Notas

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Nildo José Lübke, participou como convidado da reitoria da UEM, de duas inaugurações, na sexta-feira (1º). Acompanhado do reitor Décio Sperandio, do vice, Mario Azevedo, e dos gestores eleitos, Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, Lübcke inaugurou o Laboratório de Adsorção e Troca Iônica, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), e do novo bloco da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA).

Representando o governador Orlando Pessuti, Lübke, participou de uma pequena reunião na reitoria, onde já se encontrava o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, que fechou convênios para a produção de medicamentos, aproveitando o potencial do Lepemc, da Universidade.

Em seguida, todos foram até o bloco E-10, onde foi inaugurado o Laboratório de Adsorção. Segundo o coordenador do laboratório, Pedro Arroyo, e a sua vice, Maria Angélica Barros, o espaço de 110 m² é fruto de uma parceria entre a UEM, o CNPq e a Petrobras. “A adsorção é um processo de separação que remove determinados componentes de uma substância, como agentes contaminantes, por exemplo”, explicou Maria Angélica. “A Petrobras procura tecnologias limpas para descontaminar o gás natural que ela produz. Nós temos essa tecnologia e esse laboratório vai viabilizar uma parceria entre nós”, acrescentou Arroyo.

O diretor do Centro de Tecnologia, Mauro Ravagnani, disse que um convênio como este é resultado do investimento do DEQ na capacitação de pessoal e na tentativa de encontrar tecnologias que podem mudar a vida das pessoas. “É o caso deste convênio com a Petrobrás, que vai contribuir com a purificação do gás natural, utilizado, por exemplo, como combustível. Enfim, é mais uma etapa vencida nos 38 anos do DEQ. Agora, só falta inaugurar nosso bloco novo, em construção.”

O professor Décio Sperandio disse que o DEQ é uma referência na produção científica da UEM, que ajuda a Instituição ser a primeira do Estado e a décima nona do País. “Deixamos aqui, eu e o professor Mario, o reconhecimento pela qualidade da produção e dos profissionais que fazem parte deste departamento”. O elogio foi reforçado pelo secretário Lübke, que lembrou que a efervescência de obras e projetos conquistados pela UEM são, na verdade, “motivo de orgulho para todo o Paraná”.

UPA – Depois do encontro no novo bloco, foi a vez das comitivas do secretário e da administração da UEM se dirigirem para a Av. Morangueira, ao lado do Hemocentro Regional, onde foi inaugurada a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), da UEM, num novo bloco, o S-30.

A UPA oferece atendimento à comunidade: individual e em grupo para crianças, adolescentes e adultos; para dependentes químicos; aos egressos penitenciários; a jovens mães solteiras; e faz acompanhamento aos pacientes e familiares em hospitais. Além disso, desde sua criação, em 1984, a Unidade vem possibilitando aos alunos/estagiários regularmente matriculados no 5o ano de Psicologia, a sistematização e o aprofundamento dos seus conhecimentos em diferentes áreas. A obra recém inaugurada é cotada em R$ 1.415 milhões. Conta com 1.167 m², distribuídos em dois blocos: um de atendimento e outro de coordenação, além de um auditório com 110 lugares.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Artes, Lúcio Tadeu Mota, agradeceu à professora Marli Lamb, pela concretização da nova UPA. Disse que foi ela, em 2005, que solicitou a aprovação do projeto, “visto que o governo do Estado sinalizava com recursos para a infraestrutura das universidades”.

O vice-reitor Mario Azevedo disse que os recursos que vêm sendo aplicados na UEM, muitos deles viabilizados pelo governo do Estado, estão beneficiando o coletivo. E não só no coletivo da UEM, mas são aplicados em obras que estruturam projetos para o benefício da comunidade em geral. “Por tudo que a UPA representa, essa inauguração é uma grande vitória. Viva a UEM”, concluiu.

