Notas

O vereador Mário Verri (PT) participou como palestrante da conferência “A Transparência na Gestão Pública, com ênfase na Câmara Municipal de Maringá”, realizada no dia 8 último, no auditório do Dacese da UEM.

Antes da apresentação do vereador, que representou a Câmara no evento, foi exibido o vídeo “Transparência e Economia”, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Legislativo maringaense. 

Verri, que é autor do projeto de resolução que institui a TV Câmara em Maringá, fez um relato das principais medidas tomadas pela Mesa Executiva no sentido de aumentar a transparência do poder legislativo e os esforços dos vereadores visando a economia.

A devolução à Prefeitura de R$ 3,5 milhões, os percentuais de economia nas licitações, a atuação do Observatório Social de Maringá e a resposta positiva dada pela Câmara, a obrigatoriedade do cartão-ponto, a TV Câmara e a divulgação de todas as ações do Legislativo.

Depois, o vereador respondeu a questionamentos de professores e alunos. “Agradeço a oportunidade de debater sobre a transparência em um encontro como esse, com a presença de professores e alunos da UEM. É importante que o vereador possa informar sobre o trabalho que está sendo realizado na Câmara. A iniciativa é digna de elogios e merece ser incentivada”, afirmou.

A conferência fez parte do projeto “Curta um Curta” do Grupo PET Economia da Universidade Estadual de Maringá. 
 
Fonte: CMM - 12/07/2010
www.cmm.pr.gov.br

Numa cerimônia realizada, na última quinta-feira (8), no auditório do PDE (Bloco B-33), 64 pessoas receberam certificado de conclusão de curso do Instituto de Línguas (ILG) da UEM, nos idiomas inglês, francês, italiano e espanhol. Diversas autoridades compareceram ao evento, como o diretor de Cultura da UEM, Marcos César Danhoni Neves, representando a administração; a chefe em exercício do ILG, Claudeci Aparecida Salgueiro; a coordenadora técnica do Instituto, Maria Amália Azevedo Boll; e a representante dos professores do ILG, Eliane Cavalher Solano Rossi.  

Entre 1 e 4 de julho, professores e alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação Física da UEM tiveram 7 comunicações orais e 3 pôsteres apresentados no V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, realizado no Centro de Convenções de São Bernardo do Campo – SP.

Todos são integrantes do Grupo de Estudos do Lazer, que em 2010, comemora 10 anos de existência. A UEM foi a universidade com maior número de trabalhos aprovados, sendo as apresentações bastante concorridas pelos presentes no evento.

Os artigos completos foram: Caracterização do balonismo por praticantes brasileiros e japoneses; Esportes na natureza: fragmentos contraditórios de um objeto em construção; Percepção dos skatistas do estilo “street” da cidade de Maringá-PR em relação a estrutura dos locais de prática; Problemas relacionados à relação homem-natureza no pára-quedismo; O brincar na natureza é uma aventura para as populações guarani do Paraná?; O ensino aprendizagem dos fundamentos básicos nas aulas de skate; e Perfil de praticantes de skate de maringá-pr e região.

Os resumos apresentados são: Mensuração da escala de borg e frequência cardíaca durante trabalho de explosão como processo avaliativo de iniciantes na escalada em parede artificial; Curso de monitoria de escalada esportiva em parede artificial: análise da metodologia realizada; Motivos associados à prática do mountain bike. 

O Grupo de Estudos do Lazer (GEL) possui características multidisciplinares, reunindo-se regularmente às quartas-feiras, as 18 horas, no Bloco M06. A produção do grupo pode ser acessada gratuitamente em www.def.uem.br.

O Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL) abre inscrição para disciplinas isoladas do Curso de Mestrado em Educação Física, na condição de estudante não regular.

As inscrições vão de 12 a 16 deste mês, das 8 às 11horas e das 14 às 17 horas.

A seleção será feita por meio da análise do Currículo Lattes do CNPq, documentado. A publicação do resultado sai no dia 28 e a matrícula deverá ser feita de 2 a 6 de agosto. O início das aulas está previsto para 2 de agosto.

O formulário de inscrição e todas as informações necessárias estão disponíveis na Secretaria do Programa ou no endereço www.uem.br/~sec-pos/. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4470 ou pelo e-mail: sec-pef@uem.br.

A Escola de Iniciação Esportiva ao Skate da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenada pelo Grupo de Estudos do Lazer (GEL), em parceria com a CDR e o SER Atleta, já abriu inscrições para a turma II, no horário de 9 às 10 horas, segunda e quarta-feira. As aulas são gratuitas e terão início a partir da segunda quinzena deste mês, atendendo crianças e adolescentes, independente de gênero e condição sociocultural.

Desde o início do ano já existe uma turma no período da tarde, com participação de 50 alunos, entre meninos e meninas. Os pais ou as próprias crianças podem fazer sua inscrição, no Bloco M06, na CDR ou pelo telefone (44) 3011-4314.

O Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DFE/UEM), está com inscrições abertas para quatro eventos, em diferentes câmpus.

Até dia 6 de agosto, os interessados podem se inscrever no curso Como Elaborar Projetos de Pesquisa, que será realizado nos dias 7 e 14, no Auditório do PDE (Bloco 33 - UEM). Podem participar professores e alunos da UEM (graduação e pós-graduação) e demais interessados.

Até o dia 30 deste mês, o DFE inscreve para mais dois cursos. O primeiro é A Rotatividade de Docentes nas Séries Finais do Ensino Fundamental, que será ministrado 11 de agosto a 22 de setembro, na Escola Estadual Princesa Izabel, em Umuarama, e é aberto a gestores, professores da rede pública de ensino, acadêmicos da UEM, representantes do Núcleo Regional de Educação de Umuarama e comunidade externa.

Outro curso, também aberto a alunos e professores da UEM e à comunidade externa, é Tópicos Estatísticos Aplicados à Educação. As aulas serão realizadas 6 de agosto a 24 de setembro, no Laboratório de Informática do DFE (bloco I-12, sala 04, na UEM).

Por fim, será promovido o I Encrontro de Educação dos Sentidos, de 30 de julho a 6 de agosto, no Campus Regional de Cianorte (CRC), com objetivo de reunir professores e servidores do CRC e de outras IES, além da comunidade externa.

As inscrições para os eventos devem ser feitas pela internet. O endereço é o www.dfe.uem.br. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4839.

O Programa de Pós-graduação em História e o Departamento de história da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam, no período de 13 a 15 de outubro, o V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História e a XVI Semana de História.

O objetivo do evento é propiciar aos participantes um debate sobre o estado da arte da produção historiográfica, bem como discutir os principais temas da historiografia brasileira contemporânea.

Além de conferências e mesas redondas com historiadores de renome nacional e internacional, a programação prevê a apresentação de trabalhos científicos de pesquisadores e professores universitários, bem como a divulgação da produção acadêmica de alunos de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica. Todas as informações dos eventos podem ser vistos na página www.pph.uem.br/vforum.

As inscrições de trabalhos vão até 20 de julho. Para ouvintes e outros participantes - até o primeiro dia do evento. Mais informações: pelo e-mail: forumpph@uem.br ou pelos fones: 3011-4328 ou 3011-4895.