridas; perspectivas do cuidado em saúde mental; curso teórico-vivencial em terapia floral de Bach; noções básicas de Jin Shin Jyutsu; e vigilância epidemiológica em saúde.

O Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, na próxima segunda e terça-feiras (24 e 25), no anfiteatro 2, da agronomia, a partir das 20 horas, o Fórum de Discussões sobre Licenciatura e Bacharelado. O evento visa a esclarecer aos acadêmicos de Educação Física as possibilidades de atuação das habilitações licenciatura e bacharelado, além da formação profissional destas. O Fórum também irá abordar o histórico sobre a divisão, em âmbito nacional, e no Departamento de Educação Física da UEM (DEF), da licenciatura plena em duas formações: licenciatura e bacharelado. O evento terá como convidados professores do DEF; o professor Adauto da Silva, diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de Sarandi; e Carlos Gomes de Oliveira, professor de lazer do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Não será cobrada taxa de inscrição. As inscrições deverão ser realizadas com membros do centro acadêmico, durante os intervalos das aulas do período noturno e integral.