Notas

O Grupo de Estudos em Ética e Organização realiza o Seminário de Pesquisa Profissionalização e Constituição do Sujeito Administrador, sob coordenação do professor João Marcelo Crubellate. Será nesta sexta-feira, dia 27, às 16 horas, no auditório do Programa de Pesquisa em Administração, térreo do Bloco C-23. Informações pelo fone 44 3011-4976.

A professora Rosa Maria Voghon Hernández, da Universidade de Havana, falará sobre Políticas Sociais e Pobreza em Cuba, no dia 1º de setembro, às 19h30, na Universidade Estadual de Maringá, no Dacese. A palestra é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer a inscrição. Aproveitando sua estadia em Maringá, será realizado um debate sobre Educação na Instituição Pública no dia 3, às 8 horas, também no Dacese. Esta atividade é voltada para a comunidade universitária da UEM.

Hernández veio ao Brasil a convite de várias instituições de ensino superior do Paraná, onde participará de debates. Na segunda-feira (30), estará na UEL; na terça-feira (31), na Fecea/Apucarana; no dia 2, na Fafipa/Paranavaí; no dia 3 à noite, na Fecilcam/Campo Mourão. Outras informações com Catarina Makiyama, fone 3011-4443.

Antonio Godoy, graduado em Ciências Econômicas pela UEM, venceu o XX Prêmio Paraná de Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ele foi o primeiro colocado na categoria Economia Pura e Aplicada com o trabalho New Finance: econofísica e finanças comportamentais, abordagens contemporâneas da teoria de finanças aplicadas ao mercado de capitais. A economista Valéria Martins Pugeti, também graduada pela UEM, classificou-se em terceiro lugar na categoria Economia Paranaense. Seu artigo foi sobre A Sustentabilidade Fiscal dos Municípios Paranaenses: uma investigação sobre o esforço fiscal para o ano de 2006. Ambos foram orientados pelo professor Neio Lúcio Peres Gualda. A premiação será na sexta-feira (27), a partir das 19 horas, na Unioeste.

O Prêmio teve como objetivo estimular e valorizar a produção científica ligada à economia paranaense pura e aplicada, além de incentivar a pesquisa e a investigação econômica pelos profissionais da área. O tema deste ano foi Mecanismos e Propostas para Acelerar o Desenvolvimento Local e ou Regional.

A I Mostra Musical – Diversidade Cultural será realizada nesta sexta-feira (27) na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir das 20h30, o grupo Apocalipse apresenta canções próprias e inéditas, gratuitamente.

A Mostra é parte do projeto cultural Som & Arte e tem o objetivo de abordar diversos temas sociais, culturais e reflexivos. Os gêneros musicais serão diversificados: sertanejo raiz, baião, MPB, sertanejo contemporâneo e valsa.

Além da entrada franca, o grupo Apocalipse, da Vila Rural Antonio Picoli, do municipio de Ourizona, no Paraná, sorteará CDs para os presentes.

Amira Annahas, aluna do 3º ano de Engenharia de Alimentos da UEM, é uma das três finalistas do Prêmio Henri Nestlé, com o trabalho Desenvolvimento de Snacks Enriquecidos com Linhaça Fornecendo Omega 3. O artigo, orientado pelo professor Antonio Giriboni Monteiro, é resultado das atividades do Pibic. A ordem de classificação dos finalistas será divulgada nesta quinta-feira (26), quando ocorre a solenidade de premiação dos 18 ganhadores. A cerimônia será na sede da empresa, a partir das 19 horas, com a presença do presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita.

O Prêmio tem o objetivo de incentivar a produção científica no Brasil nas áreas de Alimentos, Nutrição, Saúde e Bem-Estar, desenvolvida por profissionais e estudantes. De acordo com a classificação atingida, autores e co-autores dos dezoito trabalhos vencedores serão premiados com viagem à Suíça, incluindo visita ao Nestlé Research Center, em Lausanne, além de notebooks e valores em dinheiro. A lista dos trabalhos classificados e outras informações podem ser encontradas no site do Prêmio: www.nestle.com.br/phn.

Foi prorrogado, até o dia 31 de agosto, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Produção Industrial. Sustentabilidade de Processo.Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu oferecida pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os interessados poderão se inscrever das 13h às 17h30 e das 19h30 às 22h, na secretaria do departamento, no Bloco 19. É necessário apresentar fotocópias do diploma , do histórico escolar do curso de graduação, e dos documentos pessoais (CPF e RG). Além de duas fotos 3 x 4 recentes e a ficha de inscrição preenchida e assinada.

As matrículas serão efetivadas no período de 8 a 10 de setembro. Poderão se inscrever graduados em Engenharia de Produção e áreas afins. As aulas terão início no dia 10 de setembro. Outras informações pelos telefones 3261-4196 ou 3011-5833, ou pelo site www.dep.uem.br.

O grupo Circo Teatro Sem Lona apresenta neste sábado e domingo (28 e 29), às 16h, na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá, a peça As Aventuras do Lobo Mau.  Os ingressos serão vendidos na hora a R$ 5,00 para estudantes e R$ 10,00 para toda a comunidade.

A peça une duas histórias infantis, a do Chapéuzinho Vermelho e a dos Três Porquinhos, mas na trama, quem toma o papel de protagonista é o Lobo Mau. O Circo Teatro sem Lona é formado por Marcos Trindade, Pedro Ochôa, Mateus Moscheta, Valéria Bonifácio, Ester Bello, Mariela Lamberti de Abreu e Rafael Moraes.