Notas

A UEM, por meio do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), promove a VIII Semana da Criança Cidadã, de 18 a 20 de outubro, no anfiteatro Ney Marques. O evento abordará os temas Memória, Infância e Urbanismo; Reflexões sobre as Atividades Lúdico-Esportivas em Instituições de Contra-Turno Social na Cidade de Maringá; O Adolescente em Conflito com a Lei: política socioeducativa de Direitos; A Problemática da Infância e Adolescência em Maringá e a Ação do Conselho Tutelar; e Participação Infanto-Juvenil: experiências.

A Semana, que comemora os 20 anos do Estatuto da Criança do Adolescente, aceita inscrições dos interessados de 20 de setembro a 18 de outubro, das 14 às 17 horas, no PCA, bloco P-3 (BCE), sala 2. Outras informações pelo fone 3011-4260 ou e-mail sec-pca@uem.br.

Os dados do projeto Introdução de Práticas de Inovação Contínua nas Micro e Pequenas Empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Maringá/Cianorte (Projvest) estão na internet. Coordenado pelo professor Edwin Cardoza Galdamez, do Departamento de Engenharia de Produção da UEM, o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento competitivo e industrial das empresas de confecção de Maringá e Cianorte. A primeira fase, de dezembro de 2008 a fevereiro deste ano, atendeu a 20 empresas, implantando ações nas áreas de Gestão da Qualidade, 5’S, Layout Industrial e Melhoria nos Processos Produtivos.

Os principais resultados alcançados foram avanços na qualidade dos produtos e serviços, implantação de melhorias na produção, realizações de capacitações de recursos humanos para funcionários de empresas e graduandos de diversos cursos da UEM; publicações de artigos científicos em eventos nacionais e internacionais; elaboração de monografias, dissertações e teses; inclusão de outros projetos de pesquisa científica para o desenvolvimento das ações e organização do 1º Encontro Paranaense de Moda, Design e Negócios.

O Projvest é um mecanismo de transferência tecnológica de práticas da área de Engenharia de Produção e formação de recursos humanos por meio da capacitação para as empresas do APL de Maringá/ Cianorte. A segunda fase deve ser concluída em dezembro deste ano e compreende diversas ações, como cursos de capacitação. De hoje a quarta-feira (16 a 18), no Sinveste, em Cianorte, está sendo oferecido o curso Práticas e Ferramentas da Qualidade Aplicadas na Indústria de Vestuário. De 23 a 25 deste mês, também no Sinveste, será a vez do curso Programa Aplicado à Indústria de Vestuário.

Financiado pela Fundação Araucária/Programa Universidade sem Fronteiras, conta com a parceria da UEM, Sebrae, Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) e Sindicato da Indústria de Vestuário de Cianorte (Sinveste), com apoio da Unesp/FEB. Outras informações no Projvest, bloco 19, sala 10, fone 3011-5823, site www.dep.uem.br ou e-mail projvest@gmail.com.

A Editora da UEM doou 20 exemplares do livro Maringá e o Norte do Paraná: estudos de história regional, organizado pelos professores Reginaldo Benedito Dias e José Henrique Rollo Gonçalves, do Departamento de História da UEM, para a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Os livros serão distribuídos para os alunos do minicurso A Cidade de Maringá e o Norte do Paraná, oferecido pela Unati e ministrado por Dias.

Estudantes do 4º ano de Engenharia Têxtil da UEM visitaram empresas no pólo têxtil de Santa Catarina e também participaram da Feira Brasileira para Indústria Têxtil (Febratex) que ocorreu de 10 a 13 deste mês em Blumenau. As visitas fazem parte da formação acadêmica para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer na prática conceitos teóricos aplicados no curso. Os acadêmicos visitaram as empresas Kami, Diklatex, Hering,  que tem em seu quadro 12 Engenheiros Têxteis formados na UEM e seis formandos fazendo o Estagio Supervisionado, e a Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis, empresa referência na pesquisa e análise de fios e fibras de Algodão. Acompanharam os discentes os professores Gilson Croscato e  Andréia Bortoluzzi.

A Comissão Eleitoral publicou, por meio da Resolução 004/2010-CEL, a relação de mesários e escrutinadores para a eleição do dia 18, que irá escolher o reitor e vice-reitor da UEM para os próximos quatro anos. Os mesários convocados entre docentes, técnicos e alunos, podem consultar a lista no site http://www.uem.br/eleicao/mesarios.pdf.

São 40 urnas distribuídas pelos câmpus de Maringá, Cianorte, Umuarama, Goioerê, Diamante do Norte e Cidade Gaúcha. A apuração dos votos, concentrada no Restaurante Universitário, começa quando chegar as primeiras urnas e não tem hora para terminar. Para este trabalho 24 servidores, entre docentes e técnicos, devem ocupar as oito mesas apuradoras.

O Observatório das Metrópoles - Núcleo da Região Metropolitana de Maringá oferece o curso Geoprocessamento: introdução ao Arcgis, com carga horária de 24 horas. As aulas serão ministradas aos sábados, de manhã e à tarde, a partir do dia 28 deste mês. As inscrições podem ser feitas até o dia 27, no Observatório das Metrópoles, bloco 5, sala 8,  fone 3011-4287, das 8 às 11 e das 13h30 às 16h30, a uma taxa de R$150 para acadêmicos e R$ 200 para não-acadêmicos.

O Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp) promove um debate sobre Socialismo em Perspectiva, com representantes de vários partidos políticos, no dia 19 deste mês, na UEM. Foram convidados o PCB, PSOL, PSTU, PC do B, PV e PT. O debate começa às 19h30, no auditório Adelbar Sampaio, bloco F-67. Não há necessidade de se efetuar inscrição.