Notas

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre inscrições para seleção 2010/2011 para os cursos de mestrado e doutorado. São 15 vagas para o mestrado e 20 vagas para o doutorado. As inscrições serão aceitas de 15 deste mês a 15 de outubro, na secretaria do Programa, Bloco G-90, sala 9.

Informações pelos ramais 4751, 4630 ou site www.pea.uem.br.

Entre os dias 4 e 8 de outubro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a XXII Semana do Contador de Maringá, com o tema Formando Cidadãos Para Integrar. A ideia é criar um espaço para a discussão e reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem, sobre a profissão contábil, no gerenciamento e salvaguarda do patrimônio público e das entidades privadas.

Além disso, o evento enfoca a discussão sobre as tendências de cenários que se apresentam em decorrência da internacionalização dos mercados, novas tecnologias e mudanças conjunturais internas do país, e se propõe a ampliar o debate a respeito da atuação do contador.

A abertura e o encerramento do evento serão realizados na Acema. Nos dias 5, 6 e 7, um workshop e apresentação de trabalhos estarão acontecendo no auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Sócio-Economicos (Dacese), no bloco 125, no câmpus da UEM. Durante o mesmo período, outro workshop será desenvolvido no anfiteatro Ney Marques, também na Universidade.

As inscrições para a Semana custam R$ 40,00 e devem ser feitas no site www.dcc.uem.br/semana2010.

Está prevista para o dia 7 de outubro a 2ª Jornada Interartes Outras Palavras (2ª JIOP). Este ano, o tema é Franz Kafka e a Literatura Fantástica. A JIOP é um evento de extensão com periodicidade bianual. É uma das realizações de outra iniciativa de extensão: o Projeto Outras Palavras (POP), do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Idealizado e coordenado pelo professor Marciano Lopes e Silva, o projeto funciona, desde 2006, com a colaboração da Rádio UEM-FM 106,9 e, desde abril de 2008, tem o apoio do Teatro Universitário de Maringá (TUM) - grupo de teatro da UEM, cuja direção e coordenação é de Pedro Ochôa.

“Temos o objetivo de incentivar e divulgar a produção artística de Maringá e região, proporcionando à comunidade um contato prazeroso, crítico e criativo com a arte. E, por meio desta experiência, ainda produzimos material pedagógico para o ensino de letras e artes”, explica Silva.

Ele ainda informa que o grupo publica a Revista Outras Palavras; produz o Programa  Outras Palavras, apresentado diariamente na Rádio UEM-FM 106,9; organiza o Sarau Outras Palavras, evento anual que reúne música, poesia e performances dramáticas apresentadas em palco; e vai colocar no “mercado” um outro título impresso, a  Revista JIOP, que será lançada durante a 2ª JIOP.

Programação – As atividades começam com a projeção do filme O processo (1962, Direção: Orson Welles), adaptação da obra homônima de Franz Kafka.
Em seguida, será realizada uma mesa-redonda: Kafka e a literatura fantástica, com a participação dos professores Milton Hermes Rodrigues e Fábio Lucas Pierini e a mediação de Márcio Roberto do Prado, todos da UEM.

Às 14 horas, o professor José Pedro Antunes (Unesp-Araraquara) ministra uma aula-show sobre a literatura de Franz Kafka. Em seguida, o pesquisador vai bater papo sobre a palestra como o professor Márcio Roberto do Prado. Durante toda a programação, o Teatro Oficina da UEM vai contar com uma exposição permanente de fotos com apresentações do TUM.

À noite, no Bar Coração Brasileiro (Av. Cerro Azul, 412), será realizado o IV Sarau Outras Palavras. O evento conta com Varal de Poesias e palco livre, ambos abertos à participação dos presentes. Além disso, às 19h30 acontece o Lançamento da Revista JIOP, ao som de MPB & Pop Rock, com Lu Galetti, Sansão e amigos. Das 22 horas em diante, samba, chorinho e pagode com Pezinho, Geraldinho do Cavaco e Bebezão.

 

As inscrições devem ser feitas no site http://outraspalavras.arteblog.com.br/p/profil/. A taxa é de R$ 30,00. Outras informações pelo e-mail etlopes@hotmail.com.

Estão abertas as inscrições para mais um curso do Projeto de Extensão Educação Financeira Sustentável, oferecido aos servidores e professores da UEM, pela Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT). Além de aprender a economizar, as aulas contam com dicas de investimentos.

O curso Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade - Turma 3 está previsto para começar no dia 20 deste mês e vai até 1º de novembro. As aulas são realizadas somente às segundas feiras, das 19h às 22h, na sala 17, do Bloco 104. Os ministrantes são os professores Antonio Zotarelli (DCO) e Massakazu Takakura (DCC), além da psicóloga Clisalva Gomes Silva (PRH/DCT).  

