Notas

O curso de Engenharia de Produção, no ano de seu décimo aniversário, promove o concurso para a criação de um logotipo. A idéia é marcar o crescimento e consolidação da primeira década da graduação.

O logotipo será utilizado em material gráfico e documentos do IV Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção (Simepro): cartazes e todo o tipo de impresso promocional do evento, e outros produtos em suporte digital ou multimídia.  

Podem concorrer alunos de graduação matriculados na UEM, de forma individual ou em grupos de no máximo três acadêmicos, que poderão apresentar até quatro propostas de logo.

As propostas devem ser entregues no período de 1 a 30 de junho, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Produção da UEM, que fica no bloco 19, do câmpus sede. As especificações do produto e as regras estão dispostas no regulamento, que pode ser acessado pelo endereço http://www.dep.uem.br/files/Concurso_Logo_Regulamento.pdf.  O resultado do concurso será divulgado no dia 8 de julho.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Estadual de Maringá prorrogou o prazo de inscrições dos trabalhos para o 8º Fórum de Extensão e Cultura da UEM até 31, às 17h30. Quem vai participar como ovinte pode se inscrever até 14 de junho. As inscrições devem ser efetuadas na Diretoria de Extensão (DEX), no bloco A-34.

Com o tema, “Saberes Transversais: O Papel da Cultura na Formação Acadêmico-Científica, o evento tem por objetivo é constituir um espaço de divulgação, discussão e reflexão sobre ações extensionistas voltadas a transversalidade da extensão no contexto da sustentabilidade cultural, bem como, voltadas à interiorização e à exteriorização da cultura e da extensão.

O evento será dividido em oito eixos temáticos: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. 

O evento está aberto para todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Diretoria de Extensão.

 

 

A Associação dos Docentes Universitários de Maringá (Aduem) promove, na próxima quarta-feira, dia 26, a II Noite do Chorinho, com a apresentação musical  do grupo Enxó de Bainha. O evento será na sede da associação e terá início às 20 horas. Podem participar sócios e não sócios.

Durante o Chorinho, o bar servirá bebidas e porções. O convite com couver artístico custa R$ 7,00. Informações pelo telefone (44) 3224-1807.

O Programa de Pós-Graduação em Letras e o Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá promovem, de 9 a 11 de junho, o IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (Celli), um evento acadêmico-científico para discussão, reflexão e divulgação de produção acadêmica, técnica e cultural em Letras, Linguística e áreas afins. A partir deste ano, o colóquio adquire um caráter internacional. Será oferecido também o I Colóquio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários (Cielli), com convidados do exterior. Estão programados conferências, mesas-redondas, minicursos, lançamento de livros e simpósios.

Os eventos fazem parte das festividades comemorativas do 40º aniversário da UEM. Embora as atividades se iniciem às 9 horas, a solenidade de abertura será às 19h30 no Teatro Marista. Logo após, a professora Jacqueline Penjon, da Universidade Sorbonne, França, falará sobre A Dupla Função da Língua: chave e tesouro. Outro convidado estrangeiro é o professor Elias José Torres Feijó, da Universidade de Santiago de Compostela e presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, Espanha. Ele abordará o tema Estudos Literários: há futuro, qual futuro?, no dia 10, a partir das 20h30, no Auditório Dona Guilhermina.

Outras informações pelo site www.cielli.com.br ou e-mail
cielli.2010@gmail.com.

Iniciada pelo Câmpus Reginal do Noroeste, em Diamante do Norte (foto), com atividades realizadas de segunda a quarta-feira desta semana (17 a 19), a 20ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que já passou também por Cianorte, no dia 19; prossegue, nesta quinta-feira (20), em Cidade Gaúcha; em Umuarama, no dia 21; e em Goioerê, no dia 24.

O tema central desta edição é Acessibilidade e Segurança: por uma vida sem obstáculos. No câmpus sede, em Maringá, as atividades estão programadas para agosto. Outras informações sobre a Sipat podem ser obtidas pelo telefone 3011-1357 ou diretamente na Cipa, Bloco J-57, sala 4.

 

A Clínica Odontológica Infantil do Curso de Odontologia da UEM está selecionando pacientes com mordida aberta anterior (dentes da frente), que geralmente é causada por sucção do dedo ou chupeta. Os pacientes deverão ter entre 7 e 10 anos de idade. Serão tratados e acompanhados durante um ano e farão parte de uma pesquisa. Os exames necessários e o tratamento serão gratuitos.

Os interessados deverão comparecer para seleção  na Clínica Odontológica da UEM (ao lado do HUM), no dia 10 de junho, às 13h30, e procurar, junto à recepção, a acadêmica Cristiane do 5º  ano, responsável pela seleção dos pacientes. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9052.

 

A XIV Semana de Enfermagem, organizada pelo Departamento de Enfermagem (DEN) da UEM, tem como tema central o poder do cuidado. Com mais de 200 inscritos, o evento vai até amanhã e conta mesas-redondas, painéis dialogados, minicursos e café com prosa. Os minicursos estão sendo realizados no bloco 38 e as demais atividades no Anfiteatro Ney Marques.

A solenidade de abertura contou com uma palestra sobre o poder do cuidado na enfermagem, ministrada por Paulo de Oliveira Perna, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre outros assuntos discutidos durante o evento estão as diferentes culturas do cuidado; cuidado cultural na Enfermagem; diferentes espaços do cuidado; lutas de classe para garantias do cuidado; pós-graduação em Enfermagem: vivências de egressos da UEM; e capacitação stricto sensu em Enfermagem.

Os minicursos de hoje a tarde estão abordando a avaliação e tratamento de feridas; cuidados paliativos em Enfermagem; quilling; acupuntura; e parto humanizado. Os minicursos de amanhã, também no período vespertino, serão são sobre avaliação e tratamento de feridas; perspectivas do cuidado em saúde mental; curso teórico-vivencial em terapia floral de Bach; noções básicas de Jin Shin Jyutsu; e vigilância epidemiológica em saúde.