Notas

A Universidade Estadual de Maringá recebe o evento de extensão Circuito Celepar de Software Livre, etapa Maringá. As atividades serão realizadas nos dias 13 e 14 deste mês. A solenidade de abertura será no dia 13, às 19 horas, no anfiteatro Ney Marques. Logo a seguir, será proferida a palestra Software Livre no Governo do Estado do Paraná. No dia14, as atividades começam às 9 horas, com oficinas e palestras no bloco C-56.

O Circuito tem como objetivo promover a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento de programas de código aberto. O público alvo é formado por estudantes, profissionais de tecnologia da informação, setores de governo, funcionários e usuários em geral. A programação e as inscrições estão disponíveis no site www.circuito.pr.gov.br. As inscrições são gratuitas.

Os organizadores do 4º Simepro - Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção - abriram o prazo para submissão de trabalhos que serão apresentados durante o evento, que será realizado na Universidade Estadual de Maringá no período de 28 de setembro a 1º de outubro.

Os trabalhos poderão ser inscritos até o dia 31 deste mês. Serão aceitos resumos expandidos, cujos temas pertençam às áreas da Engenharia de Produção, devendo ser resultante de trabalhos de destaque em disciplinas, trabalhos de conclusão e projetos de iniciação científica, de ensino, pesquisa e extensão. Os resumos devem seguir o formato recomendado e serem postados no site do evento http://www.dep.uem.br/simepro/login.php.

O Simepro é um evento multi-temático, que tem por objetivo promover o intercâmbio entre profissionais e acadêmicos do curso de Engenharia de Produção. Nesta quarta edição o tema central é A Consolidação da Engenharia de Produção em Maringá e Região. O tema evoca um momento especial: o aniversário de 10 anos do curso de Engenharia de Produção da UEM, que coincide com os 40 anos de criação da Universidade.

 

A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá abre vagas para seu coral. As inscrições estão abertas até 18 deste mês na secretaria da EMU, bloco 117. Os interessados devem ter mais de 16 anos e de todos os naipes de vozes. Não é necessário ter experiência musical e/ou em canto coral.

Segundo a coordenação, o coral atua deste 2005, levando seus integrantes ao universo do canto coral, da educação musical, técnica vocal, repertório de variados estilos, contato com diversos idiomas por meio das músicas e apresentações em diversos eventos. Os ensaios ocorrem às terças e às quintas-feiras das 18h30 às 20h30, sob a direção musical e coordenação geral da professora Andréia Anhezini. Outras informações pelo fone 3011-4383.

 

O evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos VII: os jogos no processo de ensino e de aprendizagem teve seu cronograma alterado. As atividades serão desenvolvidas nos dias 12, 17, 20, 24 e 27 deste mês, das 19h30 às 23 horas, na UEM, no anfiteatro do bloco I-12, sala 15. Serão enfocados os temas Jogos Educacionais em Atividades Pedagógicas; A Utilização dos Jogos em Processo de Ensino e de Aprendizagem; Livro Didático Temas Transversais e Tecnologias: jogando com lógica cartesiana; A Utilização de Jogos no Processo de Alfabetização e Letramento; Utilizando o Google Imagens, Youtube e Power Point na Elaboração de Aulas Multimídia; e Uso de Brinquedos no Ensino de Geografia.

Com objetivo de analisar a possibilidade do jogo como recurso didático ou estratégia de ensino nas diferentes áreas do conhecimento na educação básica, o evento é voltado para acadêmicos e professores de licenciatura e profissionais que atuam na educação básica. A promoção é do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Laboratório de Apoio Pedagógico da UEM. Os interessados devem se inscrever até o início do evento a uma taxa de R$ 20,00. Outras informações no Laboratório de Apoio Pedagógico, bloco I-12, sala 1, fone 3011-4887 ou site www.dtp.uem.br.   

O curso de especialização em Produção Industrial, oferecido pelo Departamento de Engenharia de Produção da UEM, encerra suas inscrições nesta sexta-feira (6). Os interessados devem comparecer à secretaria do DEP, bloco 19, de tarde e à noite, munidos da documentação exigida.  

Com ênfase em Sustentabilidade de Processo, o objetivo é fornecer aos participantes conhecimentos em relação às inovações tecnológicas e sustentabilidade dos processos com foco em sistemas produtivos de melhor custo/benefício em termos industriais, sociais e financeiros. O curso também pretende capacitar os profissionais para atuarem na “produção industrial”, gerir recursos materiais e intelectuais de forma sustentável e assim permitir ganhos de qualidade e produtividade no âmbito de processos industriais.  

Outras informações pelo fone 3011-4196, site www.dep.uem.br ou e-mail séc-dep@uem.br

 

O Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá oferece, neste semestre, a IV Turma do Curso de Especialização em Análises Clínicas. As inscrições foram prorrogadas até sexta-feira (6). O curso tem como objetivo oferecer aos profissionais Farmacêuticos e Biomédicos a possibilidade de atualização, reciclagem e especialização em temas de relevância para a sua atuação profissional, capacitando-os para desenvolver, analisar, interpretar cientificamente dados clínico-laboratoriais e gerar novos conhecimentos na área. O curso está estruturado em aulas teóricas e práticas e acontecerá nos finais de semana.

Informações adicionais no bloco P-03, sala 3 (BCE – Pavimento térreo), fone 3011- 4805, site www.dac.uem.br ou e-mail sec-pbf@uem.br.

A programação do Cinuem desta semana traz o filme O Anjo Azul, dirigido por Josef Von Sternberg. A exibição será na quinta-feira (5), a partir das 18h30, no Anfiteatro Ney Marques na UEM. Clássico do cinema alemão, com características expressionistas, inteligentemente sensível extrapolando a construção estereotipada de personagens ao relacionar um professor ingênuo e solitário com uma femme fatale cantora de cabaré. O Anjo Azul, adaptação do romance Professor Unrat, de Heinrich Mann, consagra Marlene Dietrich como a cantora Lola Loa. Os comentários estarão a cargo do professor Raymundo Lima e de Luiz Braga.