Notas

Quem quiser aprender os requisitos básicos sobre tratamento e manipulação de imagens digitais tem a oportunidade de se inscrever para o curso de extensão promovido pela Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá.

Com aulas expositivas e práticas, o curso vai abordar temas como configuração de monitores, programas para edição de imagens, técnicas de manipulação, conversão para preto e branco, montagens e fusões de fotos, entre outros.

Ao todo são 25 horas de curso com aulas aos sábados, sempre das 8 às 13 horas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria da Biblioteca Central da UEM (BCE) até o dia 30 deste mês a uma taxa de R$ 75,00. As aulas terão início no dia 31.

A BCE é parceira na realização do curso. Outras informações pelo fone (44) 3011-4480.

 

Os alunos com direito a descontos nas mensalidades dos cursos oferecidos pelo Instituto de Línguas (ILG) e pelo Estudo de Estudos Japoneses (IEJ), da Universidade Estadual de Maringá, deverão fazer a solicitação por meio de requerimento, a ser entregue no Protocolo Geral até o dia 6 de agosto.

Têm direito aos descontos servidores e filhos de servidores da UEM e acadêmicos de graduação ou de pós-graduação. Lembrando que quem já solicitou descontos no primeiro semestre não precisa protocolar novo pedido, pois serão mantidos os mesmos percentuais.

Diferente daqueles que têm direito a isenção de mensalidade, benefício concedido aos servidores da Universidade já matriculados em um dos cursos do ILG ou do IEJ.

Neste caso, os interessados deverão encaminhar um requerimento ao responsável pela unidade administrativa ao qual está lotado. O setor irá classificar um servidor, a ser beneficiado com a isenção e encaminhar seu requerimento à Pró-Reitoria de Administração até 6 de agosto, junto com a cópia do comprovante de matrícula e declaração de frequência e aproveitamento do último estágio cursado, que deve ser solicitado no ILG ou IEJ. Outras informações no site www.ilg.uem.br.

 

Numa cerimônia realizada, na última quinta-feira (8), no auditório do PDE (Bloco B-33), 64 pessoas receberam certificado de conclusão de curso do Instituto de Línguas (ILG) da UEM, nos idiomas inglês, francês, italiano e espanhol. Diversas autoridades compareceram ao evento, como o diretor de Cultura da UEM, Marcos César Danhoni Neves, representando a administração; a chefe em exercício do ILG, Claudeci Aparecida Salgueiro; a coordenadora técnica do Instituto, Maria Amália Azevedo Boll; e a representante dos professores do ILG, Eliane Cavalher Solano Rossi.  

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas promove uma palestra com o professor Marcelo Fantappié, do Laboratório de Helmintologia e Entomologia Molecular, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Será nesta sexta-feira, dia 16, sob o tema Mecanismos de regulação da expressão de um gene alvo no Schistosoma mansoni. O evento foi adiado porque o avião que trazia o convidado não sonseguiu pousar em Maringá, por causa do mau tempo.

A conferência terá início às 14 horas, no auditório do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa, bloco A-9, no câmpus sede da UEM. Detalhes pelo fone (44) 3011-1314, com a professora Maria Aparecida Fernandez.
 

O Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL) abre inscrição para disciplinas isoladas do Curso de Mestrado em Educação Física, na condição de estudante não regular.

As inscrições vão de 12 a 16 deste mês, das 8 às 11horas e das 14 às 17 horas.

A seleção será feita por meio da análise do Currículo Lattes do CNPq, documentado. A publicação do resultado sai no dia 28 e a matrícula deverá ser feita de 2 a 6 de agosto. O início das aulas está previsto para 2 de agosto.

O formulário de inscrição e todas as informações necessárias estão disponíveis na Secretaria do Programa ou no endereço www.uem.br/~sec-pos/. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4470 ou pelo e-mail: sec-pef@uem.br.

O vereador Mário Verri (PT) participou como palestrante da conferência “A Transparência na Gestão Pública, com ênfase na Câmara Municipal de Maringá”, realizada no dia 8 último, no auditório do Dacese da UEM.

Antes da apresentação do vereador, que representou a Câmara no evento, foi exibido o vídeo “Transparência e Economia”, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Legislativo maringaense. 

Verri, que é autor do projeto de resolução que institui a TV Câmara em Maringá, fez um relato das principais medidas tomadas pela Mesa Executiva no sentido de aumentar a transparência do poder legislativo e os esforços dos vereadores visando a economia.

A devolução à Prefeitura de R$ 3,5 milhões, os percentuais de economia nas licitações, a atuação do Observatório Social de Maringá e a resposta positiva dada pela Câmara, a obrigatoriedade do cartão-ponto, a TV Câmara e a divulgação de todas as ações do Legislativo.

Depois, o vereador respondeu a questionamentos de professores e alunos. “Agradeço a oportunidade de debater sobre a transparência em um encontro como esse, com a presença de professores e alunos da UEM. É importante que o vereador possa informar sobre o trabalho que está sendo realizado na Câmara. A iniciativa é digna de elogios e merece ser incentivada”, afirmou.

A conferência fez parte do projeto “Curta um Curta” do Grupo PET Economia da Universidade Estadual de Maringá. 
 
Fonte: CMM - 12/07/2010
www.cmm.pr.gov.br

O Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DFE/UEM), está com inscrições abertas para quatro eventos, em diferentes câmpus.

Até dia 6 de agosto, os interessados podem se inscrever no curso Como Elaborar Projetos de Pesquisa, que será realizado nos dias 7 e 14, no Auditório do PDE (Bloco 33 - UEM). Podem participar professores e alunos da UEM (graduação e pós-graduação) e demais interessados.

Até o dia 30 deste mês, o DFE inscreve para mais dois cursos. O primeiro é A Rotatividade de Docentes nas Séries Finais do Ensino Fundamental, que será ministrado 11 de agosto a 22 de setembro, na Escola Estadual Princesa Izabel, em Umuarama, e é aberto a gestores, professores da rede pública de ensino, acadêmicos da UEM, representantes do Núcleo Regional de Educação de Umuarama e comunidade externa.

Outro curso, também aberto a alunos e professores da UEM e à comunidade externa, é Tópicos Estatísticos Aplicados à Educação. As aulas serão realizadas 6 de agosto a 24 de setembro, no Laboratório de Informática do DFE (bloco I-12, sala 04, na UEM).

Por fim, será promovido o I Encrontro de Educação dos Sentidos, de 30 de julho a 6 de agosto, no Campus Regional de Cianorte (CRC), com objetivo de reunir professores e servidores do CRC e de outras IES, além da comunidade externa.

As inscrições para os eventos devem ser feitas pela internet. O endereço é o www.dfe.uem.br. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4839.