Com a lembrança de que, há 16 anos, no seu primeiro mandato, inaugurou o primeiro espaço da UPA, o reitor Décio Sperandio iniciou seu pronunciamento. Destacou que ali se podia verificar a face generosa da UEM, que se abre para dar apoio ao outro. Mas, naquela obra, “podia também ser vista a face empreendedora da Universidade, porque a equipe técnica, coordenada pelo prefeito do câmpus, Lorival Zamuner, constrói o metro quadrado mais barato entre as universidades, sem perder a qualidade e comprometer a funcionalidade do projeto”.

Por fim, o secretário Lübke se disse orgulhoso por saber que aquela Unidade, tão útil à comunidade de Maringá, foi construída com recursos do governo do Estado. “Não há investimento melhor do que estimular o conhecimento e colocá-lo à disposição daqueles que precisam de apoio e resgate. Os recursos que temos colocados na UEM têm se revertido em muitas vitórias, não só na área da saúde. E isso nos deixa muito orgulhosos”, completou.

A Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer da Prefeitura de Maringá, através da Coordenadoria de Esportes Comunitários, em parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, realiza, no dia 15 de novembro, a III Corrida Rústica de Iguatemi/Elenilson Silva - Pare de Fumar Correndo.

O evento, que conta ainda com o apoio do Lions Universitário Integração e da Usina Santa Terezinha, tem o intuito de contribuir com a comunidade do distrito de Iguatemi e de Maringá, integrando o homem no convívio com a sociedade.

Estima-se a presença de 1000 participantes que buscam esta prática esportiva por entendê-la como promotora de uma vida saudável, dinâmica e moderna. Eles serão divididos em sete categorias. Os 3 primeiros colocados de cada uma recebem troféus e um DVD.  Todos os outros participantes receberão medalhas. A premiação em dinheiro é só para a categoria adulta, master e veteranos. Serão distribuídos R$ 2.400,00.

As inscrições deverão ser feitas no site www.tabagismo.uem.br, até 12 de novembro.

Uma parceria do Proresíduos/UEM com a Embrapa/Cenargen, assinado em setembro, viabiliza a realização de cursos de capacitação e assessoria para implantação do gerenciamento de resíduos no Cenargen, em Brasília, e demais unidades da Embrapa. A iniciativa terá início ainda em 2010.

Esse foi o resultado da visita do representante do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), localizado em Brasília, João Nicanildo Bastos Santos, ao Proresiduos realizada. Ele esteve na UEM, no período de 27 e 29 de setembro e participou de um encontro no Proresíduos, junto com o professor convidade William Mário de Carvalho Nunes, coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada da UEM, que também será parceiro no projeto.

Nesse encontro foram abordados vários assuntos pertinentes ao tratamento de resíduos e meio ambiente e, na oportunidade, o Proresíduos acompanhou o Dr. Nicanildo nas visitas realizadas ao sistema de tratamento de resíduos da UEM. Ele verificou in loco os métodos adotados para tratar resíduos e efluentes provenientes de laboratórios que trabalham com físico-químico, material biológico, biotecnologia e áreas afins na Universidade. Ainda acompanhou o sistema de gerenciamento de resíduos envolvendo a fonte geradora, os tratamentos em nível de laboratórios, as neutralizações dos resíduos impactantes e sua destinação final. Nicanildo também visitou o Crematório de Peças Anatômicas de Pequenos Animais, no Biotério (CCB); o Incinerador de Plasma (HUM); o Depósito Temporário de Resíduos Químicos (CCE/DQI) e as Oficinas de Papel Reciclado e Produção de Produtos Artesanais para eventos (Proresíduos – bloco 115).

A Universidade Estadual de Maringá, por Meio do Projeto Tabagismo e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, que representam a cidade de Maringá na Rede Paranaense Para o Controle do Tabaco em Mulheres, realiza a palestra Rede Paranaense Para Controle do Tabaco em Mulheres e Uso de Produtos Derivados do Tabaco em Mulheres  na Cidade de Maringá - Perfil  Epidemiológico. 

A ministrante será a professora Izabel Scarinci, da University of Alabama at Birmingham. O Evento acontece na sala reuniões do Conselho Universitário, prédio da Reitoria, às 9 horas, nesta sexta-feira (8).

A Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres é uma colaboração entre várias entidades no Paraná e a University of Alabama at Birmingham. Visa o estabelecimento de uma infraestrutura que promova programas de controle do tabaco em mulheres por meio de pesquisa, capacitação profissional e mobilização social. O principal objetivo da “Rede” é a redução do uso do tabaco e exposição ao tabaco no meio ambiente em mulheres paranaenses.

As inscrições para a palestra devem ser realizadas com o professor Celso Conegero, por meio do endereço ciconegero@uem.br.

As turmas 1 e 2 da Especialização em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos, do Centro de Excelência em Atividade Física do Departamento de Educação Física da UEM, realizou nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, uma mostra de parte da produção de pesquisas sobre prescrição e avaliação de exercícios físicos para indivíduos ou grupos especiais (obesos, diabéticos, atletas, deficientes, idosos, entre outros). O objetivo do evento foi apresentar para a comunidade universitária, produções clínicas na área, de modo a reforçar a importância da aplicação de conhecimentos científicos na prática profissional. 

Terá início, na quarta-feira (06), no hall da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá, a exposição Imagens em 3D: conhecendo o corpo de forma fácil – Odontologia, com material cedido pela Telemedicina da USP. A mostra é resultado de uma parceria com a UEM, por meio do Departamento de Odontologia, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, BCE e Assessoria de Comunicação Social.

A alusão ao tema Odontologia, do título da exposição, refere-se à abordagem de assuntos como estrutura dental, desenvolvimento dos dentes, articulação temporomandibular e idosos/prótese total dentária. Acontece no âmbito das comemorações dos 40 anos da UEM e no mês em que se comemora o Dia do Dentista (25).

 Na exposição, prevista para terminar no dia 29 de outubro, será utilizada a série educacional do Projeto Homem Virtual, que estimula e facilita o aprendizado. Posteriormente, o material exposto permanecerá durante o mês de novembro na sala de espera da Clínica Odontológica da UEM e, em seguida, em exposição permanente no Mudi.

O trabalho aposta na tecnologia 3D e nas mensagens complementares e desafiadoras dos painéis. O Homem Virtual consiste no desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano, utilizando recursos da computação gráfica. Reproduzem os componentes do organismo humano, desde moléculas a músculos, e apresentam o conhecimento científico de maneira objetiva, simples e rápida. De forma complementar, será utilizado, material do acervo do MuDi.

A coordenadora do evento é a professora Josiane Medeiros de Mello, do Museu Dinâmico Interdisciplinar. Outras informações pelo telefone 3011-4930/4940.

 

Uma parceria do Proresíduos/UEM com a Embrapa/Cenargen, assinado em setembro, viabiliza a realização de cursos de capacitação e assessoria para implantação do gerenciamento de resíduos no Cenargen, em Brasília, e demais unidades da Embrapa. A iniciativa terá início ainda em 2010.

Esse foi o resultado da visita do representante do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), localizado em Brasília, João Nicanildo Bastos Santos, ao Proresiduos realizada. Ele esteve na UEM, no período de 27 e 29 de setembro e participou de um encontro no Proresíduos, junto com o professor convidade William Mário de Carvalho Nunes, coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada da UEM, que também será parceiro no projeto.

Nesse encontro foram abordados vários assuntos pertinentes ao tratamento de resíduos e meio ambiente e, na oportunidade, o Proresíduos acompanhou o Dr. Nicanildo nas visitas realizadas ao sistema de tratamento de resíduos da UEM. Ele verificou in loco os métodos adotados para tratar resíduos e efluentes provenientes de laboratórios que trabalham com físico-químico, material biológico, biotecnologia e áreas afins na Universidade. Ainda acompanhou o sistema de gerenciamento de resíduos envolvendo a fonte geradora, os tratamentos em nível de laboratórios, as neutralizações dos resíduos impactantes e sua destinação final. Nicanildo também visitou o Crematório de Peças Anatômicas de Pequenos Animais, no Biotério (CCB); o Incinerador de Plasma (HUM); o Depósito Temporário de Resíduos Químicos (CCE/DQI) e as Oficinas de Papel Reciclado e Produção de Produtos Artesanais para eventos (Proresíduos – bloco 115).