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas na sala 2, do Bloco 104. Informações pelos ramais 4264 ou 4038.

Nesta quinta feira (2), às 18h30min, no Anfiteatro Ney Marques, o Cinuem exibe Festa de Família, filme dirigido em 1990, por Thomas Vinterberg. Para o comentarista da semana, Thiago Ramari (Jornalista), a obra dirigida e roteirizada pelo dinamarquês Vinterberg, inaugurou o movimento Dogma 95, no fim da década de 1990.

Assim com a Nouvelle Vague, o Neo-Realismo Italiano e o Cinema Novo, o Dogma 95 foi uma forma de contestação ao cinema norte-americano. Os adeptos do movimento abriram mão de vários recursos comumente utilizados na produção de filmes, como a iluminação artificial, a edição de som e até mesmo o tripé das câmeras, a fim de criar uma nova linguagem, mais próxima da realidade.

Ao contrário do que o título faz supor, Festa de Família não é um filme leve. O roteiro conta a história de Christian (interpretado por Ulrich Thomsen) que volta para a Dinamarca, para a celebração do 60º aniversário de seu pai, Helge (Henning Moritzen). Durante um jantar e na frente de dezenas de convidados, o filho conta que foi vítima de abuso sexual por parte do pai quando criança, assim como a irmã gêmea, que se suicidou recentemente. E a revelação instala uma espécie de surto contido entre os presentes.

Já estão abertas as inscrições para o Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção (Simepro). Neste ano, o evento está em sua quarta edição e tem como tema A Consolidação da Engenharia de Produção em Maringá e Região, que remete às comemorações do aniversário de 10 anos do curso de Engenharia de Produção da UEM e os 40 anos de criação da Universidade. 

O Simepro é um evento multi-temático que tem por objetivo promover o intercâmbio entre profissionais e acadêmicos do curso de Engenharia de Produção, por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. Com as atividades planejadas, espera-se provocar uma reflexão sobre o amadurecimento do curso em seus dez anos e sua influência no desenvolvimento da região.

Até o dia 7 de setembro ainda é possível submeter resumos expandidos. A programação deste ano pode ser consultada no site do evento: http://www.dep.uem.br/simepro. Ali também é possível fazer a inscrição e encaminhar trabalhos. Quem quiser aproveitar a taxa com desconto deve se inscrever pelo site até o dia 19 de setembro. Outras informações pelo telefone (44) 3011 5822.

A sétima edição da Maratona de Revezamento contra o tabagismo Pare de Fumar Correndo - Vanderlei Cordeiro de Lima, realizada domingo (29), teve como grande vencedora a Unimed Maringá – Tercred. A equipe da ficou com as primeiras colocações na modalidade masculina, com 02h12m07s, e feminina com 02h39m45s.

O evento já é tradicional no calendário esportivo da cidade. Este ano 2.360 atletas, que se revezarão no percurso de 42.195 metros. Foi um recorde de inscrições. As 300 equipes ofereceram como taxa mais de nove toneladas de alimentos, que serão doados a instituições de caridade. 

No masculino, a Associação de Atletismo e Maringá/Usaçucar ficou em segundo lugar, com o tempo de 2h16m13s, e a União Sul, se classificou em terceiro, com 02h18m11s. Na categoria feminina, duas equipes do 4º Batalhão de Polícia Militar subiram no pódio, como 02h47m49s e 03h15m17s, respectivamente.

Junto com a maratona marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi será realizada a Feira de Saúde, na Praça Deputado Renato Celidônio, que realizou mais de mil atendimentos. Vários cursos da Universidade Estadual de Maringá desenvolveram serviços dentro das áreas de saúde bucal e tabagismo, doenças renais e tabagismo, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, correlacionando diabetes e hipertensão ao tabagismo e avaliação corporal.

 

O Departamento de Educação Física e o Sesc promoveram atividades recreativas e esclareceram sobre a importância da atividade física e vida saudável. Voluntários do Lions, do Clube dos Aventureiros, Escola Adventista, Igreja Batista e outros distribuirão 15 mil panfletos sobre tabagismo.

No domingo, também foram entregues os prêmios aos classificados do VI Concurso de Frases sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, no qual, participaram alunos do ensino fundamental, médio e superior de Maringá e região, divididos em seis categorias.

 

A promoção da Maratona e do concurso de frases é da UEM, Lions Clube Maringá Universitário Integração com patrocínio da  CEF e apoio da Prefeitura de Maringá, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Policia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER.