Notas

A professora da UEM, Patrícia Lessa, que é diretora científica da Federação de Fisiculturismo, vai representar o Brasil como árbitra da 27ª edição do Mundial Nabba Internacional. O evento será realizado na linda ilha de Malta, ao sul da Itália, no dia 19 deste mês.

Além da professora, três atletas paranaenses e sete brasileiros de outros estados representarão a equipe Nabba Brasil de Fisiculturismo. Os competidores do Paraná são: Tais Oshita (Maringá), Larissa Cunha (Curitiba) e Ricardo Guimarães (Londrina). Eles disputam as primeiras colocações com atletas de mais de 30 países e as chances de vitória são grandes, já que o Brasil tem uma das melhores equipes de fisiculturismo do mundo.

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia/UEM) vai atuar mais três anos junto ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld). O projeto apresentado ao Edital MCT/CNPq N º 59/2009, que trata de Seleção Pública de Propostas para o Peld, foi aprovado no valor de R$ 339.985,40, para vigência de 36 meses, contados a partir de março de 2010.

Esses recursos permitem a continuidade das atividades de pesquisas ecológicas do projeto A planície de inundação do alto rio Paraná, desenvolvidas desde 2000, sob a coordenação dos professores Angelo A. Agostinho e Sidinei M. Thomaz (vice).

Alunos do curso de Ciências Contábeis da UEM apresentam trabalhos em Natal, Rio Grande do Norte, no IV Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que está sendo realizado de domingo a amanhã (6 a 8). O evento destacou, este ano, o tema Convergências Internacionais da Contabilidade. Os três alunos da UEM são bolsistas do Pibic.

Pedro Ylunga Costa da Silva, orientado por José Santo Dal Bem Pires, levou o trabalho Investigação e Análise do Cenário Brasileiro da Produção Científica em Contabilidade Voltada para a Gestão Ambiental. Jazmin Figari de la Cueva, orientada por Paulo Moreira da Rosa, fez o trabalho Perfil da Produção Científica no Brasil no Segmento de Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais nos Últimos 20 Anos. Já a colaboração de Renata Oliveira Trombelli, orientada por Almir Teles da Silva, foi Análise da Produção Científica em Sistemas de Informações no Brasil nos Últimos 20 Anos.

A Clínica Odontológica Infantil do Curso de Odontologia da UEM está selecionando pacientes com mordida aberta anterior (dentes da frente), que geralmente é causada por sucção do dedo ou chupeta. Os pacientes deverão ter entre 7 e 10 anos de idade. Serão tratados e acompanhados durante um ano e farão parte de uma pesquisa. Os exames necessários e o tratamento serão gratuitos.

Os interessados deverão comparecer para seleção  na Clínica Odontológica da UEM (ao lado do HUM), na quinta-feira (10), às 13h30, e procurar, junto à recepção, a acadêmica Cristiane do 5º  ano, responsável pela seleção dos pacientes. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9052.

A UEM, por meio dos departamentos de Filosofia e de Fundamentos da Educação, promove um debate sobre a corrupção no dia 17 deste mês, a partir das 19h30, no auditório do bloco I-12. O tema será abordado pelo professor José Antônio Martins, chefe do DFL, e pelo deputado estadual do PT do Paraná, Tadeu Veneri. Outras informações pelo fone 3011-8925 ou e-mail sec-dfl@uem.br.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com inscrições abertas com o objetivo de selecionar tutores para os cursos de especialização em administração pública, administração pública municipal e gestão em saúde, na modalidade de educação a distância, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os interessados deverão se inscrever até às 22 horas do dia 13 deste mês, somente pela internet, por meio do endereço www.nead.uem.br. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 28 deste mês, a partir das 16 horas, por meio do site mencionado acima.

Serão selecionados 37 tutores para atender os polos de apoio presencial. A definição do polo que o tutor atenderá será realizada posteriormente pela coordenação do curso.

A carga horária semanal que deverá ser dedicada ao curso é de 20 horas, sendo que no mínimo oito horas semanais deverão ser cumpridas no câmpus sede da UEM, em Maringá. A remuneração será feita em forma de bolsa de fomento, no valor de R$ 765,00, pela carga horária de 20 horas semanais.

Foto: Celso Ikedo Tomou posse, nesta terça (1º), a nova coordenação do Nupélia. Os membros foram eleitos no dia 17 de maio, para uma gestão de dois anos.

Três integrantes foram reconduzidos ao cargo: o coordenador geral, Samuel Veríssimo; o vice, Luiz Felipe Machado Velho; e a coordenadora administrativa, Maria Cláudia Zimmermann Callegari. Carla Simone Pavanelli foi eleita coordenadora científica. Também foram escolhidos seis membros efetivos do Núcleo como representantes na Câmara Deliberativa do Nupélia, assim como três representantes dos servidores técnicos e três alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA).